8 dez 22

Big Data: o que é e como usar nos processos da empresa

Big data - Abaccus

Sabia que o Big Data pode se tornar imprescindível para a sua estratégia de análise? Isso porque a partir da coleta, organização e análise de dados, você consegue tomar decisões com embasamento dentro da empresa. 

Neste conteúdo, separamos para você o que é de fato o Big Data, como ele pode ser utilizado para melhorar os processos da sua empresa e qual a sua relação com outras tecnologias para criar padrões e facilitar a sua tomada de decisões diária. Boa leitura!

Saiba o que é o conceito do Big Data 

O termo em inglês Big Data poderia ser traduzido para “grandes dados” de forma literal, mas não é isso o que o Big Data conceito representa exatamente.

Na prática, o Big Data é um processamento diário de gigantescas quantidades de dados no mercado, ou seja, um conjunto de dados presentes nos servidores de empresas.

Essa realidade é cada vez mais perceptível e necessária para a sobrevivência dos negócios.

Por isso, as corporações utilizam dessa ferramenta para reunir informações em tempo real sobre clientes, concorrência, o mercado e outras variáveis, que quando interpretadas podem gerar insights importantes para o sucesso do negócio.

Dessa forma, os dados disponíveis devem ser analisados e interpretados para que os gestores possam agir com precisão.

Entenda qual a importância do Big Data para a gestão de TI

De fato, o mercado atual demanda cada vez mais agilidade, competitividade e inovação, e por isso o investimento em Big Data já é presente tanto para médias quanto para pequenas empresas.

Sim, as empresas têm uma quantidade gigante de dados ricos, mas como gerenciar esses dados de forma eficiente? Obviamente, esta não é uma tarefa de pouca complexidade, e, por isso, é necessário ter uma ótima gestão de TI e contar com ferramentas de apoio eficientes. 

Os dados são diferentes, e precisam ser filtrados e interpretados de forma específica, o que é impossível manualmente.

As ferramentas geradas pelo TI permitem a aplicação do Big Data, onde ao coletar e analisar esses dados, são geradas informações que quando cruzadas podem dar respostas eficientes para o andamento do negócio.

Conheça a relação entre Big Data, inteligência artificial e machine learning

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de utilizar um conjunto de ferramentas mais ágeis e inteligentes, o Big Data foi combinado com soluções como a Inteligência Artificial e a Machine Learning – potencializando a sua capacidade.

Mas, afinal, como esses conceitos trabalham juntos? Veja a seguir:

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um conceito bastante conhecido da computação, pois trata-se da capacidade das máquinas de raciocinar, interpretar, aprender e decidir,ou seja, cumprir tarefas com objetivos.

Os dados são a chave para a Inteligência Artificial funcionar, e o Big Data permite que a Inteligência Artificial aprenda de forma mais rápida. Isto quer dizer, há uma relação de troca: as grandes quantidades de dados gerados fazem com que os sistemas inteligentes analisem até mesmo os mínimos detalhes.

Esses dados podem ser utilizados pelo Business Intelligence para adorar novas estratégias de marketing para o negócio. Assim como também, se você possui uma empresa com diferentes tipos de público e produtos, é possível criar regras para condicionar os processos internos, simplesmente baseando-se em dados.

Machine Learning

Já o Machine Learning pode ser traduzido como aprendizado de máquina. Trata-se de uma tecnologia da Inteligência Artificial que permite que as máquinas aprendam, seja de forma totalmente autônoma ou ao menos parcialmente. 

Para que isso aconteça, as máquinas devem ser alimentadas por grandes volumes de dados. Mais uma vez, a tecnologia se cruza com o Big Data e outros algoritmos complexos.

Dessa forma, a partir da leitura de dados recebidos, a máquina pode identificar padrões, e esses podem servir para que a empresa crie regras para otimizar e automatizar seus processos, a fim de melhorar seus resultados.  

Como o Big Data pode ser implantado dentro de diferentes negócios?

De fato, antigamente, o Big Data tinha seu uso restrito a alguns setores, mas hoje em dia várias áreas da indústria e mercado precisam dessa tecnologia. Confira a seguir alguns exemplos:

Manufatura

Nesse setor, a tecnologia do Big Data permite aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e otimizar os processos, aperfeiçoando os métodos de produção e a qualidade dos produtos oferecidos ao cliente. O Big Data é essencial para a indústria 4.0, automatizada, eficiente e limpa.

Varejo

Empresas varejistas podem utilizar os dados trazidos pelo Big Data para otimizar o serviço, melhorar a experiência do cliente e gerar mais satisfação, além de aprimorar o desenvolvimento de produtos.

