Como um motor de regras de negócios transforma os resultados da sua empresa?

Toda empresa trabalha para garantir que seus processos operacionais resultem nas melhores decisões possíveis. É indispensável trabalhar com modelos de decisão eficazes, que ditam as regras e determinam o que é prioridade nas tomadas de decisão em um empreendimento. As regras de negócio definem como se dá a operação de uma empresa e um modo de fazer único, portanto, são cruciais para todas as etapas processos decisórios, a experiência do cliente e a percepção de marca no mercado.


Como todo ativo importante, responsável pelos resultados da empresa, demandam gestão contínua. Para ganhar agilidade nesse processo de gestão e principalmente na tomada de decisão a partir dessas regras, existem sistemas especialistas que se utilizam da tecnologia BRMS (Business Rules Management System), gerando motores de regras.


Saiba, neste texto, como um motor de regras e cálculos age e ajuda uma organização a melhorar seus resultados de forma rápida e inteligente!

O que é um motor de regras de negócios?


Para que as regras de negócio auxiliem nos processos decisórios de uma empresa, é necessário gerenciá-las adequadamente. Contudo, essa metodologia ainda é falha em muitas empresas, permitindo que os modelos de decisão se percam em diferentes sistemas ou planilhas.


Um motor de regras e cálculos, que como dissemos são gerados em ferramentas de BRMS, é a solução para empresas que desejam garantir as tomadas de decisão de maneira rápida, reduzir os processos manuais e aperfeiçoar a inteligência competitiva no empreendimento.

Entretanto, é necessário identificar quais são as regras que impactam nos processos operacionais da organização.

Logo após, elas devem ser organizadas e documentadas. Mais adiante, em algumas situações, elas devem ser atualizadas ou modificadas, conforme mudam os processos da organização, as regulamentações e o comportamento do público. Essa é a base para que empresas de inúmeros setores mantenham-se operantes no mercado.


Contudo, a gestão dessas regras, feita manualmente, compromete os processos decisórios da empresa. Afinal, elas são espalhadas por diferentes sistemas, como citamos acima, ou, em alguns casos, nem são registradas, ficam apenas na memória dos gestores. E sim, esse é um grande problema, pois interfere diretamente na vantagem competitiva de um negócio.


Com um motor de regras de negócios é diferente. A ferramenta possui um gerenciador que garante um repositório único para armazenar as regras. O que otimiza a gestão dos modelos decisórios para cálculos ainda mais rápidos.


Além disso, o BRMS possibilita a automatização desses processos de decisão. Isso gera mais agilidade operacional e eficiência em larga escala.


Empresas de serviços financeiros e seguradoras, por exemplo, são alguns dos segmentos que mais buscam por sistemas de regras de negócios. A seguir, você entenderá como os motores de regras e cálculos funcionam na prática e, porque são tão procurados por organizações que trabalham com processos decisórios complexos!

Como funcionam os motores de regras e cálculos?


Um motor de regras e cálculos promove o funcionamento ágil de sistemas e
operações, nos mais diversos segmentos de negócio. Precificação, comissionamento, concessão de crédito, garantias, Cross Sell e Up Sell são algumas das aplicações que demandam o uso do BRMS.


O funcionamento da ferramenta começa com o cadastro de dados e informações. Em outras palavras, as regras de negócio que tanto falamos. Essas variáveis são cruzadas com os sistemas integrados, que armazenam os dados necessários às tomadas de decisão, logo após ela realiza os cálculos que permitem, por exemplo, conceder crédito ou definir o valor de um seguro.

Como citamos o exemplo de uma seguradora, através do uso do motor de regras, é possível garantir agilidade em etapas de decisão que envolvem descontos e agravos, além de taxas e comissões na operação, claro que por meio de regras definidas.


No caso de uma instituição financeira, os dados do CPF de uma pessoa podem ser cruzados com informações de análise de crédito da empresa, que permitem retornos mais rápidos, o que não seria permitido em uma pesquisa manual.


Como pode observar, para cada um destes processos existe uma série de variáveis e condições. Se as regras de negócios ajudam a definir como, quando e porque os processos são feitos como são, sistemas com inteligência de negócios como o BRMS atuam na automatização desta dinâmica.


Portanto, o foco é gerar as decisões mais rápidas para a empresa assegure ao cliente, a melhor experiência.


Os impactos ao automatizar as regras de negócio com o BRMS

Utilizar um sistema de regras e cálculos garante uma série de vantagens estratégicas na gestão de um negócio. Ele assegura que a tomada de decisão de uma empresa seja pautada em informações concretas, conforme os padrões preestabelecidos e claro, etapas decisórias, que demandam tempo, são calculadas em questão de segundos.


Uma grande dor de empresas que demandam agilidade nesses processos e não conseguem entregar com processos manuais.


Veja os principais impactos do motor de regras e cálculos em um empreendimento!

Regras tangíveis e disponíveis para análise


Para começar, o motor gera um repositório único de regras de negócios. Assim, elas são gerenciadas de forma centralizada, o que torna tangível o conhecimento sobre as regras e cálculos e possibilita a manutenção, análise e todo o processo de gestão delas.


Com o registro de APIs, fica mais fácil promover a integração de sistemas em todo o ambiente organizacional. Esse catálogo de regras ainda fica à disposição de toda a empresa e pode ser fornecido como inteligência de negócios para organizações parceiras.

Atualização e alteração simplificada

Os motores também simplificam e aceleram os processos de mudanças e atualizações nas regras e modelos de decisão. Essas modificações são demandas frequentes, em função de alterações de preços de mercado ou em marcos regulatórios, por exemplo.


Contudo, em um processo manual, o tempo investido para atualizar e entregar uma nova solução é muito grande. O uso do BRMS permite simular os resultados das mudanças e executá-las com agilidade, um dos grandes objetivos buscados pelas empresas. Além disso, todo o histórico das mudanças fica disponível para consulta, o que gera mais segurança e transparência no processo.

Redução da dependência de fornecedores externos

A automatização da gestão de regras de negócios é outro grande benefício ao se trabalhar com uma ferramenta BRMS. Com isso, a equipe de negócios ganha autonomia para criar e gerenciar suas próprias soluções.


Portanto, é possível tirar a sobrecarga da área de tecnologia e reduzir os gastos com fornecedores externos. O departamento de TI, por sua vez, pode focar mais em projetos de inovação. Com um gerenciamento simplificado das regras e cálculos, atualizações e alterações nos processos decisórios acontecem com mais agilidade.


Se você chegou até aqui, já sabe como funciona um motor de regras de negócio e como ele maximiza a produtividade operacional em uma empresa, conheça o Abaccus Decision e veja automatizar suas regras de negócio sem depender de códigos.