Segmentação de clientes eficaz depende de tecnologia

O cliente é o foco de qualquer negócio, certo? Assim, a segmentação de clientes tem a finalidade de satisfazer as necessidades e interesses de públicos específicos, uma vez que a abordagem de forma generalizada não funciona mais.

Dividir os clientes em grupos por similaridades facilita para as empresas a visualização e o alcance de cada tipo de público específico.

Ao selecionar os grupos a serem trabalhados, as organizações visam melhorar a experiência do cliente, criando uma proposta de valor e um modelo de negócio mais adequado a cada tipo de público.

Assim, a segmentação de clientes contribui para o sucesso das estratégias de negócios.

Agora imagine escalar essa segmentação de clientes com a automatização de processos? Essa solução vai levar muito mais resultados para o seu negócio!

Afinal, independentemente do ramo de atuação, a automatização de processos é uma forma de acelerar o desenvolvimento da empresa, tornando as decisões mais inteligentes, ágeis e assertivas.

Boa leitura!

A importância e tipos de segmentação de clientes

Com o mercado cada vez mais exigente, os clientes de hoje desejam uma comunicação única e personalizada. Para isso, as empresas precisam entender melhor o seu público. E só com a segmentação de clientes isso é possível. 

Como o próprio nome sugere, a segmentação de clientes é um processo de identificar e dividir os clientes e potenciais clientes (prospects) em grupos distintos, usando variáveis e características específicas em comum. 

As variáveis podem ser: dados demográficos, geográficos, renda e até mesmo traços de personalidade, entre outras. Com isso, as empresas conseguem obter informações valiosas, tais como comportamento do cliente, histórico de compras e personalidade do consumidor.

A segmentação de clientes oferece dados detalhados do consumidor, facilitando a atuação dos times de marketing e vendas durante toda a jornada do cliente junto à empresa.

Assim, por meio dos critérios de segmentação, as empresas direcionam campanhas, ações ou abordagens específicas para atrair, converter e reter clientes do mesmo perfil.

É importante ressaltar que o processo de segmentação é exclusivo de cada empresa, dependendo da finalidade e dos objetivos do negócio.

Alguns exemplos de segmentação de clientes são feitos por:

  • Região geográfica;
  • Análise demográfica:
  • Atividade econômica;
  • Perfil: comportamento e hábitos de consumo;
  • Clientes de alto valor agregado;
  • Histórico de compra: frequência e quantia gasta;
  • Personalização: por qualquer CNPJ ou CPF.


Confira a seguir as vantagens da segmentação de clientes para alcançar a fidelização do público.

Vantagens da segmentação de clientes para a fidelização de clientes

Estudos mostram como a fidelização de clientes impacta diretamente o faturamento das empresas, e a segmentação e, consequentemente, sua comunicação assertiva vai te ajudar a manter os clientes mais satisfeitos.

A pesquisa “Experiência é tudo” da PwC apontou que 47% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma empresa, mesmo que adorem a marca, em caso de uma experiência ruim.

Descubra a seguir quais são as vantagens da segmentação de clientes automatizada.

Benefícios da automatização da segmentação de clientes

Como a tecnologia pode ajudar na segmentação de clientes?
Só com a segmentação automatizada você consegue escalar o atendimento ao público, contando com a abordagem dos clientes otimizada e mais eficiente.

Alguns benefícios da automatização da segmentação de clientes são:

  • Escalar o atendimento ao público;
  • Vantagem competitiva;
  • Estratégias de marketing e vendas mais direcionadas;
  • Tomada de decisões mais assertivas sobre regras e prazos de cada promoção;
  • Personalização de ofertas;
  • Atendimento em todos os canais de venda com ofertas específicas;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Impulsionamento de vendas;
  • Mais conversão de clientes novos;
  • Retenção de clientes;
  • Fidelização dos consumidores à marca;
  • Aumenta a receita.

No próximo tópico, descubra como um motor de regras de negócios BRMS pode ajudar sua empresa nesse processo de segmentação de clientes.

Saiba como o Abaccus Decision apoia a segmentação de clientes

O Abaccus Decision é a solução ideal para apoiar a segmentação de clientes automatizada da sua empresa.

Segmentar, além de dividir os clientes por diversos critérios como dissemos anteriormente, significa “tomar decisões” que impactem cada cliente, ou cada grupo de clientes, de forma única. Decisões capazes de analisar um conjunto de dados, aplicar regras e cálculos e devolver um modo de atendimento, um preço especial ou uma condição diferenciada específica para cada segmento.

E como isso pode ser feito? O nosso software automatiza o processo de tomada de decisão, com segurança, agilidade e inovação. Afinal, ele foi desenvolvido para gerenciar milhares de variáveis, regras e suas combinações, com atualização única e simplificada.

A ferramenta trabalha integrada aos sistemas internos das empresas, como o CRM ou ERP.

Dessa forma, o nosso motor de regras de negócios recebe as variáveis que sua empresa decide utilizar, aplica regras e cálculos e apoia a segmentação com rapidez, fornecendo respostas em segundos.

A partir do conjunto de regras e variáveis, a ferramenta decide, por exemplo, o que pode ser ofertado para cada cliente com alta precisão e customização, como produtos, serviços específicos ou oportunidades de cross selling e up selling.

Com isso, o seu negócio terá campanhas mais efetivas, escalando os resultados. 

Agora que você já entendeu a importância da automatização da segmentação de clientes, acesse o link e teste a nossa solução Abaccus Decision: https://abaccus.com.br/

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