Decision Manager: entenda como ele pode transformar o seu negócio!

No dia a dia de uma empresa é preciso lidar com diversas demandas para que os melhores resultados sejam alcançados. Otimizar processos administrativos, promover novos produtos, melhorar o atendimento e aumentar as vendas estão entre os principais objetivos. Existe um tipo de sistema que pode impactar nesses processos e transformar o seu negócio: o decision manager.

As principais atividades de uma empresa compõem sua identidade. Definem o modo com que ela se relaciona com o cliente e padrões de qualidade, seja para o atendimento ou o fornecimento de produtos e serviços.

E para que isso funcione, existem as regras de negócio. Como o próprio nome sugere, as regras de negócio são normas desenvolvidas para a definição ou restrição de ações em processos de uma empresa. Ou seja, elas definem como uma determinada operação é realizada ou se existem ressalvas no assunto.

De maneira mais clara, são elas que definem dentro de uma empresa o quê, onde, quando, como e porque, orientando todos os processos de tomadas de decisão dentro do ecossistema do negócio.

Mas processos que exigem decisões baseadas em regras e cálculos costumam ser muito complexos. Por isso é importante documentar as regras de negócio e automatizar sua gestão em um sistema de Gerenciamento de Regras de Negócio (BRMS).

Neste texto, vamos apresentar os principais benefícios dessa solução e como ela pode melhorar os resultados de sua empresa e ,garantir o sucesso do cliente. Boa leitura!

O que é um sistema decision manager

Os sistemas de decision manager existem para simplificar os processos decisórios compostos por regras de negócio. Mas para compreender, de fato, o poder dessa solução, é necessário abordar suas vantagens desde a primeira etapa da gestão de regras e cálculos.

Regras de negócio são ativos de uma instituição e possuem um papel decisivo para o sucesso dos empreendimentos. Por isso, precisam ser organizadas e documentadas.

Sendo assim, uma das primeiras funções da ferramenta BRMS é organizar as regras de negócio de uma empresa. Ele funciona como um repositório único e central, que permite a visualização das regras. Nele fica toda a base de conhecimento de negócio.

Assim, os dados, cálculos e modelos usados para gerar decisões se tornam conhecimentos mais tangíveis para a gestão do negócio. A automatização das regras gera inteligência competitiva para a empresa, o que impacta em seus resultados com clientes e parceiros!

As melhores ferramentas de decision manager do mercado oferecem autonomia às empresas e permitem que a área de negócio das instituições desenvolvam suas próprias soluções. Isso é possível graças ao Low Code, uma abordagem de programação que utiliza código aberto e permite a criação e edição para gerar os motores de decisões.

Conheça, com mais detalhes, as ,vantagens do Low Code para o seu negócio!

Como essa tecnologia pode melhorar os resultados de uma empresa?

Empresas de todos os segmentos precisam das regras e cálculos para tomar decisões com agilidade e eficiência. Políticas de atendimento, estratégias de marketing, precificação de produtos, são demandas impactadas pelas regras de negócio.

Por isso, listamos, a seguir, alguns dos principais benefícios das ferramentas de decision manager e como elas podem melhorar os resultados de um empreendimento!

Maximiza a eficiência e a produtividade

Para começar, em um sistema de gerenciamento de regras de negócios, toda a base de dados e conhecimento da empresa fica documentada em seu próprio catálogo de regras. Assim é possível gerenciar melhor a inteligência de negócios do empreendimento e fazer ajustes que logo refletem nos produtos e serviços.

Ao eliminar os processos manuais da gestão de regras e cálculos, se ganha tempo e dinheiro. Isso acontece porque a margem de erros nos processos de decisão é reduzida e tudo é feito com mais agilidade dentro da instituição.

Outro fator que conta para uma melhor produtividade na empresa é dar autonomia para a ,área de negócios desenvolver soluções para as regras e cálculos.

Esse movimento reduz a dependência do departamento de TI, que passa a trabalhar com foco na evolução e inovação tecnológica dentro da empresa. É uma estratégia mais econômica e eficiente!

Garante compliance e transparência

Os procedimentos e transações de uma organização envolvem uma série de aspectos regulamentares e políticas que precisam ser seguidas. O processo de tomada de decisões gera uma série de responsabilidades neste sentido. Portanto, o decision manager também contribui para o ,compliance das empresas e garante mais transparência.

Essa ferramenta permite visualizar as diversas variáveis que compõem os processos de tomadas de decisão. As regras de negócio atuam, por exemplo, em instituições bancárias, que precisam lidar com regulações financeiras restritas.

Elas também são fundamentais para que organizações de saúde estejam em dia com as melhores decisões clínicas.

Com sistemas BRMS, é possível automatizar as políticas da empresa e regras conforme os aspectos regulamentares e processos decisórios complexos!

Além disso, elas ficam documentadas, podem ser visualizadas e analisadas. Tudo isso contribui para uma gestão mais transparente e segura, seja qual for o segmento.

Permite mudanças rápidas e precisas

Um aspecto importante quando se fala em decision manager é a tendência de mudanças na área de negócios. Novos marcos regulatórios, novas estratégias comerciais, novos produtos. Tudo isso faz com que as regras de negócio precisem ser alteradas e atualizadas de forma contínua!

As soluções BRMS mais eficientes trabalham com interfaces amigáveis, que permitem realizar essas atualizações com agilidade e precisão.

Graças à abordagem Low Code, é possível fazer alterações em códigos, sem a dependência de profissionais de TI, especializados em programação.

Ou seja, com sistemas que automatizam e gerenciam as ,regras de negócio, o processo de modificação dos cálculos, fórmulas e políticas é simplificado.

A instituição ganha mais agilidade e a possibilidade de fazer testes e simular os impactos das mudanças nas decisões. As ferramentas de decision manager oferecem históricos e trilhas de alterações para monitorar o processo.

Otimiza o atendimento ao consumidor

O atendimento e a experiência do cliente devem estar entre as prioridades para uma empresa. As regras de negócio são elementos primordiais para esses processos, e fazem com que eles sejam únicos para cada organização. Sistemas BRMS são grandes aliados na busca por aperfeiçoar cada um desses aspectos.

Processos de decisão lentos e com erros produzem um atendimento igualmente lento, além de uma experiência insatisfatória para o cliente.

Com sistemas de gerenciamento das regras de negócio é possível gerar decisões que contribuem para um atendimento mais célere. A integração dessas regras e cálculos com os sistemas da empresa contribuem para solucionar os problemas dos clientes.

Ferramentas de decision manager possibilitam que as demandas de mercado, e claro, dos consumidores, sejam transformadas em novas regras de negócio. Dessa forma, é possível fazer ajustes nos processos decisórios para garantir ao cliente a melhor experiência possível.

Automatizar a gestão das regras de negócios em sua empresa, por meio de um sistema de decision manager, traz uma variedade de vantagens que transformam o seu negócio para melhor. Ferramentas BRMS contribuem para diminuir os custos, aumentar a produtividade nas empresas e gerar decisões que resultam em melhores produtos, serviços e um atendimento de ponta.

Quer saber mais sobre como as regras de negócio impactam na experiência do cliente? Leia esse post com ,5 passos para melhorar o customer experience em sua instituição!