6 mar 23

O que é um processo de negócio e 5 dicas de como otimizar

O que é um processo de negócio e 5 dicas de como otimizar

Você sabe o que é um processo de negócio? Eles são compostos por tarefas que devem seguir uma sequência a serem desempenhadas e com um conjunto de atividades bem estruturado, o seu negócio consegue aumentar a produtividade, eliminar erros e reduzir custos.

Portanto, se você quer entender melhor como você pode otimizar os seus processos para alcançar melhores resultados, confira no conteúdo a seguir o que é um processo de negócio, a sua importância, quais são os tipos e exemplos, e como aplicar melhorias nesses fluxos. Boa leitura! 

O que é um processo de negócio e qual a sua importância 

Primeiro, é necessário entender: o que é um processo de negócio?

Trata-se da estrutura que mantém a organização funcionando, e por isso influencia diretamente nos ganhos da empresa. Empresas são compostas por vários processos que são transformados em valor para os consumidores.

Eles giram em torno do desenvolvimento de produtos e serviços e buscam deixar bem definido quem é o responsável por cada processo, quais as tarefas dentro de cada um deles e como funciona o fluxo de trabalho.

Portanto, todos os processos de negócios trazem uma sequência lógica às tarefas empresariais, envolvendo diversos colaboradores, equipamentos, dados e atividades.

Você sabe o que é Big Data e como usar esse conceito ao seu favor? Leia mais.

Para conhecer os tipos de processo, siga a leitura!

Como podem ser classificados os processos de negócios?

Como classificar os processos da sua empresa?

De acordo com as suas características, os tipos de processos são classificados em: primários, de suporte e de gerenciamento. Entendendo os conceitos desses processos, você também aprenderá mais sobre o funcionamento da sua própria organização.

Processos Primários

Os Processos Primários são os de atividades essenciais, ou seja, os necessários para que a empresa cumpra a sua missão. Também podem ser chamados de essenciais ou finalísticos, pois entregam valor diretamente para o cliente.

Nesses fluxos, as mínimas falhas podem resultar em insatisfação, já que eles estão conectados à experiência do consumidor. São exemplos de processos primários: a ideação do produto, a produção da solução a ser vendida, a entrega, o pós-venda e mais.

Processos de Suporte

Os Processos de Suporte facilitam os Processos Primários. Por isso, podem ser considerados – e até chamados – de apoio. Não entregam resultados diretos ao cliente, mas são necessários para que os outros fluxos corram bem. 

Eles aumentam a capacidade de produção e funcionamento da empresa, garantem menores falhas, permitem a especialização e a eficiência. São exemplos de processos de suporte:  gestão de recursos humanos, departamentos de tecnologia, gerenciamento de estoques e mais.

Processos de Gerenciamento

Os Processos de Gerenciamento controlam os outros fluxos da empresa, dessa forma, também monitoram os resultados. Assim como os Processos de Suporte, o Gerenciamento não vai funcionar diretamente para o cliente, mas sim para que tudo saia bem nos outros fluxos. 

Além disso, eles controlam e asseguram o cumprimento das diretrizes da empresa. São os processos de governança corporativa, estratégica e monitoramento de performance.

Confira exemplos de processos de negócios 

Os processos de negócios irão variar a depender da necessidade e formato de funcionamento de cada empresa.

Alguns exemplos são:

Os processos de vendas, como o atendimento ao cliente, o envio da proposta, a produção e assinatura do contrato, o registro da venda, a entrega e mais.

Os processos de admissão são os que abrem vagas, divulgam, analisam os currículos, selecionam e entrevistam os candidatos, aplicam testes, fazem a admissão e integração do colaborador.

O gerenciamento de processos do negócio é o fluxo que: modela os processos, analisa o desempenho das atividades, aplica otimizações e mais.

Existem ainda os processos contábeis, logísticos, de estoque, de TI, compras de insumos, gestão do pessoal, marketing e muitos outros. 

5 dicas para otimizar os processos de negócios da sua empresa 

Vale lembrar que o conceito de processo tem uma estrutura definida, são recorrentes e normalmente realizados por uma equipe.

Tarefas isoladas e projetos não são necessariamente processos, já que não são contínuos e não possuem interligações e interdependências.

Mas como otimizar os processos que você já utiliza na empresa? Tire as dúvidas a seguir:

Mapeie os processos

É muito importante analisar como os processos funcionam, tanto para que a empresa funcione bem quanto para a modelagem dos processos de negócios, mas também para a otimização dos fluxos e o treinamento das equipes. 

Então, faça uma representação visual dos seus processos, entenda como eles funcionam e use os registros como forma de guiar as equipes. Faça documentos simples, mas completos.

Entenda também a importância de mapear processos.

Gerencie os processos

A gestão de processos é composta pela testagem e implementação de uma melhoria contínua. Por isso, também é necessário monitorar os resultados, aperfeiçoar a comunicação e moldar tudo de acordo com o ponto de vista do cliente.

Tenha equipes que de fato participam ativamente dos processos, integradas e com uma visibilidade ampla de toda a organização. De tempos em tempos, revise a estratégia de gerenciamento para garantir bons resultados e a vantagem competitiva no mercado.

Modele os processos

A modelagem de processos de negócios deve ser usada para que a empresa tenha sempre a versão ideal e melhorada dos fluxos. Depois do mapeamento, analise os pontos de melhoria e faça a modelagem da versão atualizada.

Defina as métricas

O monitoramento é essencial para garantir que tudo está indo bem. Acompanhe a performance dos processos, estabeleça métricas e metas. De preferência, utilize a tecnologia ao seu favor, já que muitos softwares produzem até relatórios para uma análise das atividades.

Use a tecnologia como aliada

O uso de tecnologia nos seus processos de negócios traz mais força competitiva para a sua empresa. A automatização garante mais agilidade, eficiência e produtividade.

Sem a tecnologia, a sua empresa pode estar suscetível a falhas e erros que podem gerar grandes prejuízos. Por isso, um sistema BRMS como o Abaccus Decision é indicado para automatizar as decisões da sua gestão, fazendo com que a tomada de decisão seja mais assertiva dentro da empresa, e também que suas regras de negócios fiquem organizadas e documentadas em um ambiente único, com fácil gestão e controle em cima dos processos de negócios da sua empresa.

Dessa forma, o Abaccus Decision é capaz de ajudar na(o):

  • Redução de custos na gestão;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior autonomia da equipe; 
  • Encurtamento de ciclos de vendas;
  • Diminuição de chamados ao TI;
  • Automatização dos seus processos;
  • Tomada de decisão assertiva com base em dados e mais.

Agora que você já sabe o que é um processo de negócio e qual a importância de otimizar os fluxos, com nosso BRMS, processos complexos são automatizados, como o estabelecimento de limites de crédito, a precificação, o comissionamento e muitos outros que passam por decisões baseadas em regras de negócios e cálculos.

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