Você sabe como funciona o risco da concessão de crédito e o que ele representa para a sua empresa?
Quanto maior o risco corrido pela sua empresa ao conceder crédito, maior é o possível prejuízo que você pode ter nos seus rendimentos. Por isso, é essencial que você entenda como é feito o cálculo e controle do risco de crédito.
Por isso, neste conteúdo, você irá entender como funciona o risco de crédito, como ele é calculado e como fazer o controle desse risco para evitar negócios que prejudiquem os resultados da empresa. Boa leitura!
O que é o risco de crédito?
O risco de crédito é, na prática, o risco de conceder um crédito a alguém e esta pessoa não pagar. Esse risco é avaliado em todas as transações e operações financeiras envolvendo empresas ou ao menos uma empresa, independentemente da forma de concessão de crédito.
A ideia é que, quanto maior for o risco de crédito, menores são as chances de ter o crédito aprovado. Esse risco é classificado em “primeira classe” e “segunda classe” (ou primeira e segunda categoria). Saiba mais a seguir.
Como é feito o cálculo do risco de crédito?
O cálculo do risco de crédito não é uma fórmula matemática. O cálculo é feito de acordo com pesquisas sobre os clientes em questão.
O risco do custo analisa o quanto a empresa será prejudicada caso o cliente não pague a dívida. Esse cálculo relaciona o custo da produção de um produto, o lucro e todos os custos envolvidos na venda. A partir dessas informações, você definirá as regras para a venda, a fim de diminuir a possibilidade de ter prejuízos.
Além disso, também é preciso levar em conta o risco da inadimplência do cliente em particular. O porte da empresa a que se vende, restrições no seu CNPJ e outras informações financeiras também devem ser levadas em consideração. Com esses dados, será definido o limite de crédito.
Portanto, com todas as informações necessárias do cliente, você consegue identificar os padrões de regras que poderão ser utilizados para aprimorar e agilizar mais a sua tomada de decisão de concessão de crédito.
Entenda a importância de manter um controle de risco de crédito
A análise de risco de crédito é essencial para evitar prejuízos. Qualquer gestor precisa se atentar para os riscos de vender e não receber, evitando fechar o mês no vermelho por causa de problemas com inadimplência.
Empresas de todos os portes precisam ficar atentas e medir o risco de crédito para repensar planejamentos, reduzir custos, prever possíveis perdas financeiras, melhorar o relacionamento com os clientes e traçar estratégias de otimização. Definir o risco de crédito é essencial para manter a saúde financeira da sua empresa.
Aqui, a tecnologia irá andar lado a lado com a segurança e a saúde empresarial. Entenda aqui as vantagens da automatização nesse processo.
Como é feito o controle de risco
Para manter o controle de risco de crédito aliado à gestão financeira, você precisa, além de qualquer cálculo de risco, manter:
- Um banco de dados atualizado com as informações sobre risco de crédito dos seus clientes;
- A classificação do comportamento financeiro dos consumidores (pagam em dia ou não, se já devem algo, se já houve algum problema…);
- Cobranças ou execuções de contrato em caso de inadimplência;
- Softwares para automatizar a gestão de cobrança, assim, o método será fixo e o prazo não será quebrado por falhas humanas;
- Monitoramento das finanças da empresa;
É essencial automatizar todas essas ações, já que são diretamente ligadas a prazos. Se quer saber mais sobre como automatizar o processo decisório do seu negócio, confira o nosso post sobre o tema.
Entenda como dar agilidade ao processo de concessão de crédito sem perder a eficiência
Aliar a tecnologia a processos complexos como o de concessão de crédito é, atualmente, a melhor solução. Esses são processos que apenas com uma falha pode desencadear uma sequência de erros e prejuízos para o rendimento e a produtividade da operação.
Portanto, para tornar esse processo mais assertivo e eficiente, sem risco de erros que podem custar caro, uma das soluções é trabalhar com a gestão de regras e cálculos, automatizando decisões. Como o uso de um BRMS, por exemplo.
No sistema de BRMS, como o Abaccus Decision, você consegue automatizar e otimizar o processo decisório baseado nas regras do negócio,cálculos e taxas ou seja, nas informações que guiam os processos da sua empresa e fazem parte da inteligência competitiva.
Essa ferramenta te ajudará a liberar ou não um empréstimo, definir limites de crédito, detectar oportunidades de venda cruzada e mais, tudo com alta precisão e personalizado de acordo com a sua empresa.
O Abaccus Decision irá facilitar completamente a tomada de decisões diária na empresa, além de dar mais autonomia e agilidade a todo o processo de decisões! Quer saber mais sobre como o Abaccus Decision pode melhorar seus processos? Clique aqui e converse com nossos especialistas.