Se você quer dar mais eficiência aos processos na fábrica e aumentar a produtividade, então é preciso investir na automação industrial.
Através dela, é possível alcançar resultados otimizados com a implantação de sistemas de automação, independentemente do segmento da sua empresa. Essa automação ajuda a equipe a dedicar tempo útil a tarefas mais complexas, deixando as mais simples e repetitivas para a automação.
Assim, investir na automação industrial pode proporcionar inúmeras vantagens para a sua empresa. Confira a seguir quais são os princípios dessa automação e quais os seus benefícios. Boa leitura!
O que é a automação industrial e quais seus objetivos
A automação industrial ocorre quando as tarefas de produção, realizadas por humanos, ficam sob responsabilidade da tecnologia. Mesmo com essa mudança, a automação consegue garantir um aumento na segurança e na qualidade dos processos.
Ou seja, a automação industrial é o uso da tecnologia para a execução de tarefas, de forma controlada e otimizada.
Ela é cada vez mais necessária na produção industrial em diferentes setores como de energia, transportes, dentre outros. Ela proporciona um aumento na produtividade, ao mesmo tempo em que reduz custos.
A automação industrial também livra os colaboradores dos trabalhos repetitivos através da padronização. Assim, a equipe consegue ter tempo útil para se dedicar às tarefas mais estratégicas e criativas.
Hoje em dia, um sistema de automação industrial é aberto, abrange mais processos e tem máquinas mais sofisticadas. Confira os tipos de automação:
- Operacional: tecnologias que monitoram a performance operacional e levantam dados essenciais para a tomada de decisão na indústria.
- De controle: dispositivos programáveis (como o Controlador Lógico Programável ou o Controle Numérico Computadorizado) inseridos em equipamentos para aplicar lógicas operacionais nos processos.
- De supervisão: sistemas para monitoração de dados e leituras feitas a partir de sensores e controladores.
- Informacional: sistemas para a integração do fluxo de informações das diversas camadas da automação, para facilitar o controle das operações.
Quer ter uma gestão mais assertiva e sem erros? Saiba como tomar decisões baseadas em dados!
Breve histórico da automação industrial
A automação começou quando os seres humanos passaram a substituir métodos manuais por máquinas. Os primeiros dispositivos semiautomáticos foram criados na primeira Revolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII.
Por volta de 1950, o conceito passou a estar presente na manufatura, e as máquinas automatizadas começaram a se difundir. Foram os “anos dourados”, onde a automação estava se popularizando.
As tarefas manuais passaram a ser substituídas pelas tecnologias, otimizando a produção, aumentando a quantidade e a qualidade das mercadorias, reduzindo o tempo.
Na segunda Revolução Industrial, no século XIX, com a chegada da eletricidade, a automação da indústria avançou ainda mais. Ela chegou às casas com equipamentos como o rádio-relógio.
Após a Segunda Guerra Mundial, foram criadas as máquinas por comando numérico e os sistemas de controle. Foi no século XX que os sistemas se tornaram totalmente autônomos, e, de 1930 a 1990, vieram os primeiros computadores.
Essas máquinas deviam controlar os sistemas de automação, mas o homem logo descobriu que o Controlador Lógico Programável era mais eficiente. Assim, o projetou para tal finalidade.
Agora, os sistemas de automação se tornaram mais seguros e rápidos, com custos reduzidos e mais lucro para as corporações. Eles permanecem evoluindo com o tempo.
Hoje em dia, não há indústria 4.0 (quarta revolução industrial) sem essa tecnologia.
Leia também nosso conteúdo sobre a gestão 4.0!
Quais os princípios da automação industrial?
Para que a automação industrial funcione bem, ela deve seguir alguns princípios:
Interoperabilidade
A capacidade de comunicação entre colaboradores e equipamentos com precisão através da IoT (internet das coisas).
Descentralização
Com pouca intervenção humana, os equipamentos avisam sobre problemas, possíveis falhas, entregam resultados e gerem a operação. Os colaboradores só precisam analisar os dados.
