Você sabe como fazer a precificação correta das soluções que oferta? Para isso, precisa investir estratégias de precificação eficientes.
Estabelecer um preço justo e atraente para o público-alvo, sendo interessante também para a empresa é um dos principais desafios corporativos. Essa não é uma tarefa simples e pode conter muitas variáveis e custos.
Portanto, como encontrar o equilíbrio para acertar na precificação e garantir que todas as pontas recebam o mesmo valor atualizado? Neste conteúdo, você vai conhecer os tipos de estratégias de precificação e como otimizar esse processo sem perder a eficiência. Boa leitura!
O que são estratégias de precificação
Afinal, o que é estratégia de precificação?
A precificação é a definição do valor monetário que será cobrado de um cliente por uma solução ou produto. A determinação desse preço é fundamental para que um negócio possa funcionar, obter lucro e sucesso.
O cálculo deve ser feito para proporcionar um retorno positivo à empresa, aos seus investidores e demais interessados. Porém, ao mesmo tempo, ela precisa garantir atratividade e satisfação para os clientes, além da competitividade do negócio.
Por isso, estratégias de precificação de produtos e serviços são tão essenciais. A precificação deve considerar aspectos internos e também externos, como mercado, concorrência, questões tributárias e regulamentações.
Lembrando que as decisões de compra dos clientes têm como base o preço, onde este precisa chamar a atenção, dar uma boa impressão e realmente valer a pena.
Por isso, a estratégia de precificação deve pensar em valores que reflitam as necessidades e objetivos do negócio, sem excluir as preferências dos clientes.
Quais os tipos de estratégias de precificação
Agora que você sabe o que é estratégia de precificação, entenda os seus tipos:
Competitiva
A estratégia de precificação competitiva pensa nos preços das soluções de acordo com as tendências do mercado. Então, é preciso analisar e entender o mercado na qual a empresa está inserida e analisar os concorrentes.
É claro, os preços criados precisam continuar sendo atrativos e interessantes para o público-alvo e para a realidade interna da empresa. Não é necessário diminuir ou aumentar preços sempre que o concorrente o fizer – é preciso fazer uma análise profunda do cenário.
Freemium
Você provavelmente já conhece esse modelo, pois é bastante utilizado por empresas que oferecem serviços. É o caso das assinaturas.
Essa estratégia recorre primeiramente ao produto gratuito, onde o cliente utiliza, mas com limitações de recursos. Também são estipulados tempos de uso para gratuidade, assim como a opção de espaço para anúncios. Isso tudo induz o cliente a querer assinar a versão premium do serviço.
Skimming
Comum nos mercados de tecnologia, a estratégia de precificação Skimming é sobre lançar produtos novos a um preço acima da média e reduzi-lo com o tempo, na medida que se tornar mais popular.
Assim, a empresa busca atingir um público que quer exclusividade, para popularizar a solução em outros mercados posteriormente. Funciona bem para produtos muito inovadores, desejados e reconhecidos, com clientes que buscam novidades.
Custo acrescido
A estratégia de precificação de custo acrescido leva em consideração os custos de produção, mais o lucro que a empresa quer obter. Uma estratégia muito comum em lojas de produtos artesanais.
Concorrência
Estratégias de precificação de produtos e serviços baseadas na concorrência são criadas, como o nome indica, a partir de outros players do mesmo setor. Ou seja, você deve analisar qual preço eles praticam e implementar um preço menor, se possível.
Preço de penetração
A estratégia de precificação de penetração é sobre lançar um produto ou serviço com um preço bem abaixo, ou com grandes descontos, para adquirir participação no mercado.
É interessante para novas empresas que buscam consolidação ou corporações existentes que querem alcançar novos públicos e mercados. O prejuízo inicial pode ser recuperado com a volta futura do preço regular e com o público maior.
Preço alto-baixo
Essa estratégia de precificação é a da Black Friday, por exemplo. Empreendedores fazem vendas normais, mas com um custo um pouco acima da média. Quando chegam as épocas de descontos, o preço é diminuído subitamente.
Qual a importância de uma boa ferramenta de precificação
Se você enfrenta desafios para precificar por falta de autonomia ou agilidade, então saiba que contar com uma sistema de BRMS (Business Rules Management System) pode ser a saída para trazer mais eficiência na precificação. Isso porque essa solução tecnológica é capaz de automatizar esse processo, tornando mais fácil e ágil a gestão da precificação, sem perder a eficiência.
A tecnologia leva em consideração diferentes fatores, como questões internas e o público-alvo, podendo personalizar e segmentar preços para diferentes grupos e perfis de clientes.
Além disso, oferecer preços diferenciados pode aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes, pois estes sentem que estão recebendo um tratamento mais personalizado. Assim, é possível maximizar a receita através de planos específicos e valores justos.
A precificação eficiente através de estratégias ajuda o seu negócio a conquistar novos mercados de forma mais fluida, já que você consegue responder às mudanças, expansões e ajustes mais rapidamente.
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Como o Abaccus Decision pode ajudar a manter a consistência nos preços
Se para ter agilidade você recorre a soluções paliativas como as conhecidas planilhas de precificação, saiba que está correndo riscos. São totalmente dependentes dos fatores humanos, sujeitos a erros, com atualização lenta e não integradas aos programas de dados usados pela empresa.
Com o Abaccus Decision, todo esse processo pode ser simplificado. Isso porque o software automatiza os processos a partir do gerenciamento de regras e cálculos, como no caso da precificação.
Ele entrega autonomia e agilidade para o responsável de pricing em uma plataforma low-code, empoderando o gestor a customizar suas regras e cálculos sem precisar mexer em programação e, com isso, eliminando a dependência da área de TI ou de fornecedores externos.
Além disso, o Abaccus Decision é capaz de gerar um motor de preços em poucos cliques. Esta aplicação pode ser facilmente acionada por outros sistemas (via API Rest), disponibilizando assim sua precificação atualizada para parceiros e clientes. Sem retrabalhos!
Ou seja, além de dar autonomia para o responsável pelos preços e centralizar a sua lógica de precificação em um único ambiente, sua área de TI ganha tempo para focar nos assuntos estratégicos.
Diga adeus às decisões de preços baseadas em achismos ou customizações repetitivas e manuais. Garanta que todos os canais recebam seus preços atualizados, pelo próprio responsável pela precificação.
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