16 dez 22

Como precificar um produto para alavancar as vendas no varejo

O segmento varejista lida diariamente com desafios gerados pela volatilidade do setor. Por isso, é preciso ter como aliado ferramentas para entender como precificar produtos de forma eficiente para o futuro do negócio.

A operação se torna mais complexa quando são trabalhados diversos perfis de clientes, regiões diferentes e variados canais de venda. O que acaba gerando uma demanda em grande escala e exigindo métodos ágeis e eficientes para não abrir espaço para a concorrência e muito menos ter prejuízos no negócio.

Por isso, para te ajudar a entender melhor essa necessidade do mercado, neste texto você irá saber como precificar produtos e serviços no varejo com a ajuda de um sistema BRMS. Confira!

O que é a precificação de produtos e serviços

A precificação de produtos é uma das principais atividades no varejo. Isso porque calcular o preço do produto ou serviço terá repercussão direta com o faturamento e lucro do seu negócio, assim como adesão do seu cliente final.

Dessa forma, a precificação é feita a partir de cálculos que incluem o lucro desejado pela empresa, assim como os valores que operam na concorrência.

Por isso, é preciso levar em consideração que o lucro e o faturamento são conceitos diferentes. Afinal, você pode ter um melhor preço do produto, estar faturando mais que o seu concorrente, mas a sua margem de lucro ser menor, colocando em risco a saúde financeira do seu negócio.

Assim, quando se fala em precificação, as regras de negócios podem garantir agilidade e preços competitivos e personalizados. Elas permitem que os cálculos sejam feitos conforme os limites necessários, e claro, que as ofertas sejam criadas com diferentes especificidades.

ofertas - abaccus

Qual a importância de saber como precificar produtos

Sabemos que no varejo existe a demanda de criar ofertas ágeis e promoções segmentadas para os clientes, que podem consumir em diferentes canais.

Além disso, a realidade de constantes mudanças no mercado é outro fator que reforça a necessidade de gerenciar as regras de negócios com qualidade.

Afinal, se você estiver operando com um valor muito abaixo do mercado, é possível que não gere o lucro necessário para manter o seu negócio funcionando e em crescimento.

Por isso, para melhorar os resultados e aumentar a competitividade, os processos decisórios precisam ser mais assertivos e ágeis. Assim, é fundamental ter a capacidade de trabalhar com um grande volume de informações, garantindo a tomada de decisão de forma assertiva.

As regras de negócios, gerenciadas por um BRMS, por exemplo, contribuem na otimização de toda essa lógica operacional, encurtando ciclos e automatizando a operação, a partir de cálculos feitos de forma automática a partir de uma base de informações.

Assim, você consegue operar vários perfis de clientes e produtos de uma só forma, sem perder a eficiência, com agilidade e criando um histórico que ajudará o seu negócio a tomar decisões certas para seu crescimento.

Como o varejo trabalha sem o BRMS

Muitas empresas varejistas já usam sistemas de gestão que qualificam os processos em diferentes setores, como marketing, comercial, logística ou no pricing, por exemplo.

Isso é muito importante no auxílio aos departamentos, para que tarefas sejam cumpridas com mais assertividade, afinal, antes tudo era trabalhado com base em planilhas. No entanto, embora essas lojas já trabalhem com tecnologia, algumas lacunas ainda não estão preenchidas.

Isso acontece porque, na maioria dos casos, as regras de negócios estão espalhadas nestes sistemas, como ERP ou CRM. Em muitas situações elas também estão em planilhas ou documentos de Word, e embora existam, não são utilizadas corretamente.

Em função deste problema, as regras de negócio acabam não funcionando adequadamente, de maneira integrada. Por esse motivo, fazer a precificação com base em cálculos pode não estar sendo feito de maneira correta, prejudicando toda a operação.

dicas - abaccus

Como precificar produtos

Quando estamos falando sobre como precificar um produto, é preciso analisar pontos, como:

  • Custos:  todo gasto da cadeia de produção do produto, no caso, matéria-prima, mão de obra profissional, contrato com fornecedores, amortização, dentre outros gastos.
  • Despesas: são os gastos da estrutura necessária da empresa, como administração, assim como outros investimentos como aluguel, energia elétrica, limpeza, segurança, água, dentre outros.

Os custos também podem ser variáveis e devem ser incluídos no cálculo, como é o caso de valores de impostos e entregas de produtos, por exemplo.

Após calcular esses gastos totais e o custo de cada parte necessária para que o produto exista ou o serviço consiga ser operado, então é a hora de entender como fazer a margem de lucro.

Dessa forma, é levando em conta a base que o valor utiliza e o quanto você deseja que a sua empresa cresça. Assim, o equilíbrio deve ser considerado para que o produto ou serviço garanta a competitividade no mercado.

Índices importantes para calcular e acertar na precificação de um serviço ou produto

Como dito, o mercado está em constante mudança, e para que o seu negócio consiga acompanhar e garantir a competitividade, é indicado seguir alguns índices importantes, como:

Índice de comercialização

Esse é um cálculo que considera algumas variáveis para gerar um fator de multiplicação.

Índice de comercialização - abaccus

 

Dessa forma, para que o resultado do cálculo seja em forma de índice, basta dividir o número 1 pelo resultado obtido da equação acima.

E para chegar ao preço do produto ou serviço, você multiplica o índice pelo custo da operação.

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Seu cálculo é bem parecido com o índice de comercialização e esse também serve para alcançar o preço do produto ou serviço sem perder a competitividade.

Abaccus Decision e a precificação inteligente

Se deseja trabalhar com modelos decisórios que garantam uma precificação mais ágil e segmentada, você precisa conhecer o Abaccus Decision.

Ele consegue atender as demandas de uma loja, seja qual for o nível de exigência e capilaridade, com a excelência de um BRMS.

Com o Abaccus Decision, as variáveis que compõem a estratégia de vendas combinadas às regras de negócio, geram tomadas de decisão mais rápidas e eficientes.

O processo de precificação é formado a partir de diversas combinações. É viável definir períodos e datas de duração específicas para cada promoção. Assim como diferenciar cada preço a partir dos perfis de variados clientes.

Tudo isso sendo arquivado em nuvem ou em servidor local, e com uma interface intuitiva, garantindo a autonomia da sua equipe de vendas e diminuindo o gap entre oferta e fechamento de negócio.

Uma precificação inteligente e ágil para otimizar a competitividade no varejo.

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