Você lida com as dores de cabeça dos custos indevidos por causa de clientes inadimplentes?
A inadimplência ocorre quando um cliente solicita um empréstimo ou realiza uma compra, mas não consegue cumprir com o compromisso do pagamento, gerando grandes prejuízos para as empresas.
Por isso, a pergunta-chave para muitos gestores é: como diminuir a inadimplência?
Saiba que é possível evitar grande parte dos problemas causados por essa falta de pagamento. Confira no conteúdo abaixo as consequências da inadimplência para a empresa e como você pode evitá-la. Boa leitura!
O que são clientes inadimplentes
O cliente inadimplente consome as soluções oferecidas pela sua empresa, mas não cumpre com os compromissos financeiros que firmou durante a contratação do serviço.
As razões para a inadimplência podem ser variadas, como problemas financeiros, por exemplo. No fim de 2022, o Brasil bateu recorde de endividados, que acabam recorrendo ao crédito para que possam quitar as suas dívidas.
Dessa forma, entender como lidar com esses atrasos é uma necessidade nos mais diversos setores.
Quais as consequências desses clientes para a empresa
Uma empresa depende do pagamento correto dos seus clientes. Isso incide no crescimento e desenvolvimento do negócio e na sua trajetória dentro do mercado.
Afinal, para que a empresa opere de forma saudável, é preciso ter um bom fluxo de caixa e conseguir se estabilizar financeiramente no positivo. Por isso, o cliente inadimplente pode comprometer o sucesso do negócio.
Quando a inadimplência é alta, a empresa terá dificuldades de movimentar dinheiro, planejar, investir e controlar o orçamento. O próprio crescimento da corporação fica prejudicado, já que não há retorno financeiro para se desenvolver.
Então, é essencial conhecer ações preventivas para a redução da inadimplência, além de saber bem como agir na cobrança das dívidas abertas. Veja alguns passos a seguir para evitar o alto número de clientes inadimplentes.
Como evitar o alto índice de clientes inadimplentes
O cliente é uma peça-chave para que a organização fique bem, e, mesmo que já tenha sido inadimplente, pode ser um consumidor importante para o seu negócio.
Portanto, negociar e até mesmo adotar ações para prevenir a inadimplência são essenciais para garantir a saúde do negócio. Veja a seguir alguns passos para isso:
Faça uma análise prévia
Uma análise deve ser feita antes que o crédito seja concedido, esse passo é essencial para que a aprovação de crédito tenha o perfil do cliente. Sem isso, a empresa pode fazer negócio com clientes com alto risco de inadimplência.
A capacidade de pagamento deve ser levantada na hora de estipular o crédito para ele, com base na análise do balanço patrimonial e outras demonstrações financeiras. Cheque quanto do seu faturamento está comprometido com obrigações e quanto está disponível.
Em resumo, a análise de crédito deve levantar o histórico interno de transações e recebimentos, além de consultar órgãos de proteção ao crédito.
Tenha bastante cuidado com a checagem de empresas
A checagem de informações jurídicas de empresas, como o CNPJ, contrato social e outros documentos (incluindo dos sócios), é essencial para ter maior segurança na concessão de crédito para corporações. Por isso, analise processos judiciais, obrigações não pagas e riscos de fraudes.
Esses procedimentos ajudam a diminuir os riscos de inadimplência, já que são um filtro inicial para captar e manter uma relação com clientes adimplentes.
Entenda o motivo do cliente inadimplente
É preciso conhecer o histórico financeiro e hábitos de compra do consumidor em questão.
Além disso, os clientes deixam de pagar por diversos fatores, e você deve entender as suas motivações. Esse é um passo importante para se preparar depois que a inadimplência já está acontecendo.
Quando o cliente está inadimplente mas não possui um mau histórico de pagador, se bem atendido, pode ser recuperado. Saber lidar com a inadimplência mostra a eficiência da sua empresa e fideliza o consumidor.
Cobre o cliente que não paga da forma correta
O ideal é analisar a situação e entender os seus motivos – podem ser problemas financeiros, insatisfação ou até uma falha da empresa na hora da cobrança.
Depois, você deve oferecer soluções que facilitem o pagamento. A sua empresa só tem a ganhar com isso. Portanto, evite erros como ameaças, constrangimentos ou desrespeitos aos direitos do consumidor.
Tenha uma estrutura de cobranças
A sua empresa deve ter um sistema de cobrança, com práticas que devem ser adotadas por todos os funcionários. As etapas devem ser padronizadas, para que nenhum deslize aconteça. Então, capacite a sua equipe dentro dessa estrutura.
Defina como será a análise prévia para concessão do crédito e a consideração dos casos dos clientes inadimplentes. Também determina os critérios para negociação e construção de propostas.
Faça contratos, peça depósitos e forneça descontos em caso de pagamentos antecipados. Os meios de pagamento devem ser variados e, de preferência, privilegiando a antecipação.
Estabeleça uma régua de cobrança, um fluxo de comunicação até que o débito seja quitado.
Defina prazos para as cobranças, quantas vezes será cobrado e mantenha o histórico das comunicações a partir de um bom canal com o cliente. Mande lembretes com as datas dos pagamentos.
Delimite quais casos serão encaminhados para cobranças judiciais.
Entenda mais sobre cobranças recorrentes.
A automatização ajuda na assertividade
Por meio de um um processo otimizado de avaliação de crédito, é possível reduzir a inadimplência e manter um bom relacionamento com os clientes.
Afinal, apenas uma falha pode desencadear grandes custos para o rendimento da empresa.
Por isso, você pode investir em ferramentas de automação, para deixar os processos mais assertivos. Como é o caso de utilizar softwares que permitem criar e gerenciar motores de regras e cálculos.
O Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS), por exemplo, auxilia na criação de regras e de cálculos complexos que acabam sendo executados de forma autônoma. Ele executa automaticamente as regras e cálculos de acordo com as variáveis recebidas de clientes ou parceiros.
Dessa forma, a sua equipe tem total autonomia para editar as regras e cálculos, diminuindo o número de chamadas do TI e agilizando todo o processo, garantindo a eficiência e time to market.
Essa ferramenta te ajudará a liberar um empréstimo, definir limites de crédito, precificação, comissionamento, oportunidades de venda cruzada e mais, tudo com alta precisão.
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