22 mar 23

3 dicas para otimizar os processos de cobrança recorrente

3 dicas para otimizar os processos de cobrança recorrente

A transformação digital trouxe soluções de automatização para que empresas consigam manter os processos sem perder eficiência e acompanhar o ritmo digital. E para a cobrança recorrente de clientes, esse é um ótimo caminho.

Afinal, para obter bons resultados nas vendas, é preciso criar processos assertivos e ágeis.

E garantir um processo de cobrança recorrente eficiente, além de oferecer uma melhor experiência para o seu cliente, também ajuda a sua empresa a reduzir custos e evitar a inadimplência.

Então, para que você entenda melhor como fazer a otimização da cobrança recorrente na sua empresa, separamos 3 dicas práticas no conteúdo abaixo. Confira as dicas e boa leitura!

O que é a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente ou pagamento recorrente é a forma de pagamento que se renova a cada período. Esse modelo já está presente em vários tipos de negócios que adotaram as cobranças automáticas.

Esse tipo de cobrança tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, pois evita que haja atrasos e também oferece uma melhor experiência ao cliente.

O ideal é que o negócio se adapte ao cliente, fornecendo a melhor forma de cobrança para ele. Por isso, existem planos semanais, quinzenais, mensais, trimestrais e até anuais.

Os sistemas de cobrança recorrentes são automatizados e, normalmente, de fácil manuseio.

A importância de manter um processo de cobrança recorrente

Afinal, por que implementar cobranças recorrentes? Com as cobranças automatizadas, a empresa poderá ter previsibilidade de receita, reduzindo geração de boletos, atrasos, correções e outros problemas. 

Assim, a empresa consegue gerir melhor os pagamentos e diminuir o índice de inadimplência, já que o pagamento não depende da memória do cliente, e sim de um sistema automatizado e programado para fazer as cobranças adequadamente.

Para o cliente, a cobrança recorrente não é como parcelar um pagamento, então não compromete o limite do cartão. Depois da primeira autorização, os demais pagamentos serão feitos sem que o cliente precise cadastrar os dados novamente. E, caso ele prefira, poderá gerar boletos. Além disso, uma vez o pagamento negado, haverá uma nova tentativa futura.

O método é totalmente seguro, com sistemas criptografados, protegidos contra roubos, eficientes tanto para a empresa quanto para os clientes.

Como implementar esse processo?

O funcionamento da cobrança recorrente é simples. A empresa deve contratar uma ferramenta de controle sobre o faturamento e a cobrança.

Esse sistema de pagamento precisa ter o serviço de recorrência e receber pagamentos de cartões de crédito de diversas bandeiras, além de oferecer também segurança para armazenar os dados do comprador.

Portanto, na hora de escolher pelo sistema ideal, leve em consideração que ele:

  • Gere a cobrança e suas faturas, se preciso;
  • Gere multas;
  • Configure datas de vencimento;
  • Faça o cadastro dos clientes ou de outras parcerias;
  • Envie lembretes aos consumidores, caso preciso;
  • Emita boletos e segunda via, se o cliente quiser;

Através de um sistema automatizado, o cliente não precisa ficar atento às datas de vencimento e multas, pois o sistema fica encarregado disso.

3 dicas para otimizar a cobrança recorrente com maior eficiência 

Agora que você já sabe o que um sistema de cobrança recorrente deve ter, aqui vão 3 dicas de como otimizar para que ele aumente a eficiência da sua operação, favorecendo novos negócios para a sua empresa. Confira!

Conheça o seu cliente, o seu produto e o seu modelo de negócio

Através do uso de softwares, você consegue além de oferecer uma experiência melhor para o momento de compra do seu cliente, também colher dados importantes para entender o seu comportamento.

Além disso, é importante identificar se o pagamento recorrente realmente é adequado para o seu tipo de negócio. 

Sabia que os sistemas BRMS podem te ajudar na hora de fidelizar clientes? Não perca a oportunidade de melhorar a satisfação do público. Entenda aqui!

Comunique bem o seu modelo e o seu produto

Em todas as vendas e contatos comerciais, até mesmo na comunicação diária é preciso garantir que o cliente entenda as vantagens do pagamento recorrente.

Portanto, explore benefícios, esclareça dúvidas, fale sobre os seus diferenciais, mostre que será fácil, prático e seguro para o seu cliente.

Trabalhe as objeções e mostre os benefícios para o cliente

As objeções de venda estão sempre presentes. São as justificativas do cliente para não comprar, seja por insegurança ou por não ter entendido as vantagens do produto.

Por isso, é preciso identificar e derrubar tais objeções, garantindo a confiança do consumidor. Além disso, a comunicação que você mantém com seu público pode combater as objeções durante toda a jornada de compra do cliente.

Agora que você já sabe que contar com um sistema de cobrança garante um maior controle de pagamento dos seus clientes, escolha por plataformas que ofereçam integração com outros sistemas.

Se está buscando automatizar processos decisórios e dar mais eficiência e agilidade aos seus processos, o Abaccus Decision oferece esses diferenciais. O BRMS da Abaccus pode ser totalmente integrado com outras plataformas. Esse tipo de software auxilia  a sua equipe a ter mais autonomia na hora de gerir regras de negócios e cálculos, que refletem na forma que a sua empresa faz negócios e toma decisões. Confira aqui como funciona o Abaccus Decision