Saiba como a tecnologia pode aumentar o ROI da sua empresa

O sucesso de uma empresa depende da qualidade dos investimentos realizados na gestão. Cada real aplicado deve trazer retorno financeiro para recuperar o capital investido em marketing, ferramentas operacionais e treinamentos, por exemplo. Entretanto, para monitorar os indicadores de desempenho, manter os números sob controle e alcançar resultados positivos, é preciso criar soluções estratégicas, com base em dados. Com o auxílio da tecnologia, você pode acompanhar com precisão e aumentar o ROI da sua empresa.

Continue a leitura e saiba como a tecnologia pode ser decisiva para maximizar o retorno sobre investimento do seu negócio!

O que é o ROI?

ROI é uma sigla que representa o termo Return Over Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português. Para além da terminologia, o ROI é um indicador que auxilia na análise dos lucros obtidos pela empresa a cada investimento realizado.

Este método gera dados sólidos para se identificar o sucesso das ações que visam o lucro e exigem um investimento financeiro. Ou seja, com o ROI é possível identificar se as campanhas de marketing ou ferramentas adquiridas estão gerando o resultado esperado.

A partir dessa análise, é possível tomar decisões mais assertivas, acerca destes investimentos. Com o cálculo do ROI, o time de gestão pode decidir descontinuar determinado investimento, que não tem entregue retorno, ou então continuar com as estratégias que estão gerando bons resultados.

Uma empresa precisa gerenciar diversos processos para alcançar o sucesso. Por isso, existem sistemas, profissionais especializados, estratégias e outros elementos que, em tese, auxiliam no gerenciamento de um negócio. Mas, para que o resultado seja satisfatório, é crucial ter o controle dos resultados gerados por cada investimento.

O ROI é importante, sobretudo, porque ajuda a monitorar o desempenho das estratégias executadas dentro de uma empresa, e o principal: a partir de métricas financeiras. Se o lucro é o objetivo final de uma organização, analisar o desempenho dos investimentos a partir de seu retorno financeiro é o caminho mais coerente para tomar as decisões.

Como a tecnologia pode aumentar o ROI da sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o Return Over Investment, ou Retorno sobre Investimento. Chegou a hora de entender os caminhos para alcançar o que deve ser um objetivo prioritário: aumentar o ROI da sua empresa!

Ter um bom retorno sobre os investimentos é possível a partir do controle dos processos. A tecnologia é uma grande aliada neste ponto, além de auxiliar na gestão, ela contribui, por meio da análise de dados, com a melhora do desempenho das atividades desenvolvidas pela instituição.

Dessa forma, para aumentar o ROI da sua empresa é preciso aproveitar ao máximo as ideias, a equipe de trabalho e as ferramentas tecnológicas. Afinal, você pode ter as melhores ideias, grandes profissionais, contudo, os resultados podem não ser satisfatórios se os processos forem lentos, suscetíveis a erros e retrabalhos.

A transformação digital pode contribuir imensamente para potencializar os investimentos. A seguir, separamos algumas dicas que, se implementadas em seu negócio, certamente vão contribuir para aumentar o ROI da sua empresa.

Automação dos processos

Indústria, varejo, financeiro, saúde… independente de qual seja seu segmento, existem ferramentas tecnológicas que garantem processos mais ágeis, precisos e funcionais. Que vão otimizar a operação por um custo mais baixo.

Inteligência de dados

A, inteligência de dados contribui para que a tomada de decisão seja um processo mais lógico, eficiente e coerente, com o público consumidor e os objetivos da empresa. Reduzindo os erros e o retrabalho.

Gerenciamento de regras de negócio

Soluções como o, Abaccus BRMS automatizam e otimizam todo o processo operacional de sua empresa a partir do gerenciamento das regras de negócio. Respostas ágeis para tomadas de decisão assertivas.

Como calcular o ROI?

Acompanhar o retorno sobre o investimento ajuda a solidificar dados valiosos para um negócio. Quais são as estratégias que mais geraram renda, os canais de comunicação que funcionaram melhor, as campanhas de marketing que tiveram o desempenho mais alto. Ou seja, é possível avaliar com precisão aspectos fundamentais na gestão da empresa.

Mas, se você quer aumentar o ROI da sua empresa, é necessário saber como fazer o cálculo desse indicador. É hora de colocar a matemática em dia e aprender!

Para obter o ROI, basta fazer o seguinte cálculo: subtraia o valor da receita gerada pelo investimento pelo valor do custo do investimento, divida o número gerado pelo valor do custo e depois multiplique por 100. O resultado será em porcentagem, o que facilita o entendimento do resultado.

Vamos detalhar este cálculo

Em primeiro lugar, se entende por receita todo o valor arrecadado com vendas. É extremamente importante considerar os ganhos captados somente pelo segmento analisado. Ou seja, se você quer calcular o ROI de um sistema de gestão de vendas, avalie somente o lucro obtido por esta mesma campanha.

Já os custos, representam todas as despesas geradas para realizar o investimento que está em análise. Portanto, aproveitando o exemplo acima, acerca da receita obtida pelo sistema de gestão de vendas, os custos dizem respeito aos valores gastos para desenvolver a ação: funcionários, impressões, anúncios, impulsionamento nas redes sociais, entre outros.

Vamos exemplificar este cálculo a partir do exemplo do sistema de gestão de vendas, com alguns valores hipotéticos. Suponhamos que sua empresa arrecadou R$ 35 mil em vendas e o sistema que gerou esses valores custou R$ 5 mil aos cofres. Neste caso, qual seria o ROI desta ferramenta?

Ou seja, o retorno sobre o investimento realizado no sistema de gestão de vendas seria de 600%, ou R$ 6 a cada R$ 1 investido na ferramenta!

Conclusão

A partir destes resultados você pode avaliar uma série de fatores que vão nortear as tomadas de decisão. Se o ROI não estiver satisfatório é possível fazer correções na rota, e se for positivo, replicar a mesma fórmula em outras estratégias.

Todavia, é bom ressaltar que o ROI tem algumas limitações e não faz milagre sozinho. É um indicador importante, mas deve ter contexto e fazer parte de uma série de outras práticas de monitoramento e análise de uma empresa. Entretanto, se tudo estiver bem alinhado, o indicador pode garantir benefícios valiosos para o seu negócio!

E já que estamos falando sobre o sucesso de uma empresa, nenhum êxito é possível sem a satisfação do consumidor. Veja 5 passos para ,melhorar a experiência do cliente na sua empresa.

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