Em um ambiente de concorrência acirrada, com cada vez mais empresas ofertando produtos e serviços, as políticas de garantias são de extrema importância para manter o nível de qualidade da marca e aumentar a confiança do consumidor.
Assim, a garantia é uma proteção para o cliente, que está cada vez mais exigente e cuidadoso na hora de contratar uma empresa.
O consumidor de hoje busca por marcas comprometidas com os bons resultados dos seus produtos. A escolha é por empresas que oferecem transparência e garantias, além do que já é determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Com isso, os termos, as condições e os prazos das políticas de garantias contratuais de produtos variam de acordo com cada fabricante ou fornecedor de produtos.
Nessa hora, cada empresa define suas próprias regras de negócio para a tomada de decisão quanto ao seu processo de concessão de garantias.
Continue a leitura para descobrir a importância da automatização para otimizar o processo de gestão de políticas de garantias na sua empresa, ganhando tempo e minimizando possíveis erros.
Afinal, agilizar processos decisórios é importante para todos os negócios!
Boa leitura!
Políticas de garantias: a importância
Antes de tratarmos sobre a automatização, vamos relembrar a importância das políticas de garantias.
A garantia do produto é um compromisso de qualidade assumido pelas marcas perante clientes e usuários, a fim de assegurar o funcionamento dos mesmos e/ou a substituição de itens defeituosos. Ou seja, que apresentam falhas de material ou fabricação, durante um prazo determinado.
A política de garantia é, portanto, uma forma de valorizar a segurança e a satisfação dos clientes, uma vez que ocasionalmente alguns produtos podem não apresentar a performance desejada.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina a garantia legal. Todo e qualquer produto ou serviço, por lei, tem garantia independentemente de ser oferecida ou não pelo fornecedor.
Especificamente no artigo 24 do CDC fica determina a garantia legal, que independe de previsão contratual.
E os prazos da garantia legal são definidos pelo artigo 26 do CDC, da seguinte forma:
- 30 dias de garantia para produtos não duráveis e
- 90 dias de garantia para produtos duráveis.
Mas se o problema constatado for daquele tipo que só se mostra depois de certo tempo de uso, no caso de vício (defeito oculto), o prazo começa a ser contado a partir do momento em que o defeito for descoberto.
Já a garantia contratual é complementar à garantia legal, oferecida pelo fornecedor, mediante documento escrito. O seu prazo é contabilizado a partir da data da emissão da nota fiscal.
Existe ainda a garantia estendida, contratada a parte. Geralmente, é oferecida por outra empresa, que não tem relação com o fabricante. Nesse caso, é um seguro contra defeitos do produto.
A seguir, vamos tratar sobre a importância da automatização do processo da gestão de políticas de garantias.
Garantia contratual: como as regras automatizadas otimizam a gestão de políticas de garantias
A garantia contratual não é obrigatória, mas é uma prática muito comum entre os fabricantes e fornecedores a fim de manter o bom relacionamento com os clientes, evitando eventuais reclamações. Além de assegurar a qualidade, a eficiência e a durabilidade dos produtos.
Nessa hora, é muito importante para o consumidor sentir que a empresa tem boa vontade, canal aberto para comunicação e o desejo de atender cada caso específico.
É aqui que entram as variações de acordo com o tipo de empresa e produto comercializado.
Assim, toda empresa tem suas próprias regras e variáveis, que definem as suas políticas de garantias. São regras claras e informadas previamente aos clientes.
Nos chamados “termos de garantia”, ligados à garantia contratual, geralmente constam as seguintes informações para o consumidor:
- Descrição do que consiste a garantia;
- Política de Trocas e Devoluções de produtos;
- Indicação de como contactar a assistência técnica;
- O que fazer quando ocorrem eventuais defeitos no produto;
- Especificação sobre onde buscar solução para problemas com o produto;
- Quais defeitos são cobertos ou não pera garantia;
- Descrição sobre procedimentos de assistência técnica e
- Os ônus a cargo do consumidor.
Enfim, há diversas regras que envolvem as políticas de garantia em geral, bem como as condições para a troca ser realizada, assim como o prazo, dependendo do tipo de produto, serviço e do que a empresa definir.
Em empresas de equipamentos, maquinários, peças, por exemplo, é muito comum que essas políticas sejam especificadas por:
- Determinado tempo de uso: 3 meses, 6 meses, 12 meses;
- Por tipo de cliente;
- E ainda por tipo de utilização, entre outras variáveis.
O que significa dizer que estamos falando da definição de regras de negócios.
Como ganhar agilidade, portanto, no processo de gestão de políticas de garantias?
Com muitas variáveis envolvidas, é crucial contar com a automatização do processo decisório que dita as políticas de garantias.
Um motor de regras e cálculos promove o funcionamento ágil de sistemas e operações, nos mais diversos segmentos de negócio, inclusive na definição de garantias, como estamos tratando especificamente neste texto.
Ao cruzar essas variáveis com os sistemas integrados, que armazenam os dados necessários à tomada de decisão, o motor realiza os cálculos, que permitem, por exemplo, definir as políticas de garantia por tipo de cliente.
Com isso, é possível ter ganhos de velocidade, segurança e resultados, e ainda eliminando erros na concessão de garantias.
No próximo tópico, você vai saber como a solução Abaccus Decision apoia a gestão de políticas de garantias.
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E mais: seu time de negócios vai ter autonomia para criar e gerir suas regras, bem como modificá-las com facilidade, quando for preciso, com tomada de decisões rápidas, padronizadas e configuradas para momentos específicos (no caso da sazonalidade de políticas de garantias).
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