Afinal, como a gestão de e-commerce influencia nos resultados de vendas?
Após o despertar do mercado para as oportunidades de vendas online na Pandemia, novas soluções têm aparecido para dar mais eficiência aos processos.
Assim, o desafio do setor é como melhorar a gestão de e-commerce para otimizar os processos, dar mais agilidade e aumentar a produtividade nas vendas. Para isso, as empresas buscam implementar plataformas e recursos para se conectarem com os clientes e maximizarem os resultados.
Mas, será que apenas vender pelo e-commerce é o suficiente? Para atingir bons rendimentos na loja virtual é preciso mais do que uma plataforma de vendas. Também é importante analisar os dados e tomar decisões estratégicas. Para isso, a tecnologia pode auxiliar com a integração de sistemas e processamento de dados automatizado.
Confira no texto como você pode melhorar a gestão de e-commerce utilizando a análise de dados e a automação de processos. Boa leitura!
O que é gestão de e-commerce e qual a sua importância
A comercialização de produtos pela internet, mais conhecida como e-commerce, utiliza o ambiente virtual para as suas vendas. Através de sistemas, é possível criar a sua loja virtual, vender, receber pagamentos, se relacionar com o cliente, dentre outras diversas possibilidades.
Por isso é tão importante manter uma boa gestão. Acompanhar os resultados e os processos é a certificação de que o seu negócio esteja operando corretamente. Isso garante a eficiência e produtividade das vendas.
Se um erro acontecer no meio dos processos, isso pode influenciar o fluxo de tarefas e os resultados, impactando no lucro da empresa. E como toda a cadeia funciona no ambiente digital, o carro-chefe para garantir a eficiência é através da gestão e análise de dados.
Por que utilizar a análise de dados na gestão de e-commerce
O uso da inteligência de dados tem revolucionado diversas áreas que buscam se atualizar no mercado. É através do Big Data que você consegue analisar e interpretar esse grande volume de dados que você recebe nos sistemas.
As informações, quando processadas com inteligência, servem como um mapa, que indica o caminho para dar mais eficiência nas vendas. No caso da loja virtual, por exemplo, elas representam informações mais sólidas, obtidas a partir de registros das vendas e outras operações realizadas.
São exemplos as informações dos clientes, fornecedores, relatórios de vendas e tráfego na plataforma. Esses, são dados que podem ser decisivos para realizar estratégias e alcançar êxito no gerenciamento do e-commerce.
Com os dados dos consumidores e outras informações obtidas, é possível otimizar diversos processos importantes na administração do seu negócio. Você consegue compreender melhor o comportamento do cliente, potencializar os canais de venda e tomar decisões estratégicas para melhorar os resultados da empresa.
Como fazer a gestão de e-commerce com eficiência
Para garantir que a gestão de e-commerce seja uma aliada para alcançar as metas e objetivos, é preciso setorizar. Cada área precisa ter suas metas e objetivos para que opere com o máximo de produtividade.
A tecnologia tem ajudado as empresas com soluções cada vez mais especializadas. Confira a seguir como fazer a gestão do e-commerce com eficiência e pontos que devem ser levados em consideração.
- Organização: cada setor exige diferentes tarefas. Por isso, organizar os fluxos é essencial para garantir que elas sejam efetuadas com eficiência.
- Gestão de finanças: esse é o core do negócio. Sem uma boa gestão de finanças não é possível analisar o crescimento do negócio e nem adotar estratégias para isso.
- Gestão logística: você precisa garantir que os pedidos sejam entregues dentro do prazo. Para isso, existe uma cadeia logística desde o fornecedor, estocagem, transporte e entrega. Portanto, a gestão logística é essencial para garantir o funcionamento da empresa.
- Marketing: no ambiente digital existem diversas estratégias que podem ser adotadas para dar visibilidade ao seu negócio. Essas, precisam ser feitas de forma assertiva para impactar o cliente ideal para suas vendas.
- Softwares: para tomar decisões estratégicas, é importante trabalhar com os melhores softwares. Eles garantem a automação dos processos sem erros, com profundidade e um bom nível de detalhes na leitura das informações.
- Integração de sistemas: a integração garante que todos os setores se comuniquem e que sua equipe analise os dados para tomar decisões assertivas.
- Equipe capacitada: o uso da inteligência de dados precisa fazer parte da cultura de sua empresa e, na prática, quer dizer que você precisa treinar os seus colaboradores.
As vantagens ao tomar decisões baseadas em dados
Confira a seguir quais são as vantagens de usar a análise de dados para o aperfeiçoamento da gestão de e-commerce. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios. Veja:
Comportamento do consumidor
O processamento inteligente dos dados do consumidor é muito valioso para o seu negócio. Com ele, é possível fazer uma segmentação de clientes mais eficiente, levando em consideração hábitos de compra e objeções. Isso auxilia nas estratégias de relacionamento no funil de vendas e aumentam as oportunidades de fechar negócio.
Mais conversões no e-commerce
Ao transformar esses dados em boas estratégias, é possível vender mais e captar novos consumidores. Os dados ajudam a melhorar o posicionamento do produto, destacar itens mais procurados e criar campanhas conforme a realidade dos seus consumidores mais fiéis.
Otimização da experiência de compra
Os dados também são poderosos para aperfeiçoar os canais de venda. As informações de tráfego, por exemplo, ajudam a entender possíveis erros nas plataformas que acabam levando à desistência da compra. Ao corrigir esses problemas, sua empresa pode melhorar a experiência de compra do cliente!
Automatização de processos na gestão do e-commerce
Quando se fala em inteligência de dados, abordar a capacidade das ferramentas BRMS é indispensável. Afinal, é uma tecnologia que se utiliza dos dados para criar regras de negócio e automatizar processos.
Para a gestão de e-commerce, o sistema BRMS oferece algumas soluções e possibilidades valiosas. A proposta é gerar insights de forma ágil, dentro do contexto do seu negócio, para que ele seja mais competitivo.
Um dos recursos do BRMS é a criação de política de preços diferenciada para os produtos. Algumas lojas trabalham com a venda de uma enorme quantidade de ítens, o que dificulta a precificação quando é necessário criar ou alterar preços.
Com a gestão automatizada das regras e cálculos, apoiadas em motores de decisões, é possível ganhar produtividade e autonomia para precificar o produto ou serviço.
Além da precificação, o BRMS é uma ferramenta com muito potencial para qualquer processo que envolve regras de negócios ou cálculos, como o pagamento de comissões, autorização de procedimentos, análise de crédito, segmentação de clientes e muitos outros.
O BRMS também é capaz de cruzar milhares de dados para fornecer parâmetros corretos e necessários para customizar a relação com o cliente. Em outras palavras, proporcionar um atendimento exclusivo para os consumidores.
A nossa solução BRMS, o Abaccus Decision, é um software que garante a automação dos processos operacionais de forma autônoma, tirando a dependência de TI ou fornecedores de software quando necessário alterar os modelos de negócios, preços, políticas e etc.
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