Saúde

Toda a área da saúde pode ser otimizada pelo Big Data, já que a tecnologia é a chave para as inovações desse setor. O diagnóstico e o tratamento do paciente podem ser otimizados através do uso correto dos dados, diminuindo o tempo em filas de espera.

Serviços financeiros

A avaliação de crédito e a prevenção à fraude são processos já muito beneficiados pelo uso do Big Data. A partir do uso dos dados, é possível identificar padrões, evitar gastos desnecessários e agir contra tentativas de fraudes.

Urbanismo

Já conhece o conceito de cidades inteligentes? Ele está totalmente ligado ao Big Data, que otimiza a oferta de serviço e infraestrutura urbana de acordo com dados recebidos e analisados. 

Recomendações

Serviços online já utilizam o Big Data para personalizar a experiência dos seus usuários, oferecendo produtos e conteúdos que estejam de acordo com preferências e gostos. Isso acontece, muitas vezes, antes mesmo que os clientes peçam por isso.

Recursos Humanos

O setor de recursos humanos consegue se beneficiar do Big Data e de outros sistemas que surgiram com uso da inteligência artificial e machine learning, onde é possível otimizar e automatizar parte do processo de contratação de novos talentos. 

A partir da análise e cruzamento de dados, o processo se torna mais eficiente e ágil, conseguindo ser mais assertivo na tomada de decisões para a escolha de candidatos. 

Quais são as vantagens do Big Data para as empresas?

Agora vamos aos benefícios que o Big Data pode trazer para a sua empresa:

Tomada de decisão mais assertiva

Através da análise de dados, você consegue agilizar o processo de tomada de decisões, além de melhorar o embasamento das suas ações, tornando-as mais assertivas.

Redução de custos e riscos

O processo de análise de dados, assim como reconhecimento de padrões e criação de regras com base nesses dados, otimiza não apenas todo o processo, mas faz com que você evite correr riscos no seu negócio. Como conceder crédito a um cliente com alto risco de inadimplência ou que não cumpra com os requisitos necessários, por exemplo.

Agilidade nos processos

Uma vez a máquina entendendo os dados e interpretando, você consegue automatizar processos com base em padrões. Dessa forma, é possível evitar erros e dar mais agilidade aos processos.

Equipe totalmente integrada

Através do cruzamento de dados e da integração de sistemas, a sua empresa consegue unir todas as áreas. Assim, as informações conseguem ser compartilhadas, melhorando os insights para adotar ações mais assertivas de forma totalmente integrada.

Aumento da vantagem competitiva no mercado

A empresa com uma boa análise Big Data se torna mais ágil na análise de informações e, por isso, tem melhores estratégias. Ela fica a frente no mercado, tem decisões mais aceleradas por parte dos gestores, e maior velocidade ao inovar.

Quer saber como a tecnologia pode aumentar o ROI da sua empresa? Leia aqui.

Criação de valor

Se você segue bem seus dados, com certeza entregará produtos de maior valor para os clientes, assim como, conseguirá personalizar cada vez mais a experiência de compra. Afinal, você saberá exatamente o que satisfaz e supre as necessidades do seu público e como ele se comporta no momento de compra.

Entenda a ligação entre a transformação digital e a entrega de valor para o cliente.

Como otimizar os processos através do gerenciamento de regras de negócios?

Você já ouviu falar do BRMS? Esse é um Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) em que você consegue criar e gerenciar regras de negócios, taxas e cálculos de acordo com seu objetivo de negócio.

Trata-se de uma tecnologia que gerencia esses ativos que determinam diferentes processos dentro da empresa. Como, por exemplo, as variáveis para calcular a comissão de um funcionário, ou para conceder o crédito a um cliente.

Dessa forma, você mesmo(a) cria no sistema a sua regra de forma intuitiva, colocando logo depois quais serão as ações a serem tomadas de acordo com diferentes tipos de requisitos.

Como, por exemplo, se você vende planos de saúde, é possível criar regras para que o sistema escolha qual tipo de plano oferecer a determinada pessoa, dependendo apenas de informações que você julgar importantes como: idade, profissão e renda.

Com base nas informações e regras de cálculos, o BRMS resolve processos complexos como precificação, comissionamento, a criação de promoções, segmentação de público, análise de crédito e muitos outros que são baseados em regras de negócios ou cálculos.Se você quer entender melhor como um BRMS, como o Abaccus Decision, pode agilizar seus processos, diminuindo os erros e trazendo mais resultados para sua empresa, clique aqui e converse com nossos especialistas. Somos referência no mercado em otimizar processos com base em gerenciamento de regras e cálculos.