A gestão 4.0 abriu espaço para inovação e aprimoramento de processos nos negócios.
Isso porque as inovações tecnológicas trouxeram a transformação digital, a análise de uma grande quantidade de dados e a inteligência artificial. E todos esses fazem parte da rotina de milhares de empresas atualmente.
Para quem ainda não acompanha as tendências, o resultado é perder na concorrência.
Por isso, confira neste conteúdo o que é a gestão 4.0, quais são os seus impactos para as empresas e o que fazer para aderir às novas tendências do mercado. Boa leitura!
Confira o que é a gestão 4.0 e a sua importância
A gestão 4.0 é um modelo de gerenciamento empresarial que traz as mudanças vindas com a transformação digital. Além disso, também é uma resposta à Indústria 4.0 e a todas as exigências que o mercado pede atualmente.
Afinal, diariamente surgem inovações, avanços nos processos dos negócios, recursos como automação, softwares e mais. As empresas precisam responder à altura, de forma menos custosa e cada vez mais eficiente.
Por isso, a gestão 4.0 precisa acompanhar esse desenvolvimento com a criação de novas funções e a apropriação de máquinas e tecnologias. Confira a seguir os impactos da gestão 4.0 nos negócios.
Quais os impactos dessa gestão para negócios?
A maioria das empresas já usa a tecnologia no dia a dia, mas a gestão 4.0 é um caminho mais sistematizado para que as ferramentas digitais sejam usadas para melhorar os processos dentro dos setores.
Dessa forma, esse modelo traz diversas vantagens que impactam de forma positiva a produção:
- Facilita e deixa mais assertiva a tomada de decisão;
- Aumenta os lucros como consequência da otimização dos processos;
- Fortalece a empresa no mercado;
- Traz uma visão inovadora que engaja a equipe;
- Automatiza tarefas que antes custavam tempo, gerando retrabalhos;
- Otimiza a produção para entregar um melhor produto ao cliente, aumentando a satisfação, e mais.
Leia também em nosso post como a automatização pode levar vantagem competitiva ao seu negócio!
Entenda os pilares da gestão 4.0
Alguns aspectos moldam a gestão 4.0 e servem como base para boas práticas. Confira:
A automação dos processos
A automação nada mais é que otimizar os processos manuais para que dependam minimamente da interação humana.
Nas empresas, a automação dá mais agilidade aos processos e também evita que tarefas repetitivas resultem em falhas e prejuízos. Ela pode ser utilizada nos mais diversos setores do mercado, como na gestão de tarefas, na liberação de créditos para clientes, no envio de promoções adaptáveis ao perfil do cliente, dentre outros.
A partir da automação, é possível analisar de forma detalhada os processos e tomar decisões assertivas para melhorar cada vez mais os resultados.
Estratégia omnichannel
Os canais de comunicação e experiência do cliente são essenciais para sua empresa, desde o momento que se apresenta ao cliente até o pós-venda. Portanto, a estratégia Omnichannel também é um dos pilares para a gestão 4.0, pois tem como foco melhorar a experiência do consumidor.
Otimizando e integrando os canais de atendimento, através de estratégias Omnichannel, você consegue fidelizar o cliente, entender melhor o seu comportamento e garantir que a sua experiência de compra seja completa.
Dessa forma, a gestão 4.0 é Customer Centric, ou seja, o cliente deve estar no centro das decisões, desde o planejamento até o pós-venda.
Faz parte dessa gestão entender as necessidades e dores dos clientes, criar um relacionamento eficiente para encantar e fidelizar, acompanhar os processos a partir de softwares CRM (Customer Relationship Management) e mais.
O importante é prover a cada cliente uma experiência individual, personalizada, facilitada pela tecnologia (recursos audiovisuais, facilidade de contato, geolocalização e mais) e pela integração de canais.
A análise de dados
Diante dessas novas opções tecnológicas, como diversos canais de atendimento, programas de automatização e de gestão, o número de dados a serem analisados cresceu.
Esses dados são essenciais para que uma empresa consiga ter sucesso. É através deles que as decisões são tomadas e que é possível dar a melhor experiência ao cliente.
Entenda no nosso post como usar o big data a seu favor.
A digitalização dos processos
Através da digitalização dos processos, recursos são otimizados – do físico para o digital, ganhando eficiência, agilidade e precisão. Além do mais, com os motores de regras, a sua empresa consegue automatizar os processos dando mais eficiência, sem perder a qualidade.
Entenda como aderir à gestão 4.0
Afinal, como implantar esse o modelo de gerenciamento na empresa?
Comece pela coleta, análise e utilização de dados. A sua empresa deve investir em tecnologia de coleta de informações para otimizar os processos da empresa de acordo com os dados analisados.
Entenda neste post os conceitos de Business Intelligence para aproveitar o melhor dos dados para a sua empresa!
Promova a digitalização dos processos. Na gestão 4.0, a automação é a base para ter mais produtividade, reduzir erros, reduzir custos e ganhar agilidade. Tudo isso enquanto você aumenta a qualidade dos seus produtos e/ou serviços.
Estruture a cadeia produtiva de acordo com essa digitalização, corrigindo qualquer falha e utilizando os dados para auxiliar.
Mantenha a manutenção preventiva, a segurança e a atualização em dia, de todos os seus equipamentos, softwares, tecnologias e mais. Esses três pilares são verdadeiros investimentos, evitando imprevistos.
Como a Abaccus pode te ajudar?
Um sistema BRMS (Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios) é a solução para dar mais agilidade aos seus processos de regras de negócios e cálculos.
Tarefas complexas como precificar e comissionar são criadas por motores de regras de forma automatizada, dando mais eficiência e agilidade aos seus processos de negócios.
Além disso, a sua gestão consegue analisar todo o histórico de regras que ficam armazenadas em nuvem com total segurança. Isso faz com que você consiga cada vez mais aprimorar seus processos para potencializar os resultados.
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