Você deve saber da influência da tecnologia no mercado de seguros no Brasil. Isso porque com a transformação digital, soluções surgiram para dar mais eficiência e agilidade aos processos.
Não apenas no mercado de seguros, mas em muitas áreas a urgência pela transformação digital é um fato. Isso para que a empresa consiga se manter competitiva no mercado.
Portanto, para entender as lacunas de oportunidades da tecnologia no mercado de seguros no Brasil, confira o conteúdo abaixo. Separamos as principais tendências em tecnologias que estão influenciando o setor. Boa leitura!
O atual cenário do mercado de seguros no Brasil
O mercado de seguros no Brasil é um setor com potencial de expansão. Recentemente, o setor recebeu grande influência da tecnologia a partir da transformação digital.
Em março de 2022, o setor atingiu R$ 13 bilhões em faturamento, um avanço de 13,8% comparado a 2021.
Devido à abertura dos setores na pandemia, o foco no mercado de seguros mudou para a sustentabilidade, o crescimento responsável e a inovação. E, quando chegou o ano de 2023, o setor precisou lidar com o impacto da transformação digital contínua.
A verdade é que há uma grande facilidade do segmento na absorção de novas tecnologias. Afinal, as seguradoras precisam lidar com muitos dados e um fluxo grande de processos. Essa análise precisa ser feita de forma precisa para evitar falhas que causam prejuízos às empresas.
Como a tecnologia influencia o mercado de seguros?
O mercado de seguros está sendo gradativamente impactado pela tecnologia. Esse movimento traz muitos benefícios, como a modernização dos processos, a facilidade de integração de dados, a assertividade nas tomadas de decisão, dentre outros.
No ramo de seguros, o desafio da transformação digital está na automação de processos e o uso de inteligência artificial para analisar uma grande quantidade de dados de forma eficiente.
De acordo com o Ministério da Economia, estudos demonstram crescimento 40% maior entre as organizações que decidiram investir em tecnologia.
Por isso, empresas estão investindo no crescimento responsável. Isto que dizer, na adaptação dos processos à tecnologias que auxiliem na produtividade.
A cotação de seguros pode ser trabalhosa! Confira aqui como um sistema multicálculo de seguros pode ajudar sua empresa a evitar prejuízos. Entenda as vantagens!
Principais tecnologias para o mercado de seguros
Para falar sobre tecnologia e seguros, foi criado o termo insurtech: a junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia). Confira abaixo as principais tecnologias para o setor.
Big data
A tecnologia Big Data está relacionada ao tratamento de informações que estão nos bancos de dados de servidores e empresas. Esses dados são conectados e podem ser acessados sempre que necessário.
A partir desse recurso, a aquisição de dados se tornou menos custosa. Isso favorece um conhecimento mais aprofundado dos riscos de processos, comportamento de público e mercado.
Esse poder de análise de dados levou as seguradoras a adotarem operações mais simples e assertivas.
Além do mais, os dados também favorecem o aperfeiçoamento dos processos, eliminando os erros e garantindo mais precisão nos negócios.
Entenda como a automação de processos influencia a gestão de seguros e a gestão de contratos.
Computação na nuvem
A migração para a nuvem é um dos importantes destaques do mercado. Através dela, você pode acessar os dados ou dispor de serviços de TI de qualquer computador que tenha internet.
Assim, há redução de custos, maior segurança, flexibilidade, possibilidade de colaboração a distância entre equipes e a possibilidade de recuperação de dados.
A computação em nuvem praticamente eliminou limites geográficos na hora de lidar com os processos e serviços de uma seguradora. Assim, aumentam as possibilidades de negócios nesse mercado.
Machine learning
O machine learning pode ser traduzido como “aprendizado de máquina”, e é um conceito associado à inteligência artificial. Trata-se de um sistema que se modifica por meio do aprendizado, a partir de regras lógicas, podendo identificar padrões com facilidade.
Já que as fraudes são um grande problema para o sistema de seguros, as empresas já estão usando o machine learning para melhorar a identificação desses casos.
A utilização do machine learning consegue detectar padrões rapidamente, tornando possível identificar e gerenciar a fraude sem dores de cabeça.
Além disso, é possível determinar regras de negócios para diferentes perfis de clientes, agilizando os processos e o retorno aos mesmos. Isso proporciona uma melhor experiência de compra, conquistando e fidelizando clientes.
Inteligência artificial
A inteligência artificial, também conhecida como IA, consegue fazer a análise e personalização dos planos para cada cliente do mercado de seguros. Há ainda ferramentas como chatbots interativos, análise de dados, machine learning e outros.
Assim, é possível fornecer um melhor serviço para os clientes, com previsões precisas, jornadas mais assertivas, maior satisfação e fidelização.
Análise preditiva
A análise preditiva verifica dados obtidos a partir de sistemas conectados para fazer previsões futuras de negócios.
Para o mercado de seguros, essa análise permitiu a coleta de dados, históricos de sinistros, registros financeiros e outras informações.
Reivindicações futuras, riscos e suas classificações são examinados rapidamente, gerando propostas de apólices com qualidade, assertividade e sem custos extras.
Internet das coisas (IoTs)
A Internet das Coisas é a rede coletiva de dispositivos conectados, facilitando a comunicação entre os sistemas, coletando dados e respondendo aos usuários de forma inteligente.
Com a IoTs, é mais fácil para a seguradora avaliar e monitorar os riscos em itens específicos, como os de alto valor, tudo em tempo real. Assim, é possível gerenciar recursos e fornecer melhores proteções.
Agora, estão se popularizando as coberturas personalizadas, precisas e adaptadas aos clientes.
Open insurance
O conceito de Open Insurance aplica as práticas de Inovação Aberta no mercado de seguros no Brasil. Ele fornece serviços de dados a parceiros para criar modelos inovadores.
A tecnologia só é possível por causa das APIs (Application Programming Interfaces) abertas e inseridas em aplicativos de seguros. Elas permitem o compartilhamento de dados entre organizações.
O Google Maps é um exemplo de API.
Permitir o compartilhamento de dados e APIs abertas significa criar novas formas de negócios competitivos, inovadores e a otimização da experiência do cliente.
Quer saber mais sobre Open Insurance? Leia nosso post sobre o Open insurance: quais os desafios para o mercado de seguros.
Afinal, o mercado segurador ainda esbarra em diversas burocracias, e a tecnologia acessível pode se adequar facilmente às regras, facilitar os processos e dar mais agilidade na hora de fechar negócios.
Como é o caso do uso do Abaccus Decision. A nossa solução de BRMS é uma plataforma capaz de automatizar as regras de negócios e cálculos da empresa, dando autonomia para área de negócio gerir esse ativo tão importante em modelo low code – sem dependência de TI ou fornecedores externos.
Agilidade, segurança e eficiência são aliados à tecnologia para aumentar a produtividade da sua seguradora. Clique aqui, converse com nossos especialistas e entenda como o Abaccus Decision pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio.