6 set 23

OKR: entenda como funciona essa metodologia

OKR: entenda como funciona essa metodologia

OKR (Objectives and Key Results) é um framework para definição de metas usado por grandes empresas como o Google, LinkedIn e Dropbox.

Planejar e executar pode ser difícil, e é por isso que essa metodologia vai te ajudar a orientar esforços em direção a objetivos essenciais e mensuráveis, estabelecendo direções para alcançar o crescimento empresarial desejado.

Se você quer fortalecer os processos e escalar o negócio, entenda como funciona a metodologia de OKR, seus diferenciais e como medir e implementar na sua empresa. Boa leitura!

O que é a metodologia OKR e como funciona

Mas afinal, o que é OKR? 

Termo criado por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, tem como objetivo simplificar a forma de encarar os objetivos principais da empresa.

A ferramenta OKR é uma estrutura de gerenciamento de metas com parâmetros mensuráveis. A sigla significa Objectives and Key Results, ou seja, Objetivos e Resultados-Chave, em português. 

O método OKR ajuda gestores a reunir estratégia e boa execução para cumprir objetivos. Assim, fica mais fácil alinhar as demandas entre equipes às metas da empresa, deixando claro para todos qual é o resultado esperado.

Para isso, cada área estratégica deve reunir um conjunto de objetivos e métricas, de forma que todos entendam como anda o trabalho e quais variáveis interferem nos resultados. 

O nome não é um mero jargão, já que os Objectives – objetivos apresentam a direção, e os Key Results – resultados-chave servem para mensurar de forma objetiva os resultados para analisar o quão perto você está de atingir as metas.

Qual o diferencial do método OKR

A metodologia de OKR é uma forma eficiente de visualização da estratégia da empresa, que facilita a identificação de prioridades. Assim, todos saberão onde concentrar os esforços no dia a dia de trabalho. 

Um dos aspectos mais interessantes do OKR é que ele não é sistemático e com regras inflexíveis, o que o diferencia das metodologias de gestão tradicionais. Como ele não conta com práticas específicas e rigorosas, então esse é considerado um método adaptativo às necessidades da empresa.

O OKR define metas para um curto período de tempo, de forma tangível, facilitando a correção de erros. Além disso, também oferece clareza, simplicidade e engajamento da equipe.

Os resultados devem ser reportados a cada semana, e os aprendizados ocorrem a cada trimestre, enquanto as metodologias tradicionais preferem resultados anuais.

O OKR prioriza a transparência para todos os usuários. Assim, a gestão pode ver prioridades, objetivos e resultados-chave, sempre baseados em dados para tomar decisões precisas.

Como medir o OKR

A gestão OKR estabelece de três a cinco objetivos, com três a cinco resultados mensuráveis, normalmente em um planejamento trimestral. 

É preciso alinhar as metas aos resultados para medi-los, então, determine um formato de pontuação. Você pode, por exemplo, optar por pontos de 0,00 a 1,0, ou de 0% a 100%.

Para obter o resultado do cálculo, você deve dividir o objetivo pelo resultado real: se a equipe entrou em contato com 1000 leads, mas o resultado alcançado foi 200, a pontuação é de 0,2, por exemplo. 

implementar okr empresa - abaccus

Como implementar o método na empresa

A metodologia de OKR requer uma série de passos que garantem o bom funcionamento e facilitam a sua adoção na empresa. Confira:

1. Defina boas metas

As metas devem ser claras, realistas, mensuráveis e específicas, tanto para os objetivos quanto para os resultados-chaves esperados. Assim, todos os colaboradores saberão o que é esperado de forma padronizada, e não ficarão frustrados.

2. Divida os objetivos

Os objetivos devem ser formulados em conjunto com a equipe, pois só os colaboradores entendem completamente o fluxo. Envolva todos na criação das metas e garanta que eles permaneçam envolvidos.

3. Estabeleça prazos curtos

As metas dos OKRs não podem ser longas, pois isso dificulta o andamento do processo e retira o senso de urgência e prioridade. Os prazos devem ser trimestrais, mas com tempo suficiente para que todos realizem o trabalho.

4. Acompanhe os resultados continuamente

O acompanhamento dos resultados deve ser constante para garantir a otimização do trabalho, a correção de erros, o cumprimento de prazos, a análise contínua de dados e os ajustes rápidos. 

5. Deixe o OKR facilmente visualizável

A transparência é essencial para uma estratégia bem-sucedida. Assim, toda a equipe deve compartilhar os mesmos objetivos, entendendo os resultados, as atribuições e todas as demais informações necessárias.

6. Analise os resultados

Os resultados precisam ser analisados com base nas métricas, para que a quantificação seja precisa e real, mantendo todos dedicados ao que realmente importa.

Exemplos de OKR na prática - abaccus

Exemplos de OKR na prática

Para entender melhor como usar o método OKR, é importante conferir exemplos mais práticos. 

A metodologia deve ter objetivos alinhados ao planejamento estratégico da empresa. Porém, se preciso, você pode utilizar um OKR por setor com indicadores exatos (representados por números). 

É importante que exista um profissional responsável por cada OKR, com no máximo 4 indicadores. Afinal, você precisa contar com a opinião dos seus colaboradores para compreender todos os gargalos e insatisfações que impedem os bons resultados.

Entenda mais sobre os fluxos da sua empresa a partir de um bom mapeamento de processos!

Confira abaixo alguns exemplos de como apresentar os OKRs. Lembrando que KR quer dizer Resultados-Chave (KR). Confira:

Objetivo: criar uma experiência satisfatória para o cliente 

  • KR 1: capacitar o time de atendimento em um software de CRM que mantém histórico dos clientes;
  • KR 2: integrar os canais em uma experiência omnichannel;
  • KR 3: programar ofertas especiais para clientes retidos.

Objetivo: fidelizar clientes

  • KR 1: conquistar o melhor resultado da pesquisa NPS;
  • KR 2: aumentar a retenção em 10%;
  • KR 3: desenvolver um programa de fidelização.

Objetivo: aumentar o faturamento 

  • KR 1: ampliar em 65% a geração de leads qualificados mensalmente;
  • KR 2: ampliar em 10% o ticket médio das soluções ofertadas;
  • KR 3: ampliar em 15% as vendas com upsell;
  • KR 4: ampliar em 20% as vendas com cross selling.

Objetivo: reduzir a taxa de turnover

  • KR 1: ampliar as horas de capacitação para líderes para 5 horas mensais;
  • KR 2: conquistar o melhor resultado da pesquisa NPS dos profissionais;
  • KR 3: realizar 3 feedbacks por semana;
  • KR 4: desenvolver um plano de carreira.

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