Um processo de integração dos novos clientes é essencial para garantir o sucesso do negócio. Por isso, o digital onboarding tem ganhado força nessa função.
O indicado é que o processo seja digital e automatizado, pois assim é possível diminuir erros e trabalhar com dados assertivos para personalizar cada vez mais a experiência do cliente e os resultados da empresa.
Mas, como fazer Onboarding digital de forma eficiente? Entenda como funciona o onboarding digital, quais as suas vantagens e como investir nessa ferramenta. Confira no conteúdo a seguir e tire suas dúvidas!
O que é o digital onboarding?
O processo de onboarding é usado quando a empresa recebe o cadastro de um novo cliente.
É claro, com tantas mudanças no mercado, as empresas precisaram se adaptar. E a tecnologia tem acompanhado essas adaptações entregando soluções cada vez mais inteligentes para tornar os processos mais automatizados e assertivos.
Por isso, para não perder o gap de vendas, você consegue agilizar os processos de conversão a partir do digital onboarding.
Com a digitalização de serviços, principalmente após a pandemia do coronavírus, essa foi uma solução totalmente digital e eficiente para garantir que o cliente continue interessado no produto ou solução.
Dessa forma, o onboarding digital nada mais é que ações que permitem ao seu novo cliente “mergulhar”, ou “imergir”, nas soluções oferecidas por sua empresa, porém, de forma remota.
Entenda como funciona o digital onboarding
Para atender o novo ritmo das empresas, é necessário investir em tecnologias com recursos suficientes para automatizar os fluxos – e ganhar ainda mais eficiência.
Dessa forma, o onboarding é necessário em diferentes situações como aquisição de novos clientes (abertura de contas, solicitação e aprovação de crédito, por exemplo), assim como a aquisição de novos colaboradores (processo seletivo online).
Confira a seguir mais sobre o onboarding digital para aquisição de novos clientes.
Digital onboarding no relacionamento com os clientes
O onboarding digital usado no relacionamento com os clientes é aplicado na captação de leads e na jornada de compra.
No onboarding digital, o cliente não precisa se deslocar até a empresa. Ao contrário do processo convencional, tudo é mais rápido e fácil. Para obter um serviço, basta preencher documentos eletrônicos.
É um fluxo totalmente digitalizado e online. Os clientes passam por uma única plataforma, o que torna tudo mais fácil, e a venda dos produtos e/ou soluções é totalmente remota.
Assim, o onboarding acaba auxiliando na agilidade dos processos, uma vez que tudo é feito por meio digital e com a ajuda da padronização de etapas e sua automatização.
No setor financeiro, esse tipo de ferramenta já tem conquistado grande retorno. A automação de backoffice tem contribuído para o aumento do número de conversões de novos clientes, além de garantir mais segurança nos processos, evitando fraudes e prejuízos maiores para as empresas.
Dessa forma, as instituições financeiras têm investido na digitalização dos processos. Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022 – Vol. 1 Tendências em Tecnologia, 91% das instituições aumentaram o investimento em soluções digitais como principal meio de relacionamento e estratégia para entrega de uma melhor experiência ao cliente.
Os benefícios do digital onboarding
Com um programa de integração digital, você garante diversas vantagens para a empresa:
Maior engajamento
O onboarding funciona atraindo os clientes pela facilidade. Por isso, as melhores técnicas devem ser aplicadas para criar engajamento dentro da plataforma e aumentar a retenção de clientes, evitando que eles migrem para soluções da concorrência.
Melhor experiência do cliente
O onboarding digital deve ser pensado para melhorar a experiência do cliente. Por isso, mergulhe na jornada do cliente e entenda como você pode facilitar todo o processo de forma estratégica para que o usuário não perca o interesse.
No caso do setor financeiro, o onboarding tem ganhado destaque para soluções como abertura de contas, solicitação e aprovação de crédito, dentre outros processos que já podem ser solicitados dentro de aplicativos e de forma totalmente online e rápida.
Melhor relacionamento com o cliente
Seu onboarding deve pensar em como sanar as dúvidas dos clientes e estreitar o seu relacionamento para que ele tenha confiança na sua solução.
Dessa forma, a sua empresa se mostra comprometida com o serviço oferecido e o seu cliente mais satisfeito.
Redução de falhas
Com um onboarding digital, a sua empresa diminui as falhas que acabam acontecendo quando o processo se torna manual. Isso porque ele é capaz de padronizar processos e automatizar tomadas de decisões a fim de tornar a operação mais ágil e assertiva, uma vez que é criada com base em dados.
Por que investir na digitalização de processos?
As empresas que se desenvolvem por meio de tecnologia conseguem aumentar a eficiência e a inteligência do setor. Softwares que automatizam os processos e digitalizam as tarefas são essenciais para tornar todo esse processo mais assertivo.
Como é o caso da automatização de processos, como:
- Precificação e políticas de descontos;
- Concessão de Crédito;
- Oferta inteligente de produtos e serviços (Cross sell e Up sell);
- Cálculos e políticas de comissionamento;
- Autorização de procedimentos;
E o Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) é uma ferramenta completa para garantir que as suas regras de negócios sejam bem geridas, documentadas e devolvendo decisões assertivas para a sua empresa.
A partir do BRMS, você irá automatizar os cálculos da empresa, gerando motores de decisões ágeis e eficientes.
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