22 jun 23

SFA: saiba como otimizar para aumentar a produtividade nas vendas

SFA: saiba como otimizar para aumentar a produtividade nas vendas

Você sabe o que é SFA? Esse sistema tecnológico pode ser um grande aliado da sua empresa!

Através do Sales Force Automation, ou Automação da Força de Vendas, é possível acompanhar e analisar os processos de vendas da sua empresa do início ao fim. Assim, você evita erros, aumenta a eficiência e aproveita melhor as oportunidades de negócios.

Confira a seguir o conceito de SFA, a sua importância e como ele funciona. Boa leitura!

O que é SFA e qual a sua importância

O SFA vem do termo em inglês (Sales Force Automation), que em português pode ser traduzido como Automação da Força de Vendas. 

Automatizar processos é superar o esforço manual para investir no trabalho feito por máquinas ou softwares. A automatização é uma grande vantagem competitiva e uma necessidade para empresas que querem ser produtivas.

Lembre-se que um processo automatizado não isenta o toque humano, mas evita que o colaborador dedique muito tempo a tarefas repetitivas, o que permite que ele possa focar em tomar decisões, criar estratégias e ser criativo.

A força de vendas envolve todos os departamentos que fazem parte do funil de vendas, desde a captação de leads até o pós-venda.

Finalmente, ao reunir esses dois conceitos, você tem o Sales Force Automation. A partir desse sistema, você otimiza o processo de vendas, analisando cada etapa, melhorando a performance da equipe e o relacionamento com os clientes.

Como funciona a automação da força de vendas

O SFA otimiza as tarefas principais da empresa, como a gestão de contatos e clientes, o processamento de pedidos, o controle de estoque, a previsão das vendas e muito mais. 

Por trazer mais controle ao fluxo, ele torna o processo de vendas mais eficiente a partir das suas funcionalidades:

  • Gerenciamento de atividades e oportunidades: o SFA faz análise de probabilidade para priorizar os leads que irão converter, fazendo o mesmo com a etapa das negociações. Ele indica as melhores ações para gerar vendas. 
  • Gestão de contas: o SFA inclui funções como o envio de alertas aos vendedores, controle das interações e atividades, gestão dos compromissos e demandas, adição, acompanhamentos dos contatos e mais.
  • Controle de assinaturas: o SFA oferece suporte para as suas vendas, incluindo os feedbacks dos clientes.
  • Planejamento e análise das vendas: através do SFA é possível avaliar a eficiência das suas vendas, alertar os responsáveis sobre questões que precisam de atenção e aproveitar as recomendações dadas pelas soluções SFA para otimizar esse fluxo.
  • Assistente digital móvel: é comum que um assistente digital móvel faça parte de soluções SFA. Ele responde à voz ou texto de uma determinada pessoa, ajudando a realizar trabalhos com mais agilidade.

Entre as etapas de vendas que podem ser monitoradas por soluções SFA, estão os seguintes exemplos:

  • Controle de estoque;
  • Inventário;
  • Acompanhamento, envio de propostas e cadastro de clientes;
  • Negociações;
  • Pós-venda;

Quais as vantagens de automação da força de vendas 

Soluções SFA conseguem melhorar todos processos práticos e de logística empresariais, gerando aumento dos lucros. Assim, o SFA vai te ajudar a:

  • Controlar o estoque;
  • Gerar relatórios automáticos sobre as vendas;
  • Fornecer informações, relatórios e planejamentos;
  • Vender de forma padronizada, organizada e eficiente;
  • Reduzir erros e prejuízos;
  • Padronizar descontos e se adequar às políticas comerciais;
  • Atender a mais clientes;
  • Enviar propostas automaticamente;
  • Controlar compromissos de vendas;
  • Obter recomendações guiadas e relevantes;
  • Agendar entregas, roteirizar visitas e mais.
  • Ter base de dados comum e acessível por todos na força de vendas;
  • Controlar o pipeline de vendas;
  • Ter maior entendimento da realidade do cliente;

A gestão automatizada permite que gestores tomem as melhores decisões diariamente e tenham uma visão completa dos processos. Confira a seguir como fazer a automatização na empresa. 

Como fazer a automatização nas vendas

Antes de continuarmos, é importante lembrar que, apesar do CRM estar ligado à Automação da Força de Vendas, esses softwares são diferentes. O SFA é específico para aumentar as vendas da sua empresa, enquanto o CRM cuida do relacionamento com o cliente.

Siga a leitura para entender mais na prática:

Softwares

Você deve seguir algumas etapas para a automação comercial por meio de softwares. Primeiro, avalie as necessidades dos processos de vendas da empresa. 

Onde é possível se beneficiar da automação? Quais são as tarefas manuais repetitivas? Quais oportunidades a corporação está perdendo? Quais contatos precisam de mais atenção?

Então, escolha um sistema de automação disponível no mercado. Considere a capacidade de gerenciar contatos e leads, rastrear atividades, analisar vendas e integrar-se com outros softwares.

Depois, basta configurar o sistema de forma personalizada, definindo processos, pipelines de vendas, painéis, relatórios e mais. Treine a equipe no uso desse novo sistema, importe os dados que já tem e se mantenha acompanhando o progresso.

Vendas com base em dados

No SFA, as ações devem ser impulsionadas pela análise dos dados sobre clientes, históricos de vendas, informações demográficas, segmentações, análise de comportamentos, negociações, previsões e mais.

Então, privilegie a coleta e integração de dados no sistema de automação. Também é importante definir os indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para as suas vendas, como taxa de conversão, valor médio, taxa de fechamento e outras métricas.

Sempre segmente os clientes para que as abordagens sejam mais personalizadas. A integração com o marketing é essencial para rastrear os leads e personalizar campanhas. Periodicamente, peça feedbacks da sua equipe sobre os softwares usados.

Integração de sistemas

A integração de sistemas é fundamental para o SFA. Através dela, é possível conectar ferramentas para melhorar a colaboração dos processos e a consistência dos dados.

Então, identifique os sistemas que quer integrar, os que são essenciais para a sua equipe de vendas. Os seus sistemas de CRM, ferramentas de Marketing e de SAC, por exemplo, precisam dessa integração.

Como é o caso de negócios que dependem de cálculos muito complexos para vender ou de uma base bem segmentada de clientes. A exemplo das seguradoras, que oferecem mais de um tipo de serviço.

Nesse caso, para dar mais agilidade ao processo de venda e apresentação de proposta é preciso direcionar o pacote certo para o cliente certo.

Um Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios, também conhecido como BRMS, pode ajudar a dar mais agilidade, sem perder a eficiência da operação.

Isso porque esse sistema oferece uma interface simples para que a equipe consiga criar e gerir cálculos complexos e regras de negócios. Essa agilidade no processo é capaz de reduzir em até 90% o tempo operacional gasto na gestão de regras e cálculos. Tudo isso de forma segura e simples.

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