A inteligência artificial tem impulsionado as empresas na adoção de ferramentas que aumentam a sua eficiência e a assertividade na tomada de decisões.
Além disso, as novas soluções que têm surgido no mercado, aliadas à inteligência artificial, trazem a ideia de automatização dos processos para reduzir custos e aproveitar melhor o tempo.
Por isso, se você quer entender como a inteligência artificial (IA) e a tecnologia podem melhorar os processos da sua empresa, confira o conteúdo a seguir. Boa leitura.
O que é a inteligência artificial e como funciona
A inteligência artificial é a inteligência de máquinas para realizar tarefas complexas que, normalmente, são denominadas para humanos.
A IA também é um campo de estudo que busca entender a automatização de funções. Isto quer dizer, essa ciência quer estudar, analisar e desenvolver máquinas para que sejam capazes de realizar as tarefas de forma autônoma.
Para isso, usa-se um conjunto de tecnologias, como algoritmos e diferentes sistemas de aprendizado, por exemplo.
Uma máquina que é constituída por inteligência artificial consegue realizar atividades, simulando a capacidade humana de resolver problemas, compreendendo linguagens, formulando textos e tomando decisões.
Com a IA, as máquinas devem funcionar com o mesmo nível de capacidade cognitiva que os seres humanos. Na inteligência artificial, as máquinas aprendem, se adaptam e evoluem.
A IA já existe há bastante tempo, mas vem marcando terreno e transformando vários setores,que se beneficiam das suas vantagens. Hoje, ela é indispensável para a rotina corporativa.
Quais as tecnologias que estão por trás da inteligência artificial
O conceito de inteligência artificial vem da década de 1920, mas ela apenas começou como um campo experimental nos anos 50. Isso aconteceu quando os pesquisadores Allen Newell e Herbert Simon fundaram o primeiro laboratório de IA.
Também em 1950, o famoso matemático e cientista Alan Turing desenvolveu uma forma de analisar se uma máquina consegue se passar por um ser humano em uma interação. O teste de Turing, como ficou conhecido, buscava entender se as máquinas pensavam.
Finalmente, em 1956, uma conferência entre os grandes nomes dessa área gerou o batismo do conceito como o conhecemos hoje: Inteligência Artificial.
Nos anos seguintes, a IA continuou evoluindo até a que conhecemos hoje, com tecnologias famosas como o Chat GPT e o Bard, arquiteturas de grande capacidade cognitiva. Atualmente, a IA está presente em tarefas rotineiras, empresariais ou pessoais.
Várias tecnologias foram e são essenciais para o crescimento da inteligência artificial como a conhecemos hoje. Confira:
Machine Learning
O termo significa “aprendizado de máquina”, e é a base para os sistemas inteligentes. Ele é formado pelo estudo do reconhecimento de padrões e a teoria do aprendizado computacional.
Na prática, é um modelo de análise de dados que entende que as máquinas também aprendem e evoluem com a experiência, por tentativas e erros.
Desta forma, ele “treina” os algoritmos através de dados, e seu desempenho vai sendo ajustado ao longo do tempo. Depois, esses sistemas estão prontos para tomar decisões de forma autônoma com base nas informações que têm.
Assim, as máquinas passam a aprender a partir de dados e padrões, conseguindo também evoluir com pouca intervenção humana.
Deep Learning
O Deep Learning é o irmão mais novo e atual do Machine Learning, é considerado a sua evolução. Os seus algoritmos seguem o mesmo princípio, mas inspirados no funcionamento do cérebro humano.
O modelo dos seus algoritmos é composto por camadas que servem para lidar com os dados, cumprir tarefas de reconhecimento e classificar padrões. São conhecidos como redes neurais artificiais, como neurônios.
As informações passam de uma camada para a outra, resultando em tecnologias como os chatbots de atendimento que você conhece: reconhecem a voz, as falas, imagens e proporcionam uma boa experiência.
Processamento de Linguagem Natural (PLN)
O Processamento de Linguagem Natural, ou PLN, preenche a lacuna entre as máquinas e a linguagem humana. Ele estuda os processos da linguagem dos seres humanos e os replica através de soluções tecnológicas.
O PLN permite que as máquinas entendam textos, extraiam informações, reconheçam o contexto, consigam resumir o que foi analisado e mais. Novamente, tecnologias como o Chat GPT utilizam o Processamento de Linguagem Natural.
Como a IA pode ser aplicada nas empresas
A ciência da inteligência artificial busca soluções. Projetar, treinar e implementar modelos de máquinas, tudo isso para executar tarefas diversas e complexas. Assim, é possível aumentar a eficiência da rotina empresarial e individual dos seres humanos.
Entenda como ela pode ser aplicada em alguns setores:
Empresas de Seguros
Em empresas de seguros, a IA tem o potencial de otimizar as operações, a experiência do cliente e a avaliação de riscos.
Ela é capaz de automatizar o processamento de sinistros, analisando documentos, relatórios de danos, formulários e mais. Assim, a equipe consegue reduzir o tempo para dar uma resposta ao cliente sobre a indenização.
