17 ago 22

E-commerce inteligente: ganhe agilidade na venda online

Em um segmento de alta competitividade, como é o caso do comércio online, gerar experiência de compra de forma rápida e fácil se tornou crucial para as empresas. Para isso, é essencial ter um e-commerce inteligente, com mais agilidade nos processos de venda online

Afinal, nos últimos anos, o comércio eletrônico tem crescido de forma acelerada e o mercado continua promissor. Mesmo com mais clientes retornando às lojas físicas, o e-commerce brasileiro segue em alta, com uma crescente de faturamento desde 2020. 

E é claro que você deseja aproveitar esse momento, não é mesmo?

Mas para aumentar cada vez mais o resultado do seu negócio e mantê-lo competitivo, é preciso ter processos decisórios automatizados e alinhados às mudanças súbitas de comportamento dos clientes e oscilações do mercado. 

Neste artigo, você vai descobrir como a automatização da tomada de decisão do seu comércio virtual vai impulsionar o seu negócio.

Aproveite!

E-commerce inteligente e o cenário no Brasil

Como sabemos, o e-commerce vem conquistando um papel significativo no mercado, mesmo com a retomada das lojas físicas ainda em meio à pandemia da Covid-19.

Segundo o estudo The Global Payments Report 2022, da Worldpay from FIS, o Brasil é o país com o maior avanço do e-commerce na América Latina e registrou um aumento de 16% do setor em 2021, comparado ao ano anterior.

E a estimativa é que o mercado brasileiro de comércio eletrônico alcance um crescimento de 95% até 2025, enquanto o mercado global de e-commerce deve chegar a 55,3% de crescimento no mesmo período.

Incrível, não é mesmo? 

Ou seja, o comércio eletrônico se tornou um método de compra preferido de muita gente, passando a fazer parte da vida dos brasileiros.


Melhor momento para investir no comércio online

Assim, esta é a hora ideal para investir em novas tecnologias, acompanhando as transformações do e-commerce, para garantir o crescimento contínuo da sua empresa.

Então, você deve estar se perguntando: como conquistar esses novos consumidores e mantê-los fiéis de forma que eles continuem comprando da sua empresa entre milhares de lojas virtuais no País?

A única maneira de fazer isso é oferecendo a melhor experiência de compra, por meio de soluções tecnológicas de ponta.

A seguir, saiba como você pode agregar valor ao seu e-commerce, a partir dessa visão do cliente, com gerenciamento inteligente do seu processo decisório.


Por que investir em um e-commerce inteligente?

Atualmente, sabemos que não basta apenas abrir uma loja virtual e ter produtos à venda.

Hoje em dia, é preciso entender o comportamento do consumidor no mercado online, compreendendo melhor quem são os seus clientes, com a agilidade necessária para atender às suas demandas.

Assim, o olhar atento aos movimentos dos clientes pede respostas em real time e a capacidade de tomar decisões com precisão e integridade.

De fato, o serviço online exige respostas rápidas, precisas e bem alinhadas ao que o negócio pede.

Afinal, o comportamento dos consumidores está em constante mudança.

Portanto, é fundamental que o seu negócio se adapte o quanto antes e crie regras e produtos que atendam às necessidades do público.

No próximo tópico, saiba como você poderá alcançar essa agilidade no seu negócio virtual.


Vantagens da automatização do processo decisório no E-commerce

Em todos os segmentos, empresas dependem de regras de negócio para tomar suas decisões mais importantes e impactar seus clientes, não é mesmo?

E a gestão dessas regras está aumentando muito sua complexidade em função de mercados cada vez mais dinâmicos, como o do comércio virtual.

É aí que entra a automatização desse processo decisório, para garantir a vantagem competitiva do seu negócio!

Conheça abaixo as principais vantagens da automatização da tomada de decisão para o seu e-commerce.


Decisões baseadas em dados

O processamento inteligente dos dados do consumidor é extremamente valioso para o seu negócio virtual. 

Com ele, é possível conhecer a fundo os hábitos de compras e as preferências do seu cliente.

Então, com automatização, é possível segmentar o seu público, para oferecer o melhor um atendimento de alto nível.

Além disso, contar com soluções que utilizam a inteligência de dados aliadas aos sistemas de automatização de regras de negócios é a garantia de uma gestão de e-commerce mais eficiente.


Personalização de ofertas e serviços para a melhor experiência do cliente

A automatização supre a necessidade de agilizar processos decisórios para ofertas e serviços, fornecendo respostas em tempo real ao longo da jornada de compra do cliente.

Com ela, é possível configurar modelos de decisão para diversos públicos, de regiões com realidades distintas e múltiplos canais de vendas.

Enfim, a partir do mapeamento automatizado do seu cliente, ocorre a personalização da sua oferta, tornando-a mais efetiva. 


Programas de fidelização de clientes: Customer Success

Estudos mostram como a fidelização de clientes impacta diretamente o faturamento das empresas, e a segmentação e, consequentemente, sua comunicação assertiva vai te ajudar a manter os clientes mais satisfeitos.

Assim, vale reafirmar: é preciso entender as reais necessidades de cada cliente, de acordo com o seu comportamento, padrão de compra, oferecendo as melhores opções de produtos ou serviços.

Com a promoção da cultura de encantamento a partir da automatização de processos, a sua empresa vai alcançar mais engajamento e, consequentemente, mais receita.


Mais vendas, mais resultados!

Como vimos, com dados estratégicos para personalização de ofertas e serviços, é possível vender mais e captar novos clientes.

Criando um conjunto próprio de regras e cálculos, você poderá criar ofertas especiais para cada cliente com alta precisão e customização, como produtos, serviços específicos ou oportunidades de cross selling e up selling, aumentando o ticket médio por cliente, por exemplo.

Conheça a seguir a solução Abaccus Decision para escalar os resultados do seu e-commerce

Abaccus Decision: Conheça a solução que a apoia a sua loja virtual

O Abaccus Decision é a uma ferramenta low code pensada para que as áreas de negócios possam produzir soluções que automatizam processos que exijam análises, diagnósticos e decisões baseadas em regras e cálculos, como segmentação e fidelização de clientes, promoções, cross-sell & up-sell, precificação, concessão de crédito, entre outras.

Quem pode usar?

Qualquer usuário pode criar, alterar e fazer a gestão de seus modelos de decisão, gerando motores de decisão.

Esses motores podem ser integrados facilmente aos sistemas da empresa e por seus parceiros de negócio  (APIs REST), automatizando a tomada de decisão em processos complexos.

Dessa forma, sua empresa de comércio online, por exemplo, consegue criar ofertas personalizadas e atender rapidamente às necessidades do mercado e dos clientes.

Então, agora que você já sabe a importância da automatização da tomada de decisão para gerar mais lucro para o seu e-commerce, não perca mais tempo! Converse com um de nossos especialistas e saiba como aplicar a solução Abaccus Decision no seu negócio. Acesse: https://abaccus.com.br/contato/