Como motores de regras podem apoiar na fidelizacao de clientes

Como motores de regras de negócios BRMS fidelizam clientes

Com consumidores cada vez mais conectados e exigentes, de nada adianta a sua empresa ter um produto ou serviço excelente e uma experiência ruim, sem a preocupação com a jornada de compra do cliente para fidelizá-lo, atendendo suas necessidades individuais e específicas.

As empresas atentas a isso possuem uma cultura orientada para o seu cliente e saem na frente de seus concorrentes, valorizando sua marca, e o resultado é o impacto no faturamento, já que quem tem uma boa experiência volta a consumir e ainda compartilha a sua vivência com os amigos.

Então, já imaginou se sua empresa pudesse responder rapidamente às demandas do mercado e atender todo cliente como se  fosse único?

Saiba que isso é possível com motores de regras de negócios BRMS, que conduzem às melhores decisões, a partir da segmentação de clientes, com respostas rápidas, para um atendimento personalizado. 

Assim, todas as campanhas criadas pelos seus times de vendas e marketing serão mais assertivas, garantindo a melhor experiência.

A seguir, vamos te contar como os motores de regras de negócios podem auxiliar na tomada de decisão, com base na segmentação de clientes, levando sua empresa a um novo patamar. 

Boa leitura!

Entenda a importância da segmentação de clientes para garantir a melhor experiência na Jornada de Compra

Sabe-se que as promoções são grandes aliadas para criar relacionamento com os clientes e fidelizá-los. Porém, é essencial segmentar o público a fim de alcançar resultados positivos com as campanhas, mantendo um relacionamento duradouro.

Afinal, de acordo com a pesquisa “Experiência é tudo: descubra o que realmente importa para o seu cliente”, da PwC, 47% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma empresa, mesmo que adorem a marca, em caso de uma experiência ruim.

Então, para descobrir o que realmente importa, é preciso entender as reais necessidades de cada cliente, de acordo com seu comportamento e padrão de compra, oferecendo as melhores opções de produtos ou serviços. Nessa hora, a tecnologia é uma grande aliada, tornando-se indispensável.

Com a ferramenta certa, você pode gerar experiências encantadoras para seus clientes, atendendo todos os canais de venda com ofertas específicas, e em regiões distintas. Tudo isso, claro, só é possível a partir de uma segmentação automatizada e inteligente.

Veja quais são os principais benefícios da segmentação automatizada de clientes 

Todos os dias milhares de decisões são tomadas em sua empresa baseadas em regras e cálculos de negócio, não é mesmo? 

Com a automatização desse processo decisório, uma das vantagens é a possibilidade de construção de modelos de decisão específicos para cada perfil de cliente.

Dividindo seu público, a empresa alcançará com mais facilidade e agilidade suas metas comerciais, e vai além, promovendo a cultura de encantamento: Customer Success.  

Veja os principais benefícios da segmentação de clientes:

  • Identificar novas oportunidades de negócios;
  • Direcionar estratégias de vendas e marketing;
  • Personalização: ajustar oferta de produtos ou serviços específicos;
  • Tomar decisões mais assertivas sobre regras e prazos de cada promoção;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Reter e fidelizar clientes antigos;
  • Atrair e converter leads mais qualificados;
  • Ter uma gestão mais eficiente do orçamento: com redução de custos;
  • Alcançar mais engajamento e receita para a empresa.

Conheça alguns exemplos de segmentação de clientes:

Para desenvolver ofertas, os clientes devem se enquadrar em diferentes tipos de segmentação, garantindo a granularidade: decisões para necessidades, momentos e perfis de públicos.

Veja alguns exemplos de segmentação de clientes, atingindo níveis máximos de especificidade: 

  • Por região geográfica;
  • Análise demográfica;
  • Por atividade econômica;
  • Perfil de cliente: comportamento e hábitos de consumo;
  • Cliente de alto valor agregado;
  • Por histórico de compra: frequência e quantia gasta;
  • Ou mesmo por qualquer CNPJ/CPF específico.

Essas informações valiosas vão ajudar o seu negócio na execução de estratégias, com possibilidade de criar e alterar facilmente as regras que foram baseadas em diversos aspectos.

Saiba como o Abaccus Decision trabalha para garantir a fidelização de clientes

Desenvolvido para gerenciar milhares de variáveis, regras e suas combinações, com atualização única e simplificada, o Abaccus Decision é a melhor solução para a automatização dos processos de tomadas de decisão, com agilidade, inovação e segurança. 

A ferramenta decide, dado um conjunto de regras e variáveis, o que pode ser ofertado para cada cliente, como produtos, serviços específicos ou oportunidades de cross sell e up sell, com alta precisão e customização.

Integrado aos sistemas internos das empresas, como o CRM ou ERP, por exemplo, o motor de regras BRMS  recebe as variáveis que a sua empresa decide utilizar, realiza os cálculos e a apoia a segmentação com rapidez, fornecendo respostas em questão de segundos e ainda permite que as regras sofram alterações/atualizações sempre que necessário. 

O Abaccus Decision, portanto, utiliza os dados da segmentação de clientes e, baseado nos critérios e regras para cada segmento, toma as decisões. Tudo isso de forma simples e intuitiva, sem depender do seu time de TI. 

Como vimos, a segmentação de clientes contribui para o sucesso das estratégias de negócios de diferentes setores, facilitando a atuação dos times de vendas e marketing ao longo da jornada do cliente. 

Com campanhas mais efetivas, os resultados serão mais satisfatórios tanto para a empresa, quanto para o seu público.

Ao selecionar os grupos de clientes com similaridades, a empresa cria uma proposta de valor e coloca em prática um modelo de negócios mais adequado para atender às especificidades.

Quer saber mais sobre como a nossa ferramenta Abaccus Decision pode auxiliar na fidelização dos seus clientes? Fale diretamente com um de nossos especialistas