8 dez 22

Como o Scrum pode agilizar as tomadas de decisões na empresa

Scrum - Abaccus

As empresas estão buscando cada vez mais melhorar seus processos internos e otimizar resultados através da transformação digital. Devido ao ritmo acelerado em que novas soluções aparecem, com uma pressão constante pela eficiência e concorrência acirrada, é necessário contar com soluções inovadoras, como o método Scrum, por exemplo.

O Scrum faz parte das metodologias ágeis e serve para melhorar as estratégias e práticas dentro dos processos de uma empresa, facilitando a tomada de decisões. 

Por isso, é importante que você entenda como o scrum funciona, quais são os seus pilares e como você pode utilizar dessa metodologia para agilizar e otimizar seus processos e tomadas de decisões na empresa. Boa leitura!

Entenda o que é Scrum 

Afinal, o que é a Metodologia Scrum? É comum você já ter ouvido falar sobre essa metodologia e ter dúvidas sobre como funciona.

A Metodologia Scrum é um Método Ágil, por isso, também pode ser chamada de metodologia Scrum Agile. Na prática, é um framework, um conjunto de ações, estratégias e práticas para o gerenciamento de projetos.

Ele foi criado em 1993 pelo piloto Jeff Sutherland e pelo desenvolvedor Ken Schwaber. O piloto de avião compreendeu, com base em sua experiência, que não existe uma só forma fixa de pousar um avião, mas sim diferentes variáveis externas e internas a se considerar que exigiam adaptação por parte do piloto durante cada pouso.

Dessa forma, Sutherland concluiu que os projetos podem ser vistos do mesmo jeito: envolvem diferentes pessoas, necessidades, obstáculos e realidades para alcançarem os mesmos objetivos. E imprevistos sempre podem aparecer. 

Afinal, o que é uma Metodologia Ágil?

Os Métodos Ágeis já existem há um bom tempo, mas começaram a ser melhor desenvolvidos e adaptados à medida que a transformação digital foi acontecendo e o mercado se tornando mais competitivo.

A Metodologia Ágil foi desenvolvida para que as indústrias conseguissem acompanhar esse novo ritmo. Em 2001, 17 desenvolvedores lançaram um documento chamado o Manifesto Ágil – você pode conferir o documento aqui.

O objetivo da equipe era tornar os seus processos menos burocráticos e mais eficientes, evitando qualquer atividade que prejudicasse esse ritmo. 

A equipe quis abandonar muitas metodologias clássicas da gestão de projetos, principalmente porque não conseguiam atender as demandas do mundo do desenvolvimento de softwares.

Apesar de existir há tempos, é recente o uso dos Métodos Ágeis no Brasil. Eles são alternativas na gestão de projetos para oferecer mais rapidez ao fluxo ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência. São exemplos as Metodologias Lean, SMART, Kanban e, claro, o Scrum.

Você está buscando mais agilidade no processo decisório empresarial? Nós temos cinco dicas para te dar!

Qual o objetivo do Scrum?

Você já compreendeu o insight que gerou esse método, mas, afinal, quais são os pilares do Scrum e seus objetivos?

O Scrum tem como meta tornar os processos mais simples, facilmente visualizáveis e claros, pois trabalha com registros sobre o andamento de todos os fluxos. O seu objetivo principal é a maior produtividade da equipe e a agilidade na tomada de decisões e na gestão de projetos.

Ele cria uma ambiente propício para que o projeto seja finalizado de forma mais rápida, com maior qualidade, eficiência e otimização no uso dos recursos (sejam humanos ou materiais). 

Como funciona o método Scrum? 

A metodologia Scrum funciona em fases e ciclos. 

Antes de começar, o dono do projeto precisa visualizar todo o processo e o que se espera do produto final para realizar o planejamento. É necessário saber bem qual é o objetivo final a ser atingido com esse projeto.  

Agora, é a vez de fazer uma lista ou Product Backlog (nome dado pela Metodologia Scrum) para descrever os conjuntos de objetivos e funcionalidades do produto. Como dono do projeto, escolha quais serão as prioridades ao longo do desenvolvimento do projeto.

Depois é o momento de criar os ciclos, que no Scrum são chamados Sprints. Eles determinam o período que cada conjunto de atividades do Product Backlog deverá ser concluído. Normalmente, cada Sprint tem duração de duas a quatro semanas. No método Scrum, os prazos precisam ser cumpridos.

Então, os membros da equipe devem planejar as tarefas que precisam ser cumpridas em cada Sprint e definir as prioridades em uma reunião para planejamento, chamada de Sprint Planning Meeting. Nessa reunião, todos os detalhes devem ser verificados, principalmente, os responsáveis por cada atividade.

Quando um Sprint começa, ele sai do Product Backlog e passa para o Sprint Backlog. O ideal é que haja reuniões diárias com a equipe, podendo ser de 15 minutos, para o monitoramento das tarefas do ciclo. Nessa reunião, também é possível corrigir falhas.

Quando um Sprint é finalizado, há a reunião final, chamada de Sprint Retrospective. Nela, é realizada a revisão das atividades e das funcionalidades concluídas. A equipe também deve avaliar os desafios e problemas a serem resolvidos antes do início de um novo ciclo.

Esses processos devem ser repetidos até que o produto final seja alcançado, não há limite de Sprints. O método potencializa o trabalho da sua equipe, facilita o cumprimento de prazos e permite o acompanhamento contínuo. Além disso, ajuda a sua empresa a detectar erros nos processos e pontos que podem torná-los mais ágeis e otimizados.

Onde o Scrum pode ser implantado? 

Durante as décadas de 1990 e 2000, Jeff Sutherland, o piloto de avião e criador do Scrum, facilitou a implementação do método nos mais variados tipos de negócio, na criação de diversos produtos e otimização de informações empresariais.

Até mesmo o famoso FBI atualizou o seu banco de dados utilizando o método ágil, no intento de atingir maior praticidade, eficiência e agilidade. Os criados do Scrum já concluem que ele funciona para qualquer departamento ou projeto complexo em todos os segmentos do mercado. 

Como agilizar seus processos e ter mais eficiência na tomada de decisão 

Agora que você já entende melhor sobre o Scrum, um outro recurso que favorece a tomada de decisão e agilidade dos processos é o gerenciamento de regras de negócios e cálculos.

Uma gestão baseada em regras de negócios permite que as decisões operacionais sejam definidas, registradas e testadas de forma separada dos processos da empresa. 

Assim, esse sistema consegue auxiliar o negócio na tomada de decisões mais assertivas, ágeis, valorizando a produtividade e o ganho de tempo nos processos.

Inclusive, o BRMS, que é um sistema de gestão de regras completo, oferece autonomia para que a própria gestão crie, implemente, gerencie e consulte todas as regras e resultados dentro de um só lugar através de uma interface simples e amigável.

Por isso, para um maior controle dos processos, assim como autonomia e agilidade, um Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) é muito indicado, pois é capaz de automatizar as regras de negócios e cálculos da empresa, gerando motores de decisões ágeis que devolvem a decisão para os parceiros de negócios e demais sistemas da empresa. 

Processos complexos como precificação, subscrição, comissionamento, concessão de crédito, promoções e autorizações de procedimentos são facilitados com base em um software simples, de fácil manuseio, que busca minimizar possíveis erros dentro desses processos.

Quer entender como um BRMS pode ajudar a sua empresa a tornar os processos mais ágeis e eficientes? Clique aqui e converse com os nossos especialistas, temos um sistema que já ajudou empresas a diminuírem seus erros e aumentarem sua produtividade nas mais diversas áreas do mercado.