Gestão de e-commerce: como tomar decisões para crescer sua loja virtual

As vendas online estão, cada dia, mais necessárias para o sucesso de determinados negócios. E por entender isso, muitas empresas buscam potencializar seu alcance e implementar plataformas e recursos para se conectar com os clientes e maximizar os resultados.

Mas será que apenas vender pelo e-commerce é o suficiente? Para atingir bons rendimentos na loja virtual é preciso mais do que uma plataforma de vendas, é importante analisar os números e o comportamento do consumidor para tomar decisões estratégicas.

Soluções que utilizam inteligência de dados aliadas aos sistemas de automatização de regras de negócio podem ser a resposta para aperfeiçoar a gestão de e-commerce.

Neste texto, você vai entender como a inteligência de dados e ferramentas como o ,BMRS podem otimizar a tomada de decisão nos negócios e aperfeiçoar a loja virtual de sua empresa! Vamos lá?

Como a análise de dados otimiza a gestão de e-commerce?

O uso da inteligência de dados tem revolucionado diversas áreas que buscam se atualizar no mercado e estar mais próximas do público. Um termo chamado de Big Data, é que descreve o grande volume de dados que inunda uma empresa no dia a dia. Em outras palavras, é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.

As informações, quando processadas com inteligência, servem como um mapa, que indica o caminho exato para chegar ao lugar desejado. E as vantagens são inúmeras para quem quer potencializar a gestão de e-commerce!

Por mais que haja momentos em que a intuição e outros tipos de conhecimento ajudem a tomar boas decisões na gestão de um negócio, os dados têm um papel ainda mais preponderante. No caso da loja virtual, por exemplo, eles representam informações mais sólidas, obtidas a partir de registros das vendas e outras operações realizadas.

Informações dos clientes, fornecedores, relatórios de vendas e tráfego na plataforma. São dados que podem ser decisivos para realizar estratégias e alcançar êxito no gerenciamento do e-commerce. Dessa forma, sua empresa depende menos do fator sorte ou do “achismo”, e assim pode elevar o nível de eficiência na gestão.

Com os ,dados dos consumidores e outras informações obtidas com o funcionamento da loja virtual, é possível otimizar diversos processos importantes na administração do seu negócio. Você consegue compreender melhor o comportamento do cliente, potencializar os canais de venda e aperfeiçoar os aspectos mais importantes da empresa.

Como analisar os dados para tomar decisões na gestão do e-commerce?

Para que o Big Data funcione na prática, é fundamental ter a capacidade de manipular e analisar essa grande quantidade de dados. Seria impossível fazer isso manualmente, portanto, a tecnologia é imprescindível para que essas informações ajudem, de fato, a tomar melhores decisões na gestão de e-commerce!

Antes de tudo, precisamos compreender que existem dois tipos de dados: os estruturados e os não estruturados.

Os dados estruturados são informações mais organizadas, de fácil leitura e normalmente estão disponíveis para análise nas próprias plataformas de e-commerce.

Já os dados não estruturados são mais desorganizados e de difícil captação, contudo, existem em maior quantidade e podem ser o diferencial para obter vários insights.

Recursos necessários para potencializar a análise de dados no e-commerce

É crucial ter processos bem definidos e infraestrutura para ter acesso aos benefícios da inteligência de dados na gestão de e-commerce. O primeiro passo, inclusive, é definir os objetivos do seu negócio, identificar os gargalos e saber quais são os processos que você pretende otimizar com a ajuda dos dados. Essa é uma forma de planejar e contextualizar a busca pelas informações que serão mais assertivas!

A coleta de dados precisa respeitar alguns pilares. O uso da inteligência de dados precisa fazer parte da cultura de sua empresa. Na prática, quer dizer que você precisa treinar os seus colaboradores para seguir os processos necessários e então construir uma boa capacidade de analisar e entender as informações disponíveis, dia após dia.

Outro fator importante é o poderio tecnológico disponível para captar e analisar os dados. Portanto, se você quer gerar as melhores decisões para crescer sua loja virtual, é importante trabalhar com os melhores softwares, que garantem a automação dos processos sem erros, com profundidade e um bom nível de detalhes na leitura das informações.

A essa altura, você deve compreender que o investimento em soluções tecnológicas é um bem necessário para toda empresa, e além disso, traz inúmeros benefícios, como a redução de custos, por exemplo. Visto que muitos gestores acreditam que implementar a automação é um investimento distante da sua realidade e que demanda uma grande aplicação financeira.

As vantagens ao tomar decisões baseadas em dados

Agora que você já viu como preparar sua empresa para utilizar ao máximo dos recursos disponíveis com a inteligência de dados, chegou o momento de saber quais são as vantagens para o crescimento do seu negócio, com foco no aperfeiçoamento da gestão de e-commerce. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios. Veja:

Comportamento do consumidor detalhado

O processamento inteligente dos dados do consumidor é muito valioso para o seu negócio. Com ele, é possível conhecer mais a fundo os hábitos de compra e as preferências do seu cliente. O acesso a esse tipo de informação abre uma série de possibilidades, afinal, você pode destrinchar o seu público a fim de oferecer o melhor serviço.

Maior número de conversões no e-commerce

Ao transformar esses dados em boas estratégias, é possível vender mais e captar novos consumidores. Os dados ajudam a melhorar o posicionamento do produto, destacar itens mais procurados e criar campanhas conforme a realidade dos seus consumidores mais fiéis. Assim é possível se adaptar ao comportamento de compra dos clientes e gerar mais conversões.

Otimização da experiência de compra

Os dados também são poderosos para aperfeiçoar os canais de venda. As informações de tráfego no site ou aplicativo, por exemplo, ajudam a entender possíveis erros nas plataformas de e-commerce que fazem o consumidor desistir da compra e sair do canal. Ao corrigir esses problemas, sua empresa pode melhorar a ,experiência de compra do cliente!

Os benefícios do Big Data aliado ao sistema BMRS para sua empresa

Quando se fala em inteligência de dados, abordar a capacidade das ferramentas BRMS é indispensável. Afinal, é uma tecnologia que se utiliza dos dados para criar regras de negócio e ,automatizar processos a partir de parâmetros que buscam alcançar o desempenho operacional de uma empresa!

Para a gestão de e-commerce, o sistema BMRS oferece algumas soluções e possibilidades valiosas. A proposta é gerar insights de forma ágil, dentro do contexto do seu negócio, para que ele seja mais competitivo.

Um dos recursos do BMRS é a criação de política de preços diferenciada para os produtos. Algumas lojas trabalham com a venda de uma enorme quantidade de ítens, o que dificulta a precificação eficaz. Entretanto, com a automação deste processo a partir de regras precisas, é possível facilitar e otimizar os cálculos e a tomada de decisão no momento de precificar uma mercadoria.

Além da precificação, o BMRS é uma ferramenta com muito potencial para a fidelização dos clientes. O sistema de criação e ,automação das regras de negócio facilita a criação de clubes de vantagens para os consumidores, com variadas categorias e diferentes benefícios. Um software BMRS é capaz de cruzar milhares de dados para fornecer parâmetros corretos, como os necessários para customizar a relação com o cliente. Em outras palavras, proporcionar um atendimento exclusivo para os consumidores.

O conceito de criação de regras pode otimizar o funcionamento de diversas áreas de uma empresa, como o atendimento, por exemplo. O Abaccus Decision é um software que garante a automação dos processos operacionais com as decisões mais inteligentes e eficazes para o seu negócio. ,Conheça e saiba como funciona o nosso motor de regras e cálculos!

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