Low Code: O que é e quais são as vantagens para o seu negócio

Praticidade e agilidade são características muito requisitadas no mercado, visto que não há tempo a perder devido à concorrência acirrada. Por isso, quando o assunto é otimizar o tempo e simplificar o trabalho, investir em plataformas automatizadas que contribuam para isso é essencial. Por isso o uso de ferramentas Low-Code vem ,ganhando cada vez mais espaço nas empresas quando o assunto é criação de softwares.

Essa tecnologia veio para acelerar e agilizar o processo de desenvolvimento de softwares que antes tomavam muito tempo e exigiam uma codificação complicada e pouco prática, feita apenas por especialistas em programação e desenvolvimento.

Para saber mais sobre o que é o Low-Code, como funciona e quais são as suas vantagens para o seu negócio, continue a leitura.

O que é Low Code?

O Low Code Development Platform (LCDP), ou plataforma de desenvolvimento de pouco código, na tradução, é uma solução que, como o nome já sugere, usa pouca codificação para a criação de produtos. Com isso, a necessidade de programar manualmente é pouca ou completamente inexistente. Assim, é possível desenvolver aplicações de maneira ágil e prática, de forma muito mais visual e sem a necessidade de entender a fundo as linguagens de programação.

A tecnologia Low-Code é trabalhada no drag and drop (arrastar e soltar), que agiliza o processo de produção. Isso também permite que pessoas com pouco conhecimento em programação consigam desenvolver aplicativos, sites, jogos e até mesmo inteligência artificial sem muitas complicações.

No entanto, mesmo sendo um desenvolvimento Low-Code, o produto final precisa passar por um profissional da área de TI ou um programador que possa dar os ajustes finais.

Como funciona?

O Low-Code funciona através de interfaces gráficas e a funcionalidade do drag and drop, permitindo que programadores com pouca experiência em programação tradicional consigam desenvolver aplicativos sem demais complicações, se guiando pelos processos de forma mais visual.

Por meio das praticidades oferecidas por esse software, a necessidade de usar a linguagem manual cai drasticamente e dá espaço para uma interface de usuário bem mais intuitiva.

Quais são os benefícios de utilizar uma plataforma Low-Code?

Economia de recursos

Profissionais experientes na área de programação não são exatamente baratos, por isso, quem quer economizar pode se beneficiar bastante com o uso de softwares Low-Code.

Assim, é possível contratar programadores com uma boa experiência e técnica, mas não necessariamente especialistas, que ainda assim conseguirão entregar produtos de qualidade. Ou seja, um ótimo serviço por um preço mais acessível e um custo-benefício melhor ainda.

Aumento na produtividade

Devido a praticidade e agilidade que as plataformas Low-Code fornecem, ,o tempo utilizado para desenvolver programas acaba sendo otimizado.

Configurar um aplicativo da forma tradicional exige uma boa equipe que se divida entre as etapas do processo de construção do software, além de demandar a escrita de diversas linhas de códigos sendo feitas manualmente. É um processo demorado, que exige muito tempo e ainda mais atenção do time encarregado.

Porém, plataformas LCDP fazem usos de códigos pré-configurados que facilitam toda a criação do produto. Assim é possível otimizar o tempo do desenvolvedor, e o melhor de tudo, sem aumento nos custos.

É um mercado em ascensão

Segundo um artigo da InfoQ, as ,plataformas de LCDP são uma das tendências mais quentes na categoria de softwares empresariais para o futuro. De acordo com o artigo, é fácil imaginar um futuro onde equipes que não sejam especialistas em TI consigam desenvolver programas para o uso de seus times dentro da empresa.

O desenvolvimento de aplicativos, sites e qualquer outro programa que envolva o uso de codificação vai continuar mudando e se adaptando a soluções mais simples e práticas. Afinal, otimizar o tempo e reduzir os custos é o desejo de qualquer empresa.

Um estudo realizado pela Gartner também afirma que é ,esperado que plataformas Low-Code cresçam consideravelmente em 2022 e continuem sendo o componente que mais agrega valor ao mercado tecnológico.

Versatilidade

Plataformas Low-Code são ideais para todos os tipos de empresas, das de grande porte – com uma equipe maior e bem estruturada –, até as de menor porte, com um número limitado de funcionários.

Sendo assim, esse tipo de ferramenta pode ser trabalhada tão bem tanto por equipes maiores, quanto por equipes reduzidas, justamente pelas facilidades que ele propõe.

Mais rapidez no desenvolvimento

Como já foi mencionado acima, a agilidade é um dos pontos fortes quando se trata de LCDP. Por já ser pré-configurado, o Low-Code permite que os desenvolvedores sejam muito mais rápidos e tenham maior flexibilidade na questão de criação.

Outro ponto a ser considerado é que atualizações e correções acabam sendo muito mais simples e ágeis de fazer, do que seriam da forma tradicional de programação.

É inegável que os softwares Low-Code têm inúmeras vantagens e estejam crescendo cada vez mais no mercado. A praticidade, a rapidez e a excelente estrutura fornecida ajuda a otimizar muito bem o tempo e aumentar a produtividade de toda a equipe.

Quer ler conteúdos semelhantes a este? Acesse o, nosso blog e confira os demais artigos.