A busca constante por desenvolver processos de gestão é crucial para o sucesso de uma empresa. E a inteligência de mercado traz soluções mais eficientes a cada ano que passa.
Executivos e colaboradores trabalham para agregar novas oportunidades e vantagens competitivas. Neste sentido, a inteligência de mercado, ou business intelligence (BI) é um conceito cada vez mais discutido e aplicado no mundo corporativo.
O BI é um conceito que passa pela coleta e análise de dados para melhorar a tomada de decisão. Ele auxilia as empresas no momento de gerar novos produtos e aumentar a competitividade, pois há um foco no sucesso do cliente.
Portanto, entenda o que é inteligência de mercado, como ela funciona e quais são as tendências tecnológicas para 2023. Boa leitura!
Entenda o que é inteligência de mercado
Inteligência de mercado é um conceito que engloba uma série de processos e ferramentas usadas com um objetivo: transformar dados em informações. A grande questão é o caminho percorrido para alcançar esse objetivo.
A fonte de riqueza do BI são as próprias operações e transações da empresa. Elas coletam dados e geram registros que, por sua vez, podem ser transformados em informações para otimizar as tomadas de decisões das equipes.
Se cada processo operacional de uma organização pode gerar informações, esses mesmos processos podem ser otimizados e novas soluções descobertas. Isso é inteligência de mercado: a tomada de decisões estratégicas a partir da análise de dados coletados.
Dessa forma, a inteligência de mercado representa um sistema tecnológico que promove relatórios em tempo real com alerta analítico. Esses, são feitos com o uso de métodos que unem dados internos e externos, primários e não estruturados.
Portanto, transformar dados em informações, para depois gerar decisões assertivas em um negócio é muito vantajoso. Mas, para que a inteligência de negócios passe do conceito à prática, é necessário investir em tecnologias e nas ferramentas adequadas. Confira!
A aplicação da inteligência de mercado em uma empresa
Identificar um problema que acontece em uma empresa pode ser um processo simples. Entender esse problema, contudo, pode não ser tão fácil assim.
A aplicação da inteligência de mercado em uma organização deve acompanhar as tendências tecnológicas que têm surgido nesse intuito, de facilitar os processos, dar mais agilidade e assertividade nas decisões e estratégias.
Confira a seguir as principais tendências para aplicar a inteligência de mercado:
Descentralização da gestão de dados
Para tirar do TI toda a carga de gestão de dados, empresas têm adotado o modelo de descentralização. Isso porque quando a coleta e classificação desses dados ficam por conta do TI, pode demorar meses para chegar a cada setor específico da empresa. Esse atraso acaba comprometendo a agilidade dos negócios e até mesmo sua produtividade.
Portanto, ao descentralizar a gestão de dados, cada área consegue modelar as estratégias de inteligência de mercado para solucionar suas próprias demandas.
Autonomia das equipes do negócio
Se você adota modelos engessados, acaba privando a sua equipe de pensar e desenvolver estratégias mais eficientes para desenvolver o setor.
Por isso, empresas têm apostado na autonomia das áreas, criando mais independência às gerências e departamentos. Dessa forma, as equipes conseguem gerir os dados com maior eficiência para apoiar setores e unidades dentro da empresa.
Utilização da cultura ágil
A cultura ágil, primeiramente disseminada por empresas de tecnologia e startups, tem ganhado força quando o assunto é inteligência de mercado.
Isso porque os métodos ágeis tendem a priorizar entregas rápidas, orientadas aos valores mais urgentes da organização.
Com a cultura ágil, as equipes tendem a se comunicar frequentemente para trocar ideias estratégias de melhoria. Dessa forma, acabam por responder mais rapidamente às mudanças e aos feedbacks. Isso faz com que os setores ganhem mais agilidade para identificar movimentos do mercado e da concorrência.
E a agilidade também está diretamente ligada à identificação de problemas e possíveis erros que podem colocar em risco os processos e a qualidade do serviço.
Implementação do Big Data
A coleta e análise de dados continua sendo foco para empresas, principalmente aquelas que estão em processo de transformação digital.
Contar com o Big Data é sinônimo de decisões mais estratégicas, redução de custos operacionais, automação e padronização de processos, melhor controle operacional e mais conhecimento sobre o perfil e a jornada de compra do cliente.
Além disso, o mercado já apresenta soluções seguras e eficientes mesmo para empresas que precisam coletar e analisar um grande volume de dados.
Os principais benefícios da inteligência de mercado
A inteligência de mercado oferece outros diversos benefícios além de obter mais precisão e assertividade na correção dos processos. Um dos principais, inclusive, é minimizar as chances de erros, o que reduz os riscos e evita desperdícios na gestão.
Além disso, a análise constante de dados favorece um melhor conhecimento da empresa. Dessa forma, a gestão passa a ser mais pautada em informações concretas e menos guiada por suposições, no modo automático!
Essa abordagem garante uma série de vantagens estratégicas para um negócio. Com informações úteis em mãos, a tomada de decisão se torna muito mais assertiva. Assim, os recursos são potencializados e novas oportunidades de negócio podem surgir.
Isso acontece porque, outro benefício do business intelligence, é aumentar, também, o conhecimento sobre os clientes. A organização conhece novas possibilidades de negócio e formas mais eficientes de atuar no mercado.
O próprio gerenciamento de dados é mais completo, com agilidade e maior capacidade de controle. A tecnologia permite que as informações sejam acessadas e compartilhadas com mais rapidez. Além disso, é possível acompanhar o funcionamento de tudo em tempo real.
Caminhos para a implementação do BI
Os benefícios do BI são atrativos, no entanto, é indispensável saber o que é necessário para implementar esse conceito em uma organização.
Além do mais, a inteligência de negócios trabalha com o processamento de dados. Eles precisam ser coletados, armazenados e depois interpretados para gerar soluções. Portanto, sua aplicação em uma empresa precisa passar por um investimento em tecnologia. É possível dizer que o BI não existe sem ferramentas tecnológicas vitais!
A integração da inteligência de negócios com o ERP (Enterprise Resource Planning) é um aspecto indispensável. Com o ERP, os dados podem ser gerenciados e visualizados em tempo real, com uma velocidade que assegura vantagens competitivas.
As informações ainda ficam disponíveis para diferentes setores, promovendo uma integração dos benefícios adquiridos pelo acesso aos dados. O ERP também garante a automatização das tarefas e processos de trabalho.
Outra ferramenta de destaque, quando se fala em inteligência de negócios, é o BRMS (Business Rule Management Systems). Por meio de uma interface em modelo Low Code, ele oferece autonomia para a equipe de negócios criar e gerir regras e cálculos e construir seus próprios motores de decisões.
Esses motores receberão variáveis dos softwares chamadores (ERPs, CRMs, etc.) e devolverão as decisões baseadas em critérios construídos pelo próprio time de negócio previamente. Tudo isso sem depender do departamento de TI ou de fornecedores externos, reduzindo custos e ganhando produtividade.
Um software de BRMS, como o Abaccus Decision, complementa os registros e transações do ERP e as análises e conclusões de sistemas de BI, tornando possível para as áreas de negócio a gestão das variáveis para melhorar seus resultados. Assim, os processos se tornam mais ágeis, com menos erros e mais assertividade.
Agora você já sabe o que é inteligência de negócios, como ela funciona e como o BRMS pode ajudar a sua empresa a ter mais autonomia e agilidade nos processos de negócios.
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