Se você quer gerenciar de forma eficiente os recursos operacionais da empresa, manter a qualidade, agilidade e economia nos processos, então precisa entender como funciona o PCP.
O Planejamento e Controle da Produção é um processo essencial para alcançar maior vantagem competitiva. Isso porque ele permite planejar todas as etapas do processo de produção, inclusive o seu acompanhamento. Confira no conteúdo a seguir qual a função dessa ferramenta e a sua importância para otimizar processos. Boa leitura!
Saiba o que é o PCP
O PCP é um processo que auxilia o gerenciamento da produção industrial. A partir dele, é possível planejar como, quanto e onde produzir, além de monitorar o funcionamento da produção.
A sigla é de Planejamento e Controle de Produção ou Plano de Controle de Produção, e significa, na prática, o sistema de gestão operacional que envolve todas as operações e consolida informações.
A partir dele, é possível identificar erros, padronizar os processos e dar mais agilidade à produção sem perder a eficiência. Confira abaixo as principais vantagens do uso do PCP.
Conheça as vantagens de fazer um planejamento de controle da produção
Agora que você entende o que é PCP nas empresas, é essencial lembrar dos seus diversos benefícios: uma vez que ele garante maior qualidade, também ajuda a empresa a ter uma boa competitividade e reputação no mercado.
Com o controle de produção, você também ganha:
- Identificação de problemas e falhas;
- Resultados finais otimizados;
- Maior compatibilidade entre a produção e as vendas;
- Redução de custos, menores desperdícios e prejuízos por perdas;
- Um processo de produção padronizado e automatizado, dentre outros.
Entenda quais as funções do PCP na linha de produção
O PCP influencia todo o negócio, por isso, definir qual a função do controle de produção em uma empresa passa por três pilares:
- Planejamento de quais produtos serão produzidos, quanto, quando e como;
- Programação dos recursos que serão utilizados durante o fluxo;
- Controle e monitoramento para corrigir possíveis erros;
Além desses pilares, há ainda a definição do layout de fábrica, o melhor aproveitamento dos insumos, a definição das etapas que compõem o processo de fabricação e a separação do trabalho mecânico e humano.
Assim, a empresa pode controlar o processo de produção de acordo com os seus objetivos e metas. Além disso, ter essas informações bem definidas permite tomar melhores decisões, deixando os processos mais assertivos.
Saiba mais sobre como tornar mais eficientes os seus processos decisórios a partir da automatização!
Conheça as principais etapas do PCP
Para implementar o PCP, você deve seguir algumas etapas:
Previsão de demanda da produção
Para começar, você deve estimar o volume de vendas para o período. Depois da previsão de vendas, você poderá estimar a demanda de materiais e de colaboradores a curto, médio e longo prazo.
Planejamento da capacidade produtiva
Agora você deve adequar a capacidade produtiva para as vendas que virão. Defina se será ou não necessário contratar mais profissionais, comprar mais máquinas e insumos.
Planejamento agregado da produção
Determine qual é a melhor estratégia de produção para a sua fábrica, revisando a quantidade de produção mensal, como anda a contratação e demissão de colaboradores, horas extras, serviço de logística e outras variáveis.
Plano mestre da produção
Essa é a hora de pensar nos planos de produção no curto prazo. Analise e direcione recursos para atender a demanda na quantidade certa, com informações detalhadas sobre itens e quantidades – considere também os pedidos abertos.
Programação Detalhada da Produção
É hora de gerir o chão de fábrica. Planeje a organização do estoque, os materiais, defina lotes, sequências de produção, padrões e outros detalhes.
Controle de produção
Agora é hora de controlar e monitorar a sua produção. Mensure os dados do seu sistema de gestão e parta para a análise. Depois, basta usar as informações para realizar ajustes e otimizar o processo.
Saiba quais ferramentas podem auxiliar no PCP
Confira as indicações de ferramentas para te ajudar nessa jornada:
Kanban
O sistema Kanban usa post-its para identificar e visualizar o fluxo de produção. São utilizadas 3 colunas (ou mais) em um quadro:
- Na primeira coluna, ficam as tarefas que precisam ser executada;
- Na segunda, ficam as tarefas em execução;
- Na terceira, as tarefas finalizadas – com o tempo, os post-its são movidos pelas etapas.
Six sigma
A ferramenta Six Sigma identifica problemas e implementa melhorias para alcançar custos operacionais mais baixos, menor desperdício e maior lucro.
Gráfico de Gantt
O Gráfico de Gantt é um diagrama que ilustra as etapas de produtividade e os seus avanços nos mais diversos processos. É uma ferramenta visual para controle de cronograma.
Entenda como o BRMS pode automatizar os processos e eliminar erros
Como um BRMS pode automatizar os seus processos e anular os erros? O nosso Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS), chamado Abaccus Decision, é modelo low code, ágil e facilita operações complexas através da automatização de regras de negócios e cálculos. Dessa forma, são gerados motores de decisões de forma assertiva para:
- definir limites de crédito;
- ofertar promoções;
- segmentar clientes;
- precificar;
- comissionar;
- liberar ou não crédito para clientes;
- identificar oportunidades de venda cruzada, e mais!
Todos esses processos podem e devem ser automatizados para evitar prejuízos por erros, retrabalhos, horas gastas em cálculos exaustivos e alta demanda no suporte de TI.
Com muita segurança e precisão, a sua gestão é otimizada e os seus resultados potencializados com o Abaccus Decision! Tire suas dúvidas com nossos especialistas. Clique aqui e fale conosco.