A inteligência artificial consegue detectar padrões suspeitos, impedindo casos de fraude. Ela também ajuda a personalizar os seguros de acordo com a segmentação dos clientes, o seu histórico, hábitos e suas necessidades.
Por fim, a IA analisa dados para ajudar as seguradoras a tomarem as melhores decisões. Como é o caso de prever a demanda por seguros, otimizar a precificação e identificar oportunidades.
Indústria
A IA está cada vez mais presente na indústria por seu potencial de transformar os processos de fabricação. Com a inteligência artificial, a produção fica mais eficiente, com menos falhas e custos.
Isso funciona porque a inteligência artificial analisa os dados dos sistemas em tempo real para prever falhas, ajudando na manutenção preditiva. Ela também otimiza processos, identificando gargalos, pontos de melhoria e desperdícios, além de recomendar ajustes.
Na robótica avançada, a IA permite a execução de tarefas com precisão e grande eficiência – desde a montagem até a embalagem e paletização de produtos. Além disso, a IA faz inspeção visual automatizada para identificar defeitos nos produtos.
A IA consegue identificar padrões na cadeia de suprimentos, com otimização de estoques, gerenciamento de riscos, planejamento e previsão de demandas. Ela monitora os ambientes para garantir a segurança e detectar potenciais riscos.
Varejo
A inteligência artificial está cada vez mais presente no setor varejista, já que consegue aumentar a sua eficiência, melhorando a experiência do cliente e a personalização do atendimento.
A IA está nos chatbots que fornecem suporte aos consumidores, respondendo às perguntas. Esses, ajudam os clientes a encontrarem produtos, indicando preços, promoções e até oportunidades.
Também é a IA que analisa o comportamento do público para fazer recomendações personalizadas, aumentando as chances de compra. A tecnologia é capaz de prever demandas com base em históricos de vendas, detectar fraudes e analisar feedbacks.
Por fim, há a otimização de preços com base em dados do mercado, da concorrência e dos clientes, para que o ajuste seja feito corretamente. Portanto, a IA te ajuda na sua estratégia de precificação.
Empresas de Marketing
No marketing, a IA já está revolucionando o jogo. Ela é capaz de analisar comportamentos e dados dos consumidores, otimizar e agilizar o atendimento ao cliente, mapear tendências, identificar leads qualificados e mais.
Os chatbots, por exemplo, estão sendo cada vez mais usados para interagir com os usuários, solucionar problemas e dúvidas.
Ela ajuda a empresa a identificar oportunidades no mercado, já que antecipa necessidades do público-alvo, e pode segmentar os perfis de clientes com base em seus hábitos.
A partir da IA, as marcas podem personalizar cada vez as suas campanhas de retargeting e os seus produtos de acordo com as vontades do público-alvo.
Você sabe as vantagens do uso de Software as a Service?
Como iniciar o uso de inteligência artificial na empresa
Agora que você leu sobre as grandes possibilidades da inteligência artificial nos variados setores, vamos para o passo a passo necessário na sua empresa:
Planejamento
Antes de implementar uma IA, faça um bom planejamento! Defina os objetivos para saber onde a inteligência pode ser aplicada.
A equipe deve ser capacitada para usar a nova tecnologia, incluindo a contratação de colaboradores especializados e o ajuste da cultura da empresa às novidades.
Coleta de dados
Para que a IA se adapte bem e seja devidamente integrada aos fluxos de trabalho e outros softwares do negócio, ela precisa de muitos dados.
É normal que essa etapa demande tempo, mas ela é essencial para que o trabalho da IA seja preciso. Outros sistemas, como o de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) podem te dar informações importantes durante a integração.
Entenda mais sobre integração de sistemas!
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Equipe de TI
Para utilizar a inteligência artificial da forma correta, você deve contar com colaboradores especializados na área. Eles devem saber empregar a IA na empresa, integrá-la e explicar os conceitos dela para os demais profissionais.
Além disso, os colaboradores especializados precisam preparar a empresa para as mudanças causadas pela IA, corrigindo eventuais erros na sua implementação e fornecendo assistência aos demais setores.
Automatização de fluxos
Existem diversos sistemas que buscam otimizar os processos dentro da empresa. Como é o caso do Abaccus Decision, um software de BRMS que permite gerenciar as suas regras de negócios e cálculos de maneira simples e intuitiva.
O sistema foi construído em modelo low-code (sem necessidade de mexer em códigos) e dá autonomia para o responsável pelo processo ter controle da criação e manutenção das regras de negócios e cálculos, eliminando a dependência de TI e fornecedores externos para isso.
Isso significa não ter mais dores de cabeça com processos e cálculos de precificação, comissionamento, garantia, empréstimos, promoções, identificação de oportunidades de venda cruzada, análise de concessão de crédito e muito mais.
Ele proporciona:
- Um modelo low-code, com utilização simplificada e sem necessidade de codificação.
- Histórico de regras, documentação e trilhas de auditoria.
- Menos demandas para a equipe de TI.
- 90% de redução de tempo gasto com gerenciamento de regras e cálculos.
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