Automatize os processos decisórios na sua empresa e ganhe vantagem competitiva

Processos decisórios são executados no dia a dia de qualquer empresa. Seja na gestão interna administrativa, nos métodos para se oferecer um serviço ou na venda de produtos ao cliente, é necessário tomar uma série de decisões. O grande desafio é garantir que esses processos sejam sempre assertivos e alcancem os resultados desejados.

Neste texto, você vai saber tudo sobre processos decisórios e como automatizar as tomadas de decisão pode aumentar a competitividade de uma empresa no mercado. Boa leitura!

Quais são as etapas de um processo decisório?

Neste momento, você pode estar se perguntando se para tomar decisões é necessário seguir um processo com várias etapas. Contudo, para direcionar o tempo e os recursos da empresa de forma eficiente, é necessário conhecer e seguir as etapas de um processo decisório. 

A primeira etapa é identificar o problema. Em uma seguradora, por exemplo,quando se cria um produto para resolver uma dor do mercado, um determinado perfil de cliente é pensado na oferta do serviço. Variáveis como idade, residência, profissão, apenas para se ter uma visão simples, são considerados na oferta. Além de muitas outras como sinistralidade esperada, taxas e tabuas atuarias, descontos e agravos. Tudo isso precisa ser refletido no processo decisório para ofertar, aceitar e precificar determinado seguro solicitado pelos clientes.

Essa série de informações do perfil do segurado, e muitas outras, são utilizadas para gerar decisões. A coleta dos dados representa a segunda etapa, que ainda realiza a análise dessas informações para definir os valores da operação.

Com dados a disposição, a empresa pode criar inúmeras alternativas para solucionar o problema do cliente. A diversidade de perfis contribui para criar variáveis a serem utilizadas nas tomadas de decisão. No fim, há um processo decisório claro e bem definido para cada caso.

Por fim, as decisões são, enfim, executadas. Também é primordial acompanhar os resultados e monitorar o funcionamento para realizar modificações necessárias.

Agora, você vai saber como as regras de negócio ajudam a compor cada uma das etapas de um processo decisório!

Processos decisórios e regras de negócio

Seja em processos de seguros, seja para definir métodos de contratação dos colaboradores ou para criar protocolos de atendimento ao cliente, as empresas dependem de processos decisórios. A prestação de um serviço, como concessão de crédito, por exemplo, também depende de modelos de decisão.

Esses processos são compostos por regras de negócios. Elas baseiam suas etapas de definição dos métodos e as decisões necessárias para fomentar a lógica operacional de uma empresa. Cada regra e cálculo define como as decisões são tomadas, quando e porquê.

Vamos a um exemplo: na venda de um produto, a precificação também passa por etapas de decisão. Além de cálculos realizados para definir o valor de um produto ou serviço, regras são fundamentais para criar uma promoção. Validade da oferta, valor de desconto, quantidade de produtos… Tudo isso faz parte dos processos decisórios, que se inicia na identificação e continua até o acompanhamento dos resultados.

Contudo, para cruzar regras e cálculos com o intuito de gerar modelos de decisão, a automatização é imprescindível. Saiba os motivos a seguir!

Por que automatizar os processos decisórios?

Em tempos de transformação digital, as empresas já entendem o impacto que a tecnologia pode ter em sua gestão e nos resultados da organização. Nos processos decisórios não é diferente. Afinal, para manter a inteligência competitiva em um negócio, a tomada de decisão precisa ser cada vez mais ágil e precisa.

Hoje, a tecnologia é fundamental para gerenciar as regras de negócios nas empresas. Os modelos de decisão devem ser criados e alterados com velocidade para atender a lógica do mercado.

Para isso é necessário automatizar a gestão das regras de negócios por meio de um sistema BRMS (Business Rule Management System). Ele faz com que toda a lógica dos processos decisórios funcione com êxito e de maneira ágil, que com base em regras e cálculos, definem as decisões que devem ser tomadas em todas as etapas, setores e ações de uma empresa.

Com a automatização das regras de negócio a operação se torna muito mais produtiva. Isso acontece porque é possível otimizar o funcionamento das regras e garantir que elas resultem em decisões mais assertivas e claro, mais rápidas. Dessa forma, a empresa consegue garantir o sucesso do cliente ao assegurar uma melhor experiência.

Além disso, com esse investimento, uma organização consegue dar autonomia para que a área de negócios desenvolva suas próprias soluções. Este movimento é uma tendência no âmbito corporativo e visa gerar decisões produtivas com processos mais rápidos e econômicos.

Todas as vantagens listadas acima fazem parte das soluções oferecidas pelo Abaccus Decision, o sistema BRMS da Abaccus. Agora você vai conhecer um pouco sobre ele!

O Abaccus Decision ajuda a sua empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado 

O Abaccus Decision executa todas as etapas de um processo decisório, as quais citamos no início do texto, com muita rapidez e precisão. Isso acontece graças à automatização das regras, que com o BRMS, são criadas com facilidade, através de um sistema de interface amigável. Elas funcionam com perfeição, garantindo produtividade na operação de um negócio e sobretudo, vantagem competitiva.

Com o Abaccus Decision é possível simplificar decisões complexas, mesmo aquelas que exigem alto grau de funcionamento lógico, com grande volume de informações.

Outro destaque é a facilidade para criar, modificar e atualizar os modelos de decisão. Por meio da tecnologia Low Code, mesmo os profissionais sem conhecimentos avançados em programação podem gerenciar as regras de negócio. 

A automatização dos processos decisórios por meio do Abaccus Decision potencializa a inteligência competitiva das empresas. Com a gestão integral e permanente das regras de negócios, as organizações garantem a melhor tomada de decisão e ganham agilidade e flexibilidade para realizar manutenções, trocas e ajustes para suas tarefas mais importantes, seja no setor de estoque, financeiro, vendas ou marketing.

Conheça todas as funcionalidades do Abaccus Decision e veja porque ele é a melhor solução para automatizar os processos decisórios na sua empresa!Este conteúdo foi útil para você? Aprofunde-se no tema e saiba na íntegra como os sistemas BRMS apoiam a tomada  de decisão.