29 mar 23

Quais as práticas para uma boa integração de dados

Quais as práticas para uma boa integração de dados

Afinal, você sabe como fazer uma boa integração de dados e qual a sua importância?

“Os dados são o novo petróleo”. Essa é a frase do matemático Clive Humby sobre o uso das informações no mercado. E se manter atualizado pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Com a transformação digital, os dados se tornaram a melhor ferramenta para entender os clientes e processos da empresa a fim de melhorar cada vez mais a performance e os resultados.

Se você quer dar mais eficiência aos seus processos, confira a seguir qual a importância da integração dos dados e como garantir seus resultados a partir de boas práticas de integração. Continue a leitura!

O que é a integração de dados e qual a sua importância

Os dados são informações que te ajudam a identificar comportamentos de compra dos seus clientes. É também através da análise dessas informações que a sua equipe consegue criar processos mais eficientes.

Dessa forma, analisar os dados deve ser uma tarefa presente na sua rotina, pois a partir dessa tarefa, é possível tomar decisões mais assertivas para os processos de negócios.

Os dados podem estar presentes em diversos espaços, como diferentes programas e softwares, por isso a importância de integrar. Com todos os setores integrados, você tem mais visibilidade dos processos da empresa e dos resultados como um todo.

Também uma boa integração de dados oferece dados confiáveis e um maior aproveitamento de informações que podem estar paradas ou esquecidas nos sistemas.

Quais são os benefícios da integração de dados para o negócio? 

A integração de dados permite que as informações sejam precisas e seguras para a tomada de decisão da empresa. Ela anda junto com a integração entre sistemas, já que atualiza dados de vendas, estoques, financeiros, marketing e outros.

Assim, os fluxos de processos se tornam mais eficientes e a gestão passa a ter domínio do que está acontecendo na empresa, podendo modificar o necessário para melhorar os resultados.

Portanto, os benefícios de integrar os dados são: otimização de tempo, maior agilidade, mais eficiência na gestão, redução de custos e maior produtividade.

Se você quer usar a análise de dados para gerar eficiência e lucro para a sua empresa, conheça a Inteligência de Negócios.

Entenda como fazer uma boa integração de dados 

A integração deve levar em consideração o tempo, pois é preciso garantir que os dados sejam confiáveis e de qualidade. Além do mais, é preciso que eles estejam sempre disponíveis.

Confira a seguir como fazer a integração de dados para que você consiga melhorar seus fluxos e processos de negócios.

Mapear os processos empresariais

O gestor deve saber como as informações devem ser compartilhadas entre os processos, e para decidir precisa visualizar bem o fluxo empresarial.

Por isso, é indicado mapear os processos das equipes antes de integrar dados, para entender como direcionar as informações. A integração de dados deve estar adaptada à rotina da empresa, às suas necessidades e aos responsáveis. 

Confira aqui neste post como mapear os processos.

Alinhar tecnologia e estratégia

Os setores devem trabalhar juntos durante a integração, reduzindo problemas. Assim, será mais fácil formar estratégias para que a tecnologia seja bem utilizada.

Para isso, você pode contar com a integração de sistemas entre diferentes setores. Leve em consideração a capacidade de armazenamento de dados do software e também a sua abertura para integração com outros sistemas.

Avaliar soluções 

Analise as ferramentas de integração de dados e escolha as que melhor suprem as necessidades da sua organização. Hoje, existem diferentes tipos de sistemas e muitos deles com capacidade de integração. Se for para dar mais agilidade e melhorar seus processos, não exite em contratar. O foco é garantir eficiência, segurança e um bom suporte.

Conhecer a infraestrutura

A integração de dados mexe com a infraestrutura, então é essencial se atentar ao desempenho e à segurança dos equipamentos de TI.

A infraestrutura deve ter boa performance para que os processos ocorram de forma positiva. Analise os dispositivos, registre informações e implemente mudanças, se necessário.

Monitorar mudança

É preciso seguir monitorando a integração de dados para avaliar como andam os seus resultados, se há erros, como está o desempenho, se é possível reduzir custos e mais. 

Treinar usuários

Para que a transformação digital funcione, garantindo boa integração de sistemas, é preciso treinar os colaboradores que vão lidar com as mudanças todos os dias. Afinal, os resultados vêm da equipe.

Tipos de integrações que podem ser feitas dentro da empresa

Para que os dados sejam utilizados com a maior rapidez e facilidade, existem padrões de integração. Conheça alguns a seguir:

Migração

É a prática de mover dados de um sistema para outro. Os dados estão em um sistema de origem e devem ser migrados, passando por alguma transformação.

A migração de dados é muito importante para não perder dados, mantendo o desempenho da empresa em caso de um novo sistema, backup, substituições e mais.

Transmissão

Também chamada de “sincronização unilateral de um para muitos”, a transmissão é o ato de mover os dados de um sistema para outros quase em tempo real.

É bem útil para manter dados atualizados entre sistemas com um padrão de sincronização, especialmente porque a lógica é que, a cada transmissão, apenas irão os itens que possuem alterações desde a última transmissão.

Sincronização bidirecional

Nesse modelo, há a combinação de dois conjuntos de dados em dois sistemas diferentes para que ajam como um, embora existam como conjuntos individuais.

É o ideal para em caso de diferentes ferramentas ou sistemas realizando funções no mesmo conjunto de dados: sistemas de vendas e de SAC, sistemas de gerenciamento e de atendimento e mais.

Correlação

O padrão por correlação identifica a interseção de dois conjuntos de dados e faz uma sincronização do conjunto se ele ocorrer em ambos os sistemas.

Os itens de ambos os sistemas podem ter sido criados manualmente (por exemplo, dois colaboradores entrando no mesmo contato) ou por causa de outra integração.  

Agregação

A integração pega dados de vários sistemas e passa para um sistema. Os bons softwares pegam as informações, mesclam e até produzem relatórios. A atualização pode ser em tempo real.

Diante dessas boas práticas para a integração de dados, um dos grandes desafios é contar com sistemas que analisem uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo. Por isso, uma solução BRMS pode ajudar a sua equipe a garantir a agilidade nos processos, evitando erros e prejuízos para o setor.

A nossa solução BRMS, o Abaccus Decision, é um software low code, que consegue receber uma grande quantidade de dados ao mesmo tempo, processar e devolver decisões a partir de regras de negócios e cálculos complexos.

A sua equipe tem total autonomia para modificar as regras a serem adotadas e, a partir delas, o sistema faz as ações de forma automatizada, sem erros e contando ainda com um histórico de armazenamento em nuvem. Assim, a sua gestão pode analisar as regras e entender onde pode melhorar nos processos.

Entenda como o Abaccus Decision pode dar mais assertividade a sua equipe e agilidade nos processos de negócios. Clique aqui e converse com nossos especialistas.