Você sabe o que é um processo de negócio? Eles são compostos por tarefas que devem seguir uma sequência a serem desempenhadas e com um conjunto de atividades bem estruturado, o seu negócio consegue aumentar a produtividade, eliminar erros e reduzir custos.
Portanto, se você quer entender melhor como você pode otimizar os seus processos para alcançar melhores resultados, confira no conteúdo a seguir o que é um processo de negócio, a sua importância, quais são os tipos e exemplos, e como aplicar melhorias nesses fluxos. Boa leitura!
O que é um processo de negócio e qual a sua importância
Primeiro, é necessário entender: o que é um processo de negócio?
Trata-se da estrutura que mantém a organização funcionando, e por isso influencia diretamente nos ganhos da empresa. Empresas são compostas por vários processos que são transformados em valor para os consumidores.
Eles giram em torno do desenvolvimento de produtos e serviços e buscam deixar bem definido quem é o responsável por cada processo, quais as tarefas dentro de cada um deles e como funciona o fluxo de trabalho.
Portanto, todos os processos de negócios trazem uma sequência lógica às tarefas empresariais, envolvendo diversos colaboradores, equipamentos, dados e atividades.
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Para conhecer os tipos de processo, siga a leitura!
Como podem ser classificados os processos de negócios?
Como classificar os processos da sua empresa?
De acordo com as suas características, os tipos de processos são classificados em: primários, de suporte e de gerenciamento. Entendendo os conceitos desses processos, você também aprenderá mais sobre o funcionamento da sua própria organização.
Processos Primários
Os Processos Primários são os de atividades essenciais, ou seja, os necessários para que a empresa cumpra a sua missão. Também podem ser chamados de essenciais ou finalísticos, pois entregam valor diretamente para o cliente.
Nesses fluxos, as mínimas falhas podem resultar em insatisfação, já que eles estão conectados à experiência do consumidor. São exemplos de processos primários: a ideação do produto, a produção da solução a ser vendida, a entrega, o pós-venda e mais.
Processos de Suporte
Os Processos de Suporte facilitam os Processos Primários. Por isso, podem ser considerados – e até chamados – de apoio. Não entregam resultados diretos ao cliente, mas são necessários para que os outros fluxos corram bem.
Eles aumentam a capacidade de produção e funcionamento da empresa, garantem menores falhas, permitem a especialização e a eficiência. São exemplos de processos de suporte: gestão de recursos humanos, departamentos de tecnologia, gerenciamento de estoques e mais.
Processos de Gerenciamento
Os Processos de Gerenciamento controlam os outros fluxos da empresa, dessa forma, também monitoram os resultados. Assim como os Processos de Suporte, o Gerenciamento não vai funcionar diretamente para o cliente, mas sim para que tudo saia bem nos outros fluxos.
Além disso, eles controlam e asseguram o cumprimento das diretrizes da empresa. São os processos de governança corporativa, estratégica e monitoramento de performance.
Confira exemplos de processos de negócios
Os processos de negócios irão variar a depender da necessidade e formato de funcionamento de cada empresa.
Alguns exemplos são:
Os processos de vendas, como o atendimento ao cliente, o envio da proposta, a produção e assinatura do contrato, o registro da venda, a entrega e mais.
Os processos de admissão são os que abrem vagas, divulgam, analisam os currículos, selecionam e entrevistam os candidatos, aplicam testes, fazem a admissão e integração do colaborador.
O gerenciamento de processos do negócio é o fluxo que: modela os processos, analisa o desempenho das atividades, aplica otimizações e mais.
Existem ainda os processos contábeis, logísticos, de estoque, de TI, compras de insumos, gestão do pessoal, marketing e muitos outros.
5 dicas para otimizar os processos de negócios da sua empresa
Vale lembrar que o conceito de processo tem uma estrutura definida, são recorrentes e normalmente realizados por uma equipe.
Tarefas isoladas e projetos não são necessariamente processos, já que não são contínuos e não possuem interligações e interdependências.
Mas como otimizar os processos que você já utiliza na empresa? Tire as dúvidas a seguir:
Mapeie os processos
É muito importante analisar como os processos funcionam, tanto para que a empresa funcione bem quanto para a modelagem dos processos de negócios, mas também para a otimização dos fluxos e o treinamento das equipes.
Então, faça uma representação visual dos seus processos, entenda como eles funcionam e use os registros como forma de guiar as equipes. Faça documentos simples, mas completos.
Entenda também a importância de mapear processos.
Gerencie os processos
A gestão de processos é composta pela testagem e implementação de uma melhoria contínua. Por isso, também é necessário monitorar os resultados, aperfeiçoar a comunicação e moldar tudo de acordo com o ponto de vista do cliente.
Tenha equipes que de fato participam ativamente dos processos, integradas e com uma visibilidade ampla de toda a organização. De tempos em tempos, revise a estratégia de gerenciamento para garantir bons resultados e a vantagem competitiva no mercado.
Modele os processos
A modelagem de processos de negócios deve ser usada para que a empresa tenha sempre a versão ideal e melhorada dos fluxos. Depois do mapeamento, analise os pontos de melhoria e faça a modelagem da versão atualizada.
Defina as métricas
O monitoramento é essencial para garantir que tudo está indo bem. Acompanhe a performance dos processos, estabeleça métricas e metas. De preferência, utilize a tecnologia ao seu favor, já que muitos softwares produzem até relatórios para uma análise das atividades.
Use a tecnologia como aliada
O uso de tecnologia nos seus processos de negócios traz mais força competitiva para a sua empresa. A automatização garante mais agilidade, eficiência e produtividade.
Sem a tecnologia, a sua empresa pode estar suscetível a falhas e erros que podem gerar grandes prejuízos. Por isso, um sistema BRMS como o Abaccus Decision é indicado para automatizar as decisões da sua gestão, fazendo com que a tomada de decisão seja mais assertiva dentro da empresa, e também que suas regras de negócios fiquem organizadas e documentadas em um ambiente único, com fácil gestão e controle em cima dos processos de negócios da sua empresa.
Dessa forma, o Abaccus Decision é capaz de ajudar na(o):
- Redução de custos na gestão;
- Aumento da produtividade;
- Maior autonomia da equipe;
- Encurtamento de ciclos de vendas;
- Diminuição de chamados ao TI;
- Automatização dos seus processos;
- Tomada de decisão assertiva com base em dados e mais.
Agora que você já sabe o que é um processo de negócio e qual a importância de otimizar os fluxos, com nosso BRMS, processos complexos são automatizados, como o estabelecimento de limites de crédito, a precificação, o comissionamento e muitos outros que passam por decisões baseadas em regras de negócios e cálculos.
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