Como os sistemas BRMS apoiam a tomada de decisão?

No ambiente corporativo, a tomada de decisão estratégica faz parte do dia a dia de muitos líderes e profissionais de gestão, que muitas vezes encontram dificuldades em analisar os cenários antes de realizar qualquer movimento.

Isso quer dizer que o investimento em soluções para gerenciamento de decisões, pode ajudar a garantir a sustentabilidade de qualquer organização que deseja investir no futuro de maneira mais assertiva.

Num cenário volátil, onde uma ação mal planejada pode definir o rumo de uma companhia, tais decisões ainda requerem conhecimentos sobre variáveis e regras, e nem todas as pessoas conseguem acesso a esses dados com tanta facilidade ou precisão.

É justamente por isso que as empresas têm investido mais em sistemas de gerenciamento de regras de negócio que processam regras de forma a apoiar as tomadas de decisão.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar o que é Abaccus Decision e como o gerenciamento de decisões pode ajudar sua empresa a traçar um futuro mais seguro.

Como tomar decisões de forma ágil?

Decision management é o processo que envolve a definição das regras de negócios que direcionam as empresas em suas tomadas de decisão, que hoje pode ser feito inclusive de forma automatizada.

Na prática, uma vez que os processos que serão automatizados já estejam definidos, a empresa cria fluxos de trabalho que vão usar os “motores” definidos nesta automação como base para as tomadas de decisão.

A partir daí, quando é preciso tomar uma nova decisão no fluxo de trabalho desenhado, cria-se um novo motor de decisão que processará as novas regras a serem adotadas pela empresa.

E é exatamente isto que o Abaccus Decision faz. Através dele, as empresas criam e alteram com facilidade os seus motores de decisão, considerando as variáveis e regras que são determinadas em um certo momento, otimizando seus fluxos de trabalho.

Como os sistemas BRMS auxiliam na tomada de decisão?

Os sistemas de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) são plataformas tecnológicas capazes de automatizar as regras definidas dentro desses modelos de gerenciamento de decisões.

Em suma, eles absorvem as variáveis e lógicas presentes nas decisões que são tomadas e as incorpora em linguagem de códigos, automatizando processos que exigem lógica operacional e cálculos complexos.

Com o mapeamento dessas regras e variáveis, as pessoas que utilizam sistemas BRMS, como o Abaccus Decision, conseguem descobrir:

  • Como as tarefas devem ser executadas;
  • Por quem elas devem ser executadas;
  • Quando elas devem ser executadas e;
  • Por que elas devem ser executadas.

Estes sistemas de BRMS são um organismo vivo, que gera o catálogo de regras e cálculos de uma empresa e possibilita ter um repositório único de regras e variáveis, sejam políticas de atendimento, estratégias de marketing, modelos de precificação ou de concessão de crédito ou qualquer outro processo que dependa de regras, cálculos e decisões.

Mas, afinal, o que são regras de negócio?

Regras de negócio podem ser entendidas como os processos de uma empresa, que norteiam o andamento de qualquer fluxo de trabalho. São elas que definem como uma determinada ação deve ser executada para que se obtenha uma padronização durante as tomadas de decisão.

Para se obter essas regras de negócio, alguns pontos são levados em consideração, como a experiência da empresa, seus valores, seus objetivos estratégicos, ou seja, seu processo como um todo.

Esta análise permite a obtenção de dados sobre o que contribui para que a operação da empresa seja eficiente. Quando são determinadas, as regras são armazenadas em um sistema BRMS ou Business Rules Management Systems.

Por que automatizar o gerenciamento de decisões?

Utilizar um sistema BRMS para automatizar a tomada de decisão em uma empresa permite um melhor gerenciamento de decisões de negócio que não dependem de pessoas, aplicativos ou processos morosos.

Quando uma decisão é tomada, o BRMS externaliza e administra as regras, tornando essa lógica acessível por qualquer outro sistema de gestão que uma empresa utiliza, permitindo a integralização das informações.

Os sistemas BRMS são softwares eficientes e de fácil utilização, o que torna o processo de decision management muito mais ágil e eficiente, dando às empresas mais velocidade na hora de tomar uma decisão com mais segurança.

Benefícios do BRMS associado às ações de tomada de decisão:

Associando o uso do BRMS às estratégias de tomada de decisão, é possível obter inúmeros benefícios, como:

  • Redução de custos, removendo etapas manuais e erros em processos recorrentes;
  • Consistência nas decisões e grande volume de transações;
  • Redução da sobrecarga de TI transferindo lógica de decisão para fora do processo e da aplicação ou sistema legado;
  • Permite que o TI se concentre na inovação e não na atualização de códigos e sistemas;
  • Históricos de regras e decisões, documentação das regras e trilhas de auditoria;
  • Criação e atualização simplificada de regras e cálculos;
  • Elimina erros na tomada de decisões baseadas em regras de negócio que não são atualizadas ou estejam pulverizadas em diversos sistemas da empresa.

Ficou curioso? Assista ao vídeo abaixo e descubra como o Abaccus Decision funciona, na prática, para auxiliar a tomada de decisões.

https://www.youtube.com/watch?v=oI-BXR7t1Ds&ab_channel=AbaccusSoftware

A melhor solução de decision management disponível no mercado

O ,ABACCUS Decision é um sistema de Gerenciamento de Regras de Negócio (BRMS) que funciona como um motor de regras e cálculos automatizando processos que exigem lógica operacional, decisão e cálculos complexos.

Análises, alterações rápidas, simulações, dashboards com indicativos de regras mais aplicadas, dentre outras tantas funcionalidades, permitem você fazer uma gestão proativa de todas suas regras de negócio.

,Saiba mais sobre o ABACCUS Decision e automatize as decisões da sua empresa agora mesmo.