22 jun 23

Gestão financeira: principais práticas para empresas

Gestão financeira: principais práticas para empresas

Toda empresa de sucesso se sustenta em uma boa gestão financeira. Essa gestão é o coração do negócio, já que mexe com o capital empresarial, essencial para que a empresa continue funcionando.

O cuidado com o fluxo de caixa, os gastos, as estratégias e processos, está incluído na gestão financeira eficiente. Só assim é possível entender em que pontos é possível melhorar para conseguir crescimento e sucesso.

E na sua empresa, como anda a eficiência no gerenciamento de finanças? Confira a seguir boas práticas de gestão financeira para adotar na empresa e como a tecnologia pode te ajudar nesse desafio. Boa leitura!

O que é a gestão financeira e para que serve

A gestão financeira consiste em um amplo conjunto de processos administrativos dos recursos da empresa. Ela engloba desde o planejamento até a observação e o efetivo controle do capital.

Uma boa gestão de recursos é capaz de garantir a saúde das operações dos negócios, independente do setor. Isso porque ela traça metas e melhorias na empresa a partir de técnicas e conhecimentos aprofundados.

Com uma visibilidade financeira do negócio, a liderança tem mais liberdade e consciência na hora de tomar decisões. Elas podem ser relacionadas aos recursos e investimentos do negócio, influenciando o seu crescimento no mercado.

Qual a principal função da gestão financeira

Operar no lucro é um desafio para as empresas, principalmente aquelas que estão no início da sua jornada.

Mas, sendo positivo ou não, é preciso contar com o acompanhamento de uma gestão financeira. Isso porque através da análise constante e de estratégias, a sua empresa consegue adotar medidas para que o negócio caminhe para um desenvolvimento financeiro saudável.

Por isso, a gestão financeira, através dos seus processos, permite que o negócio encontre oportunidades de melhorias para crescer no mercado. Confira abaixo quais são os processos envolvidos na gestão financeira.

Saiba quais os processos envolvidos na gestão financeira

Você sabia que, de acordo com o Sebrae, a maior taxa de mortalidade de negócios é verificada no comércio (30,2% fecham em 5 anos)? A indústria de transformação (27,3%) e serviços (26,6%) também entram com grande número de perdas.  

A pesquisa diz que os negócios não conseguem prosseguir, entre outros motivos, por falta de preparo e má gestão. Dessa forma, confira as principais etapas que precisam estar presentes na sua gestão financeira:

  • Planejar – Defina resultados a serem alcançados com base na análise da situação financeira, das oportunidades de investimento e da otimização de recursos. Também construa um plano de ação para alcançar os objetivos nos mais diversos cenários.
  • Controlar – Mantenha o controle e a análise da execução dos processos. Verifique como estão sendo feitos e os seus resultados. Corrija o necessário, previna problemas e faça o controle de contas desses fluxos.
  • Analisar – Analise os dados para melhorar os processos, buscando oportunidades de otimização e diminuição de custos.
  • Investir – Os seus investimentos devem ser baseados em dados e estratégias! Leve em conta as contratações, aquisições, custos e mais. Os resultados precisam ser mensuráveis, e constantemente analisados. 

Agora que você entendeu quais são as etapas que envolvem a gestão financeira, saiba quais são os processos e como as etapas funcionam na prática:

  • Criação do planejamento financeiro, definição de metas, objetivos e orçamentos;
  • Controle do fluxo de caixa e gestão das contas (a pagar e a receber);
  • Controle e administração do capital de giro;
  • Gestão das notas fiscais e do estoque;
  • Análise constante dos resultados do negócio;

Principais boas práticas que garantem uma gestão financeira eficiente

Sem a gestão de finanças, a sua empresa fica sujeita a todo tipo de riscos. Inclusive, o de entrar em processo de falência e precisar encerrar as atividades. Portanto, para garantir uma gestão financeira eficiente, separamos algumas boas práticas que você pode adotar na empresa para se prevenir. Confira!

Automação de processos

A automação de processos torna a gestão mais eficiente e assertiva. Além disso, ela otimiza a coleta, armazenamento e gestão dos dados financeiros, importantes para o entendimento do negócio. Esses também servem para ajudar na tomada de decisão assertiva dentro da empresa.

Saiba como funciona a automação robótica de processos!

Centralização de dados

Os dados da empresa são essenciais para uma análise financeira correta. Portanto, uma boa prática é centralizá-los em um único lugar. Assim, a rotina da equipe ficará mais fácil e as burocracias serão evitadas.

Lembrando que as Informações devem estar acessíveis e integradas para que os gestores possam tomar decisões eficientes.

Controle de recursos

Faça um bom controle de recursos (humanos e materiais) a partir do monitoramento das operações e dos seus impactos nas finanças. Avalie gargalos, desperdícios, custos desnecessários e quedas de produtividade.

O estoque deve ser sempre controlado para evitar perdas de insumos por falta de organização. Evite também um alto índice de rotatividade de pessoal e direcione os colaboradores para aproveitar todo o potencial da equipe.

Sistemas integrados

Investir em um software que vai te ajudar nos diversos cálculos financeiros é economizar tempo e recursos. Isso porque cálculos complexos podem levar bastante tempo quando realizados manualmente pela equipe, ou que dependem de ação de TI ou fornecedores externos.

Para otimizar esse processo, o Abaccus Decision, nossa solução BRMS (Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios) oferece muito mais controle sobre essas regas e cálculos. Além disso, promove a agilidade e simplicidade no processo.

Outro ponto importante do Abaccus Decision, é a sua interface intuitiva e de fácil acesso. Com ela, a equipe não precisa recorrer a outras áreas sempre que precisar modificar alguma informação em seus modelos de negócios, pois pode ser feito rapidamente direto na plataforma.

Confira para quais ações você pode utilizar o Abaccus Decision:

  • Cálculo de garantia, 
  • Promoções, 
  • Comissionamento, 
  • Precificação, 
  • Autorização de processos, 
  • Identificação de oportunidades de venda cruzada e muito mais.

Cada processo acontece com total precisão, diminuindo as chances de falhas nos cálculos e o tempo gasto com contas complexas. Economize tempo e recursos utilizando o Abaccus Decision.

Para entender melhor como a nossa solução pode ajudar o seu negócio a agilizar a gestão financeira, clique aqui e converse com nossos especialistas.