24 maio 23

Inovação disruptiva e seu papel no atendimento ao cliente

Inovação disruptiva e seu papel no atendimento ao cliente

Se você quer que a sua empresa se destaque no mercado e garanta força competitiva, investir na inovação disruptiva pode trazer bons resultados . 

Ela ocorre quando um conceito descontinua em um mercado existente e/ou é transformado em um segmento completamente novo. No mercado atual, tão acelerado, a inovação disruptiva já faz parte da rotina.

Porém, é importante saber que existem riscos a enfrentar quando se incorpora algo novo no mercado. 

Além disso, a inovação disruptiva também pode ser utilizada nos processos internos para otimizar e dar mais agilidade e produtividade à sua operação. Como é o caso do uso desse conceito no atendimento ao cliente, por exemplo. 

Por isso, confira no conteúdo abaixo o que é a inovação disruptiva, qual sua importância para as empresas e seu papel para melhorar o atendimento ao cliente. Boa leitura!

O que é a inovação disruptiva e sua importância para empresas

Uma empresa precisa acompanhar a inovação, principalmente no mercado atual, onde tudo muda rapidamente. Isso é válido ainda mais para setores como a indústria e a tecnologia, que estão sempre com novas soluções de otimização de processos.

A inovação disruptiva é a tecnologia que provoca uma ruptura com os padrões anteriores, os modelos já estabelecidos no mercado. Dois grandes exemplos de inovação disruptiva são a internet e o smartphone, pois eles criaram um segmento novo.

Através da inovação disruptiva, uma solução já existente é transformada. A tecnologia desenvolve hábitos novos e os antigos caem em desuso de forma veloz. Dessa forma, as empresas precisam ficar atentas às novas tendências para se manterem competitivas no mercado.

Quais as principais características da inovação disruptiva

O termo inovação disruptiva foi criado pelo professor Clayton Christensen, inspirado no conceito de destruição criativa do economista Joseph Schumpeter.

A destruição criativa se refere aos ciclos de um negócio: a cada nova revolução industrial ou tecnológica, o anterior era destruído, gerando inovações. Aproveitando esse conceito, Christensen publicou sobre a inovação disruptiva pela primeira vez em 1995.

Confira a seguir quais as principais características da inovação disruptiva e suas vantagens e desvantagens para as empresas.

Baixo valor para o cliente

A ideia da inovação disruptiva é modificar produtos para que sejam mais baratos e simples. Afinal, para que a ideia viralize, é interessante que ela tenha um preço menor e seja mais acessível.

Criação

Para a criação de um produto dentro da tecnologia disruptiva, alguns conceitos serão reutilizados, mas sempre existirão mais utilidades que tornem a ideia atraente.

Alta demanda

A solução disruptiva colabora para que o produto anterior se torne obsoleto, abrangendo um público maior – tanto os que usavam as soluções antigas quanto os que não eram alcançados pelas empresas tradicionais.

Mais riscos

Por ser novo e disruptivo, há sempre risco na criação do produto. A recepção dele pelo público é imprevisível, com risco de fracasso e possibilidade de sucesso.

Diferença entre inovação incremental e inovação disruptiva

Antes de seguirmos, é essencial entender a diferença entre o conceito de inovação incremental e de inovação disruptiva.

A inovação disruptiva produz uma nova solução que pode substituir produtos e/ou serviços já existentes, criando novos hábitos de consumo. Um exemplo é a criação dos streamings de vídeo que substituíram o uso dos DVDs. 

Já a inovação incremental é a melhoria de uma solução que já existe, como as novas versões de smartphones que surgem com novas funcionalidades.

Papel da inovação disruptiva no atendimento ao cliente

A inovação disruptiva moderniza diariamente os processos de atendimento ao cliente. Através das tecnologias atuais, as empresas conseguem se relacionar com o público pelos mais variados canais e de forma acelerada.

Com os diversos formatos de anúncios, você pode chegar ao seu target em diferentes mídias. Através de gatilhos de conversão, você consegue iniciar um relacionamento com o seu cliente de forma rápida.

E com a ajuda de sistemas de atendimento, você pode encurtar o ciclo da jornada de compras e fechar mais negócios.

De preferência, essas soluções podem ser integradas em um atendimento omnichannel, fornecendo uma experiência completa ao cliente durante todo o funil de vendas.

Essa é apenas uma das maneiras de automatizar o processo de funil da sua empresa. Dentro desses processos, outras tarefas podem aproveitar a automação, inclusive, se você usa as regras de negócios e cálculos complexos.

Isso acontece nos setores de seguros, e-commerces, operadoras de saúde e empresas financeiras que possuem diversos produtos para diferentes perfis de cliente.

A automatização torna os processos mais ágeis, assertivos, influenciando os resultados de vendas.

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