Atuar no segmento de varejo e distribuição é lidar com desafios diários e ajustes constantes nas regras de precificação, comissionamento e muito mais. Se levarmos em conta que esse processo precisa considerar clientes de perfis diferentes, regiões com realidades distintas e múltiplos canais de vendas, a situação se mostra ainda mais complexa.
Ao automatizar os processos decisórios fica muito mais simples lidar com grande volume de dados e fatores como validade de regras (promoções), cálculos e regras de comissionamento multinível, atuação omnichannel e um ambiente de enorme capilaridade.
Uma rede de varejo com centenas de lojas espalhadas pelo país e milhares de funcionários, possuindo diversas regras de negócio.
São regras que pautam o cálculo da comissão dos colaboradores, considerando as variáveis de cada situação e até mesmo os produtos que influenciam no valor a ser pago.
Uma boa gestão dessas regras se torna imprescindível para garantir um controle adequado da vigência das regras e suas aplicações em promoções, campanhas, incentivos, etc.
Essas regras também ditam políticas de precificação, estornos e devolução de produtos.
A empresa possui regras e cálculos espalhados em diversos sistemas, como: Departamento de RH, ERP, sistema de vendas, planilhas e, até mesmo, apenas na mente dos gestores.
Assim, a dificuldade em disponibilizar informações centralizadas, transparentes e com agilidade para a equipe de vendas, resulta em falta de confiança no processo de comissões, desalinhamento dos times e interfere no engajamento dos vendedores.
A desorganização dessas regras também dificulta a gestão de campanhas de vendas, fazendo-se necessário realizar integrações manuais, o que pode ocasionar erros e elevar os custos do processo.
A implantação de uma solução de BRMS permite a centralização de regras e cálculos em um único repositório, permitindo a visualização de todas as regras e cálculos utilizados em cada processo.
Dessa forma, o time tem controle sobre as variáveis a serem consideradas no comissionamento, regras de pagamentos, estornos, o tempo de vigência das regras e uma trilha de auditoria que agrega transparência ao processo.
A ferramenta possibilita total flexibilidade da gestão de regras e cálculos, permitindo construir motores de decisão que se adequem a cada situação. Por exemplo: Canal de vendas, produtos, departamentos, região geográfica, campanhas de vendas e até ajustes que atendam às particularidades que o cliente necessitar.
• Atualização diária de vendas e comissões
• Regras e cálculos centralizados em um único repositório
• Possibilidade de ações comerciais imediatas
• Gerenciar campanhas e promoções para alavancar vendas de produtos estratégicos
• Eliminação de erros de cálculos na comissão e pagamentos
• Atualização online de cálculos e regras
• Possibilidade de realizar ações específicas para incentivar vendas em cada PDV
• Redução da sobrecarga da equipe de TI