Entenda a importância das regras de negócio para sua empresa

A boa gestão de uma empresa passa pela condução bem sucedida de suas atividades mais importantes. Portanto, é fundamental garantir a eficiência de cada processo para que a operação final seja qualificada. As regras de negócio formam um conceito valioso, que ajuda a otimizar todos os aspectos operacionais de uma organização.

Neste texto, você entenderá o que são essas ,regras, como elas funcionam e o que é necessário para executá-las com sucesso! Vamos lá?

O que são as regras de negócio e como elas funcionam?

Como o próprio nome sugere, são regras que servem para definir ou restringir alguma ação nos processos de uma empresa. São referências que irão descrever como determinadas operações devem ser realizadas e se há algum limite que precisa ser aplicado.

Afinal, cada setor tem suas atividades, com características próprias e um modo de fazer padronizado e os colaboradores trabalham dentro deste contexto, com padrões de comportamento que devem ser seguidos de forma contínua.

Para que esses padrões sejam funcionais na prática, existe um conceito crucial: as regras de negócio. Como toda regra, elas existem para restringir ações, ou definir o que deve ser feito obrigatoriamente. A operação de uma empresa, com seus diferentes setores e processos mais variados, pode ser mais eficiente com essas diretrizes!

Imagine a estrutura de uma empresa, com departamentos de compras e vendas, logística, RH, financeiro, marketing, entre outras áreas. Cada uma delas tem um objetivo principal e as regras de negócio definem como fazer, quando, onde, por qual motivo, e por quem, para alcançar as metas e entregar os resultados desejados.

Portanto, as regras de negócio funcionam como engrenagens na empresa. Elas devem estar integradas com os valores e as metas da organização. Além disso, para alcançar bons resultados, de forma ágil, demandam recursos tecnológicos e uma aplicação eficiente.

Exemplos de aplicação das regras de negócios

Se analisarmos o funcionamento de uma empresa, é possível identificar diversas situações e exemplos onde as regras de negócio se aplicam. Uma delas é a precificação de produtos. As regras ajudam a delimitar descontos ou impor valores que devem ser seguidos como um padrão para determinadas mercadorias.

A análise de crédito é mais um processo. Por meio das regras de negócio, é possível definir as condições necessárias para uma pessoa contratar um produto ou serviço. Assim que o cliente é analisado, as regras apontam quais são os critérios que ele atende e se é possível ou não fazer negócio.

Independentemente de qual seja o segmento da empresa, as regras de negócio auxiliam, em geral, no aperfeiçoamento da gestão, pois elas descomplicam os processos.

Qual é a importância das regras de negócio para uma empresa?

Para ter bons resultados, uma empresa precisa garantir a excelência em sua gestão. Isso significa que cada processo deve funcionar da forma mais eficiente o possível, aproveitando bem o tempo e eliminando os erros. Contudo, o grande desafio é seguir esse padrão de qualidade em toda a operação, que exige diferentes tipos de conhecimentos e habilidades.

As regras de negócio auxiliam no controle dessa infinidade de processos e exigências. Elas são fundamentais para que seus colaboradores saibam exatamente o que executar, o que é imprescindível e o que não se deve fazer em sua função. Além disso, integram todos os funcionários e setores em prol de um objetivo comum.

Mas isso ainda pode ser aprimorado! A tecnologia permitiu que o modelo decisório das empresas, antes planejado e executado manualmente, seja automatizado. Atualmente, existem soluções não só para descrever e mapear as regras de negócio, como também, para modificá-las rapidamente, quando necessário.

Listamos, a seguir, alguns dos principais benefícios para uma empresa que investe em um bom sistema de automação das regras de negócios!

Mais agilidade e qualidade nos processos

As regras de negócio são feitas para garantir o funcionamento dos processos de uma empresa. Ao automatizá-las, é possível potencializar o trabalho dos colaboradores, com a redução do tempo gasto nas tarefas e eliminação dos erros. O resultado é uma operação mais ágil e eficiente, sem a necessidade de retrabalho, o que também reduz os custos.

Controle das atividades e seus resultados

O dia a dia das empresas é composto por processos que devem ser monitorados. Portanto, é indispensável acompanhar a qualidade da operação e seus resultados. A automação das regras de negócio garantem esse controle. Com diretrizes bem definidas é possível visualizar e identificar possíveis erros.

Tomada de decisão mais assertiva

Um grande desafio das empresas é fazer escolhas assertivas para obter bons resultados na condução dos processos. As regras de negócios estabelecem critérios e parâmetros, que ajudam muito nos momentos de tomada de decisão. Entretanto, quando automatizadas, as decisões são tomadas com mais agilidade e eficácia, por meio da análise das informações. Com isso, os procedimentos se tornam mais lógicos e eficazes.

Regras de negócio: a importância de automatizar

Como você viu, as regras de negócio são como a espinha dorsal de uma organização. Entretanto, elas precisam ser coerentes com o planejamento estratégico da empresa. Políticas e objetivos da empresa, por exemplo, são cruciais para definir essas diretrizes com mais precisão.

Após construir o planejamento, é possível escrever as regras de negócio, o que pode ser feito em uma planilha, de forma simples. Contudo, para que o método seja funcional, é importante automatizá-lo, o que é possível como um motor de regras e sistemas de gerenciamento de regras de negócio (BRMS). Uma ferramenta de gerenciamento que permite que as empresas criem e gerenciem a lógica de negócios independentemente de aplicativos e processos.

Além disso, com esse sistema, todo o processo decisório da empresa está centralizado em um só lugar. O que otimiza tempo, minimiza os erros e aponta novas oportunidades de negócio. ,Leia este post no blog e conheça todas as vantagens de se automatizar as regras de negócio em sistemas como o BRMS!

Acompanhe também outros temas em ,nosso blog, e siga a Abaccus nas redes sociais, estamos no, Instagram,, Linkedin e, Facebook.