Informações e dados em tempo real
As informações são produzidas e enviadas em tempo real para que a equipe possa fazer a análise necessária.
Virtualização
A automação gera simulações digitais do ambiente real a partir de sensores interconectados. Com essas simulações, você poderá monitorar os processos físicos remotamente.
Orientação a Serviço
Você pode acessar todas as informações por meio da cloud computing (nuvem). Com essa leitura de dados, a empresa pode otimizar a produção segundo a demanda, orientada aos serviços.
Modularidade
A capacidade de adaptar a produção com flexibilidade, segundo a necessidade, a depender de mudanças, expansões ou reposições de módulos.
Princípio do monitoramento de ativos
Com o sistema de automação industrial, é possível analisar remotamente o desempenho dos processos, através de sensores instalados nas máquinas.
Entenda os benefícios da automação industrial
A tecnologia permite uma produção mais eficiente e qualificada, com menos erros nos processos dentro da empresa. Além disso, a automação industrial também contribui para:
- Aumento da produtividade – A produção se torna mais veloz e eficiente, sem erros ou desperdícios, funcionando 24 horas por dia.
- Monitoramento otimizado – Dados são coletados em tempo real e enviados ao software.
- Redução dos custos – Menor desperdício, menos erros, baixo custo de manutenção e o uso otimizado de energia geram redução de custos.
- Virtualização – Verdadeiras cópias da empresa são geradas no digital, para que a equipe possa fazer testes e simulações.
- Menos sobrecarga – Com a descentralização obtida através das máquinas, os humanos podem se preocupar com tarefas menos repetitivas e cansativas.
- Prevenção – Encontre falhas mais facilmente e obtenha dados para tomar decisões antes que o problema chegue.
- Redução de erros – A automação é integrada, programada e muito precisa. Ela não comete erros, e te ajuda a evitá-los com base nos dados entregues.
- Integração – A indústria 4.0 usa sistemas de automação especializados e integrados, que troca dados e entrega resultados completos sobre, por exemplo, a situação do estoque;
- Padronização dos produtos – Com a sua cadência precisa, a automação gera produtos padronizados, sempre com a melhor qualidade.
- Segurança – As máquinas são projetadas para trabalhar em ambientes insalubres, com altas temperaturas e produtos químicos, por exemplo. Assim, a equipe fica em segurança.
- Vantagem competitiva – Com todas as vantagens, a automação colabora para que a empresa se destaque no setor.
Importância de um sistema de automação para indústria
A automação consegue melhorar todos processos práticos da indústria, e é certo dizer que aumenta os seus lucros. Além disso, a gestão automatizada permite que gestores tomem as melhores decisões a partir de uma visão completa dos processos.
Um bom sistema de automação industrial tira uma enorme carga dos ombros da liderança. Tarefas trabalhosas como os cálculos complexos e repetitivos se tornam fáceis e ágeis com a ajuda da tecnologia.
Assim, o tempo investido pela sua equipe será muito melhor aproveitado, desempenhando ações estratégicas para melhorar a operação.
Confira alguns dos tipos de processos que podem ser automatizados:
- Garantias,
- Promoções,
- Comissionamento,
- Autorização de Procedimentos,
- Precificação,
- Identificação de oportunidades de venda cruzada e mais,
Se você quer gerir melhor o tempo da sua equipe, mas precisa lidar com regras e cálculos complexos que estão espalhados pela empresa, você precisa conhecer o Abaccus Decision.
Nossa solução de BRMS (Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios) dá autonomia para área de negócios e simplifica a gestão de regras e cálculos.
Se o seu serviço depende de regras que sempre mudam ou se você possui diferentes produtos para segmentações de diversos perfis, você pode contar com o Abaccus Decision para encurtar os ciclos de produção.
Através de uma interface fácil e ágil, a sua equipe consegue criar e gerir regras e cálculos complexos sem precisar recorrer a TI sempre que precisar.
Entenda melhor como o Abaccus pode trazer esses benefícios para a sua empresa. Clique aqui e converse com nossos especialistas.