29 mar 23

5 dicas para aumentar as vendas de seguros

5 dicas para aumentar as vendas de seguros

Quer melhorar os processos e aumentar as vendas de seguros? 

Para ter uma boa taxa de conversão, é preciso montar um processo eficiente com foco na experiência do cliente. E, para isso, alguns pontos são importantes, como o uso de tecnologias, análise de dados, agilidade nos processos, dentre outros.

A ideia é conseguir diminuir o gap de negócios, utilizando soluções e tecnologias para automatizar sem perder a eficiência, eliminar erros e trazer mais produtividade para a equipe.

Para isso, confira o conteúdo abaixo e anote essas 5 dicas essenciais para construir uma boa estratégia de venda de seguros e ter os melhores resultados. Boa leitura!

Qual a importância da gestão eficiente na venda de seguros

Já parou para pensar em como você pode melhorar a gestão de venda de seguros da sua empresa?

Vender é um dos principais desafios e também a meta mais buscada. Por isso, a boa gestão da venda de seguros é justamente a forma de sistematizar esse processo, gerenciando de forma mais eficiente as etapas para alcançar metas.

Existem muitos elementos que envolvem as vendas: atendimento, tecnologias, capacitação dos vendedores e mais. Por isso, todos os processos devem ser planejados e otimizados a partir de uma boa gestão.

Com o gerenciamento eficiente das vendas, você irá direcionar de modo inteligente as suas estratégias, gerando ótimos resultados. 

Confira a seguir 5 dicas que separamos para você entender como otimizar esses processos e melhorar os resultados. 

5 dicas para aumentar as vendas da corretora de seguros

Se você quer saber na prática como aumentar as vendas, confira abaixo as 5 dicas de ações para implementar junto a sua equipe para otimizar os resultados na hora de vender seguros.

Estudar a concorrência

Você observa as movimentações do setor? Entender quais são as tendências, inovações e as melhores práticas de gestão adotadas pela concorrência é um processo chamado Benchmarking.

Estudar os concorrentes te ajudará a entender como vender seguros de forma otimizada ou até o que não fazer no mercado, garantindo que você não fique para trás nas técnicas.

A experiência do cliente está como foco e se você acha que ainda pode melhorar seus processos nesse sentido, olhar a concorrência pode trazer insights significativos para a sua equipe.

Então, faça uma boa pesquisa de mercado periodicamente, atualizando e ajustando as estratégias e os processos de vendas.

Identificar o perfil do cliente

Para vender mais e melhor é preciso saber para quem. Portanto, entenda quem é o seu cliente para suprir as suas necessidades, entender as suas dores e construir a melhor jornada de compra.

Crie o perfil da sua persona, a representação fictícia do cliente ideal da sua marca. Agrupe as características que representam o cliente com mais chances de fechar negócio.

Quando você entende quem é o seu cliente, você consegue criar processos que ofereçam uma melhor experiência de compra, garantindo mais vendas e a fidelização do consumidor.

Confira no nosso post como fazer a segmentação de clientes para garantir a eficiência nas vendas!

Definir bem os processos de negócios

Os processos da sua empresa estão bem definidos? Cada etapa tem um responsável?

Na hora de vender seguros, não definir bem os processos pode custar eficiência, tempo e dinheiro. Isso ocorre porque a desorganização gera obstáculos, erros e problemas de comunicação.

Para organizar bem os processos, comece ajustando:

  • Os Inputs: materiais necessários;
  • Os Outputs: resultados do processo;
  • A equipe: os colaboradores que trabalham nos processos;
  • A classificação dos processos: podem ser de apoio, gerenciais ou que geram o resultado final.

Para isso, um software de vendas pode te ajudar a sistematizar esses processos, deixando eles mais precisos, assertivos e qualificados.

Entenda como funciona o time to market no nosso post e saiba como aplicar da melhor forma.

Treinar os profissionais

Como anda a equipe de vendas de seguros da sua empresa? É normal que os corretores tenham a própria metodologia, mas também é essencial que conheçam novas técnicas, tecnologias e ferramentas.

O comportamento de compra dos clientes muda e todos os dias a transformação digital apresenta novas soluções para o mercado. Por isso, é preciso ter uma equipe pronta.

A argumentação de venda e as técnicas precisam se adequar à demanda. Assim, garanta que os seus corretores estejam com a capacitação para vender mais e melhor.

Utilizar ferramentas para otimizar as vendas 

É essencial contar com as ferramentas certas para agilizar os processos, diminuir retrabalhos e direcionar as demandas de forma inteligente. A tecnologia é essencial para ter eficiência.

Como é o caso do uso de um BRMS (Software de Gerenciamento de Regras de Negócios). Esse software vai garantir eficiência nas tarefas cotidianas por tomar decisões com base em regras de negócios e cálculos complexos sem perder a precisão e eficiência. Assim você consegue direcionar o seu produto, para o perfil ideal de cliente, de forma automatizada, segura e minimizando os erros nos processos.

Quer saber mais? Descubra as vantagens da gestão de seguros com base em regras.

Conheça a nossa solução de BRMS, o Abaccus Decision, um software low code que vai dar mais autonomia para a sua equipe e agilidade aos processos, garantindo mais eficiência na hora de fechar negócios. Clique aqui e converse com nossos especialistas para entender como podemos adaptar esse software ao seu processo de vendas.