Empresa digital: o que é uma e como funciona? Descubra agora!

É provável que você já tenha se deparado com o conceito “empresa digital” ou mesmo tenha pensado em evoluir a sua empresa para esse formato. Mas você sabe de fato o significado desse termo? Entende como funciona?

Se você tem interesse nesse assunto, então está no lugar certo! Neste artigo vamos te contar o que é uma empresa digital e tudo que você precisa saber sobre este conceito. Continue a leitura!

O que é uma empresa digital?

A internet chegou para quebrar barreiras, conectar pessoas e melhorar muitos serviços e produtos que já existiam. Se você observar, estamos o tempo todo conectados. Em casa, nos estudos, momento de lazer e também no trabalho.

Mas não se trata apenas de uma conexão com a internet, mas sim de todas as tecnologias proporcionadas após o seu surgimento.

A empresa digital está totalmente ligada neste contexto, pois nada mais é do que um tipo de negócio que foi impactado diretamente com o uso de inovações tecnológicas e que usam ferramentas para se tornarem mais eficientes e competitivas no mercado.

É um modelo de empresa que não visa apenas o ambiente físico, mas começa a olhar para o digital, como mais uma possibilidade para expandir e aumentar o alcance da sua marca. Afinal, as tecnologias de uma empresa digital proporcionam maior competitividade, principalmente pela modernização dos processos, redução de custos e preferência do público-alvo.

Além disso, é uma empresa mais estratégica, focada na experiência do consumidor conforme o seu comportamento.

Como funciona esse tipo de negócio?

Uma empresa digital funciona de maneira semelhante à física. Alguns processos como de abertura e controles financeiros seg

uem um pouco da demanda, porém com particularidades.

Nesse modelo de negócio não existe uma necessidade de obter, também, um ambiente físico. De modo geral, elas são operadas virtualmente e seu modelo de negócio é baseado em plataformas on-line, considerando que os contatos e ,relacionamento com o cliente também acontecem virtualmente.

Independente do segmento, existem diversas plataformas que dão suporte e auxiliam no dia a dia dessas empresas digitais.

Por exemplo, se uma loja de roupas quer automatizar os processos e tornar-se digital, para isso, ela pode contar com uma plataforma que vai ser sua “vitrine virtual”, além de demais soluções que podem contribuir com os sistemas de pagamento, envios de produtos, gestão mais qualificada e tomadas de decisões estratégicas.

Como estamos falando de um processo que acontece, quase que totalmente remoto, as estratégias e planejamento da empresa precisam acontecer de maneira minuciosa para que não haja problemas.

Dessa forma, essas empresas tendem a ter um crescimento escalável, com possibilidades de expansão e aumento nos ganhos, de forma que não haja aumento nos custos, mas sim, investimentos.

Quais os desafios para se tornar uma organização desse modelo?

Ter uma empresa digital não é um bicho de sete cabeças. Existem sim, alguns desafios que precisam ser superados, mas são situações que com o tempo vão tornando o modelo de negócio cada vez mais favorável.

Para te ajudar na compreensão do que seriam essas “dificuldades”, compilamos os 4 desafios mais comuns na jornada de empreendedores digitais. Veja:

1) Maturidade digital

É incontestável que a tecnologia tem um papel fundamental para que o processo de transformação digital das empresas seja realizado. Entretanto, para isso acontecer é essencial ter uma maturidade para absorver e desenvolver essa transformação.

Para isso, é necessário que as empresas tenham o cuidado de criar um planejamento a fim de entender as peculiaridades do negócio. Ter um olhar voltado para a modernização de sua infraestrutura, visando digital, dentre outros fatores que auxiliam a criar essa maturidade digital. Em outras palavras, é necessário a mudança da cultura da empresa e colaboradores.

2) As mudanças chegaram para todos, incluindo no mundo dos negócios

A internet desburocratizou muitos processos! Foram transformações para todos os lados, desde a vida pessoal até o mundo corporativo.

Mas infelizmente, muitos empreendedores não optaram por essa mudança ou não conseguiram. E isso fez com que eles ficassem para “trás”, com processos obsoletos e sem competitividade no mercado.

O uso de tecnologias fez com que muitas empresas evoluíssem no mesmo ritmo em que elas fazem parte da vida das pessoas. Com isso, as possibilidades de inovações e melhora aumentaram consideravelmente.

As pessoas estão o tempo todo conectadas e buscam por empresas que também estejam e que sejam inovadoras. Por isso, se você parar no tempo e não der oportunidade para o novo, as chances de falhar em sua jornada corporativa são grandes.

3) Ainda existe muita insegurança

O fato do mercado digital ainda ser uma realidade nova, acaba gerando muita insegurança tanto para os empreendedores quanto para os consumidores.

Porém, já existem leis, como por exemplo, a ,Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que resguarda os dados de clientes que são transacionados na internet.

Ou mesmo o ,Código de Defesa do Consumidor (CDC) que regula as relações de consumo entre consumidor e empresa. Entre outras leis e legislações que auxiliam nesse processo das empresas digitais.

4) Acompanhar o comportamento dos clientes

O cliente de uma empresa que não digitalizou os seus processos terá comportamentos totalmente diferentes do que o de um negócio digital. E o fato de estarmos quase que o tempo todo conectados ao mundo virtual, faz com que esses comportamentos mudem frequentemente.

Por isso, é necessário estar sempre atento e acompanhar essas mudanças, pois elas ditam a forma como oferecer a melhor experiência para o consumidor. E o principal: sobreviver nesse mercado.

Por que me tornar uma empresa digital?

Uma empresa digital tem mais possibilidades de crescimento escalável do que as demais. As tecnologias abrem caminhos para a inovação e modernização de produtos e serviços, o que pode levar a um diferencial competitivo.

Como todos, ou quase todos, estão conectados, a chance de alcance e atração de clientes aumenta exponencialmente. Sem contar nas diversas oportunidades de parcerias e possibilidades de ferramentas e plataformas que auxiliam no dia a dia da empresa.

De acordo com uma ,pesquisa realizada por uma unidade de negócios da Sambatech, foi identificado que 76,2% das empresas do país estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização em suas operações. Enquanto, apenas 1,9% das empresas não possuem nenhum plano de digitalização do negócio.

Ou seja, muitas companhias já têm visto essa possibilidade de crescimento no mercado digital. Uma empresa que não está presente no mundo digital, tende a se tornar obsoleta e pode estar fadada a uma possível falência.

Você quer que sua empresa passe pela transformação digital? Busque eliminar os desafios citados neste artigo e encontre os pontos principais onde a tecnologia pode contribuir para o crescimento do seu negócio. Veja também como garantir o, sucesso do cliente em sua empresa!