Remunerar os seus funcionários pode se tornar uma grande dor de cabeça quando você não tem as ferramentas necessárias para te auxiliar nesse processo. Como é o caso da gestão de comissão de seguros, por exemplo.
O processo manual pode se tornar difícil e demorado, por isso, já existem ferramentas capazes de otimizar e automatizar o cálculo da comissão de seguros, fazendo com que erros sejam evitados.
Confira no conteúdo a seguir, como você pode gerir melhor a comissão de seguros, para evitar dores de cabeça no final do mês e quais os principais desafios dessa gestão. Boa leitura!
O que é a comissão de seguros?
A comissão de seguros tem a finalidade de remunerar o profissional que administra o negócio feito – por exemplo, a apólice emitida. Essa comissão é diretamente paga a um corretor de seguros como resposta pelos serviços prestados ao segurado.
A comissão vem após todas as etapas de emissão da apólice (ou de outros serviços), então, é a recompensa pelos mais diversos negócios com uma corretora.
Já deu para perceber a necessidade de ter um ótimo controle desses números, certo? Se essa etapa não for bem cuidada, a empresa pode perder dinheiro, tendo sérios prejuízos.
Confira no link como funciona uma gestão de seguros na prática.
Entenda a diferença entre comissão e agenciamento
Há áreas do mercado onde o pagamento é realizado através de faturas emitidas mensalmente. Nesses ramos, resta a dúvida: qual a diferença entre a comissão e o agenciamento?
O agente vende o produto, mas não o administra, como os vendedores por telefone, ou porta em porta. Eles só têm a tarefa de entrar em contato com o cliente e oferecer a solução, indicando à empresa que a compra foi feita e o produto deve ser entregue.
Assim, ao enviar o pedido ao fornecedor, ele receberá um valor em troca.
Com corretores de seguros funciona dessa forma: o agenciamento é pago ao profissional que concretizou a venda, sendo o valor variável a depender da empresa. Esse valor pode ser um percentual, o valor inteiro ou parcelas, e uma vez pago, o vínculo da seguradora com o profissional termina.
Já a comissão de seguros, como falamos antes, irá remunerar o profissional que irá administrar a apólice. Essa comissão só é paga ao corretor pelos serviços prestados, que podem ser variados.
O comum é que a comissão seja um percentual do prêmio líquido. Enquanto o segurado se mantiver ativo, o corretor irá receber a comissão.
Como é feito o cálculo da comissão de seguros?
Ainda sobram dúvidas: quanto um corretor de seguros ganha de comissão?
Como calcular a comissão?
Existe uma calculadora de comissão?
É verdade que a inteligência artificial contribui para automação de atividades, tornando os processos mais ágeis e assertivos. Ela promove grande aumento de performance em atividades que antes, quando feitas por meios manuais, se tornam mais demoradas e passíveis de erros.
Por isso a IA é útil no mundo dos processos financeiros, inclusive nos cálculos de comissões, se tornando uma ferramenta importante para o cálculo de pagamentos.
A partir da automação do cálculo de comissão, você gastará menos tempo, terá maior controle desse processo e maior certeza que o resultado está correto. Já que essa é uma atividade fundamental, o ideal é garantir total eficiência para ela.
Ao utilizar um software ou sistema de comissão para vendedores, é possível criar regras de comissionamento, selecionar tipos, alinhar cálculos entre pagamentos e recebimentos, tudo isso de forma automatizada.
Desafios na gestão de pagamento e comissionamento de seguros
Sabemos que esse cálculo nem sempre é fácil, por isso, para te ajudar, queremos apresentar os desafios a combater nesse momento:
Controle
É essencial manter a organização das comissões de seguros. Tenha uma rotina fixa de conferência, emissão e acompanhamento, verificando sempre os respectivos créditos.
Registre as informações, assinale a forma de pagamento, as parcelas e datas de pagamento, as parcelas a cobrar ou a pagar, as parcelas adicionais de comissões e premiações e outros dados. Tenha um verdadeiro relatório ao seu dispor.
Cálculo correto
Dado que a remuneração do corretor de seguros ainda gera muitas dúvidas nos profissionais por ser bastante variável e complexa, podem ocorrer erros, principalmente quando é feita de forma manual. Isso pode acarretar prejuízos.
As dificuldades de gestão das comissões são: contabilização, fluxo de caixa, sincronização das datas de pagamento e mais. Novamente, contar com um software é uma boa solução para esse problema.
Definição de critérios
Definir os critérios para a venda ser validada também pode ser um grande desafio, trazendo falta de controle para esse setor.
Por isso, escolher os critérios corretamente ajuda a otimizar o processo de cálculo, evitando erros nos cálculos.
Atualização de regras
As regras de pagamento da comissão dependem de cada seguradora e podem ser negociadas para que se tornem mais atrativas. É preciso criar regras que estejam de acordo com o produto vendido e o tipo de comissionamento.
Normalmente, cada companhia tem regras pré-estabelecidas, mas, como podem ser negociadas para se tornarem mais benéficas, é preciso rever os cálculos, o que pode gerar dores de cabeça.
Leia mais: Conheça as Regras de negócio e as vantagens para sua empresa
Automação
Como lidar com todos esses desafios? Fazer todo esse controle manualmente é até possível, mas é um gasto de tempo, pois é trabalhoso.
Para fugir de uma gigante quantidade de documentos que podem gerar falhas, a solução eficiente é automatizar as decisões da sua empresa a partir de um sistema de gestão de comissão para vendedores.
Você pode contar com um software de regras de cálculos para escolher os critérios certos e automatizar a tomada de decisões com base em dados importantes, evitando os erros. Neste caso, um BRMS é a solução adequada. O sistema é baseado em regras e vai te dá o suporte para cálculos como comissionamento, empréstimos, identificação de oportunidades de venda cruzada e mais.
Portanto, se você quer entender melhor como o Abaccus Decision pode diminuir riscos e aumentar a produtividade da sua empresa através de regras de negócios e cálculos, clique aqui e converse com nossos especialistas.