23 maio 23

Segmentação de clientes: como definir de forma eficiente

Como dar maior eficiência na segmentação de clientes

A segmentação de clientes é essencial para que a empresa consiga o máximo aproveitamento das oportunidades de negócio.

Se você não individualiza a sua abordagem e estratégia com os clientes, acaba não entendendo de fato qual a real dor ou necessidade do seu target. O que pode resultar em um alto índice da taxa de rotatividade do cliente.

Portanto, continuar oferecendo uma abordagem de forma generalizada não funciona mais. Dessa forma, empresas estão investindo cada vez mais em soluções eficientes para a segmentação de clientes. 

Confira a seguir como você pode fazer essa segmentação de forma eficiente e como uma ferramenta BRMS pode automatizar e dar mais agilidade a esse processo. Boa leitura!

O que é segmentação de clientes

A segmentação de clientes baseia-se em dividir os clientes em grupos por similaridades. Essas podem ser com relação ao perfil, localização, interesses, dentre outros aspectos que facilitam uma abordagem mais personalizada e assertiva no processo de venda.

Ao selecionar os grupos a serem trabalhados, as organizações visam melhorar a experiência do cliente. Assim, é possível criar propostas de valor e modelos de negócio mais adequados a cada tipo de público.

Agora imagine que você pode criar uma segmentação e escalar de forma automatizada? Isso mesmo, as empresas têm optado por automatizar os processos como forma de acelerar o seu desenvolvimento, tornando as decisões mais inteligentes, ágeis e assertivas.

O ideal nesse momento de segmentação é levar em conta a jornada de compra do consumidor. Confira a seguir a importância desse processo e os tipos de segmentação.

A importância e tipos de segmentação 

Com o mercado cada vez mais exigente, os clientes de hoje desejam uma comunicação única e personalizada. Para isso, as empresas precisam entender melhor o seu público. E com a ajuda da segmentação de clientes isso é possível. 

Como o próprio nome sugere, a segmentação de clientes é um processo de identificar e dividir os prospects em grupos distintos, usando variáveis e características específicas em comum. 

As variáveis podem ser: dados demográficos, geográficos, renda e até mesmo traços de personalidade, entre outras. Com isso, as empresas conseguem obter informações valiosas, tais como comportamento do cliente, histórico de compras e personalidade do consumidor.

A segmentação de clientes oferece dados detalhados do consumidor, facilitando a atuação dos times de marketing e vendas durante toda a jornada do cliente junto à empresa.

Assim, por meio dos critérios de segmentação, as empresas direcionam campanhas, ações ou abordagens específicas para atrair, converter e reter clientes do mesmo perfil.

É importante ressaltar que o processo de segmentação é exclusivo de cada empresa, dependendo da finalidade e dos objetivos do negócio.

Alguns exemplos de segmentação de clientes são feitos por:

  • Região geográfica;
  • Análise demográfica:
  • Atividade econômica;
  • Perfil: comportamento e hábitos de consumo;
  • Clientes de alto valor agregado;
  • Histórico de compra: frequência e quantia gasta;
  • Personalização: por qualquer CNPJ ou CPF.

O que levar em conta na hora de segmentar

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de fazer a segmentação da sua base de clientes.

Como é o caso da análise de dados. Para segmentar, é preciso ter uma base de dados. Por isso, você deve contar com a ajuda de sistemas de automação para conseguir classificar as informações coletadas e poder segmentar. É o caso do uso de filtros, novas formas de segmentar, testes A/B, etc.

Outro ponto é criar uma base de segmentação rica em informações. Isso ajudará a deixar cada vez mais personalizada a condução do processo de vendas, o que acaba gerando mais resultados para sua empresa.

Confira a seguir quais são as vantagens da segmentação de clientes para alcançar a fidelização do público.

Vantagens da segmentação de clientes para a fidelização de clientes

Estudos mostram como a fidelização de clientes impacta diretamente o faturamento das empresas. Portanto, a segmentação e, consequentemente, sua comunicação assertiva vai te ajudar a manter os clientes mais satisfeitos.

Assim, com uma segmentação automatizada, você consegue escalar o atendimento ao cliente, abordando o target de forma otimizada e mais eficiente.

Alguns benefícios da automatização da segmentação de clientes são:

  • Escalar o atendimento ao público;
  • Vantagem competitiva;
  • Estratégias de marketing e vendas mais direcionadas;
  • Tomada de decisões mais assertivas sobre regras e prazos de cada promoção;
  • Personalização de ofertas;
  • Atendimento em todos os canais de venda com ofertas específicas;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Impulsionamento de vendas;
  • Mais conversão de clientes novos;
  • Retenção de clientes;
  • Fidelização dos consumidores à marca;
  • Aumenta a receita.

No próximo tópico, descubra como um motor de regras de negócios BRMS pode ajudar sua empresa nesse processo de segmentação de clientes.

BRMS e a segmentação de clientes automatizada 

O Abaccus Decision é uma solução de BRMS (Software de Gerenciamento de Regras de Negócios) que apoia a segmentação de clientes automatizada da sua empresa.

Segmentar, além de dividir os clientes por diversos critérios como dissemos anteriormente, significa “tomar decisões” que impactem cada um desses clientes.

Assim, é possível aplicar decisões capazes de analisar um conjunto de dados, aplicar regras e cálculos e devolver um modo de atendimento, um preço especial ou uma condição diferenciada específica para cada segmento.

E como isso pode ser feito? O nosso software, o Abaccus Decision, automatiza o processo de tomada de decisão, com segurança, agilidade e inovação. Afinal, ele foi desenvolvido para gerenciar milhares de variáveis, regras e suas combinações, com atualização única e simplificada.

Além disso, a ferramenta trabalha integrada aos sistemas internos das empresas, como CRM ou ERP.

Assim, a sua equipe consegue editar as regras de negócios e cálculos complexos com autonomia na nossa ferramenta. E o BRMS, capaz de gerenciar as variáveis, decide, baseado em critérios pré-estabelecidos pelo próprio usuário de negócios, o que pode ser ofertado para cada cliente, com alta precisão e granularidade para atender seus públicos.

Com o nosso software, você também consegue aproveitar as oportunidades de cross selling e up selling, tornando as suas campanhas mais efetivas. 

Entender melhor como o Abaccus Decision pode trazer mais agilidade, assertividade e produtividade para sua equipe na segmentação de clientes.

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