23 maio 23

Como fazer a tomada de decisão com base em dados

Como fazer a tomada de decisão com base em dados

Cada vez mais o mercado está buscando soluções tecnológicas que se baseiam em dados para dar mais assertividade à tomada de decisão.

São utilizadas ferramentas tecnológicas capazes de analisar um grande número de dados, de forma eficiente.

Usar as informações para traçar estratégias aumenta os níveis de precisão das escolhas das empresas, trazendo resultados mais satisfatórios para um negócio. Além disso, analisar dados com o suporte tecnológico simplifica os processos empresariais, tornando-os mais ágeis e assertivos.

Confira no conteúdo a seguir como funcionam as decisões baseadas em dados usando inovações tecnológicas e os diferenciais que elas podem trazer para o seu negócio. Acompanhe!

A importância da tomada de decisão

A tomada de decisão é o ato de decidir alguma coisa importante dentro da empresa. Isso pode incluir decisões nos processos, na formação de equipe, dentre outros.

Normalmente, esse processo de decisão é tomado em conjunto com diferentes profissionais e são levados em consideração aspectos importantes para melhorar o funcionamento da empresa.

Essa deve ser uma tarefa contínua, envolvendo conhecimento científico, habilidades técnicas e a experiência profissional de todos.

5 etapas do processo de tomada de decisão

Confira a seguir quais são os 5 passos para o processo de tomada de decisão.

1. Identificar o problema

É preciso identificar a natureza do problema para ir atrás de uma solução. Esse passo deve ser feito detalhadamente, para que não haja equívocos e você encontre uma solução que de fato não resolva o seu problema.

2. Coletar os dados

Sejam processos internos ou externos, nesta etapa, é o momento de entender em qual contexto o problema está inserido. A intenção é coletar os dados a partir de pesquisas para entender qual a realidade do problema.

Você pode aproveitar para fazer questionários com funcionários ou clientes, revisar relatórios de sistemas, dentre outros recursos.

3. Identificar as alternativas

Quando chegar nesta etapa, é o momento de analisar as informações que tem para conseguir identificar as alternativas. Aparecerão diferentes caminhos para resolver o problema, então é hora de listar todas as possibilidades.

Para isso, você pode reunir a sua equipe e fazer um brainstorm de ideias para identificar as possíveis alternativas.

4. Escolha a opção mais atrativa

Depois das alternativas listadas, é hora de escolher aquela que parece mais eficiente. Antes disso, trace os possíveis cenários para cada uma delas e, assim, você saberá lidar de forma mais assertiva para gerir a situação.

Dependendo da situação, pode pode, inclusive, escolher mais de uma alternativa.

5. Acompanhar os resultados

Depois de tomada a decisão, é preciso acompanhar os resultados. Assim, você consegue identificar a eficiência na hora de resolver o problema. Caso ele ainda não tenha sido solucionado, então você pode voltar às etapas anteriores e repetir o processo.

Vantagens da tomada de decisão com base em dados

Frequentemente as empresas precisam decidir sobre estratégias que serão adotadas, avaliar os processos e corrigir os rumos.

São escolhas que não podem ser feitas no escuro ou na base do achismo. Sendo assim, é um processo importante e que merece ser bem executado, pois dele poderão sair soluções que vão impactar positivamente seu negócio.

Diferentemente de outros tempos, agora, essas decisões contam com uma grande aliada que é a tecnologia.

Existem sistemas de informação que podem auxiliar nas tomadas de decisão empresariais e otimizar a performance das instituições.

E uma das grandes vantagens é a obtenção não só de informações confiáveis como também consistentes. Soluções como softwares de análise de dados são capazes não apenas de criar grande volume de informações atuais, mas também seguras e completas.

Também chamada de data-driven decision making, a ferramenta tem a capacidade de coletar dados do ambiente organizacional e os transformá-los, por exemplo, em informações por meio de relatórios, gráficos, tabelas e indicadores.

Essa é uma fonte de dados preciosa, permitindo aos gestores tomar decisões mais assertivas.

Simplificar processos

Existem situações em que os gestores até conseguem compilar os dados sobre seu negócio ou mercado. Porém, não é evidente como esses dados podem ser utilizados de forma precisa para a tomada de decisões.

Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas são fundamentais, pois simplificam o processo de decisões. Elas permitem, por exemplo, conhecer seu cliente e transformar contextos complexos tomando decisões descomplicadas.

Ao adotar soluções como o BMRS (Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios), por exemplo, o gestor ganha confiança para decidir se deve ou não adotar determinada estratégia.

Isso pode servir para processos de concessão de crédito, aplicação de desconto, lançamento de produtos, dentre outros.

Essas são escolhas importantes, mas que podem ser feitas sem dor de cabeça, pois a tecnologia é capaz de prever cenários e apontar os melhores caminhos.

Agilidade

O mercado exige rapidez para as demandas dos clientes, por isso as soluções tecnológicas auxiliam nessa parte, principalmente quando se trata de automação de processos.

As respostas, quando apontadas pelas ferramentas tecnológicas, chegam com rapidez às mãos dos gestores, com dados compilados e um diagnóstico do ambiente e dos processos.

Essa agilidade é possível pelo avanço da Tecnologia da Informação nas últimas décadas, superando barreiras espaciais e temporais. Antes desse progresso, o acesso aos dados era muito mais difícil e o tratamento das informações mais limitado e moroso.

Assertividade

Fazer escolhas a partir de dados tem se tornado uma prioridade para muitas empresas.

De acordo com o Gartner e a BearingPoint, até 2027, mais de 50% das empresas utilizarão data clouds para gerir seus negócios.

Para quem ainda não conhece, o Data Cloud permite a coleta, armazenamento e análise de dados de diferentes fontes em uma única plataforma. Isso faz com que os dados possam ser integrados e aproveitados para uma análise mais eficiente e em tempo real.

Além do mais, com uma análise de dados bem estruturada, os anunciantes compreendem os motivos por trás das decisões de compra de seus clientes, bem como suas preferências e atitudes.

Ao mesmo tempo, os dados permitem que os profissionais de marketing reconheçam as principais tendências, otimizem seus planos de ação e tomem decisões de mídia mais inteligentes.

De acordo com Denys Fehr, CEO e partner da Just a Little Data, os dados podem ser o diferencial no momento em que um produto novo começa a ser testado. 

No entanto, somente com acesso aos dados de aceitação daquele produto durante os pré-testes, a empresa saberá se está no caminho certo.

Assim como no setor publicitário, os dados permitem aos gestores de outros segmentos antecipar o futuro e reduzir riscos e incertezas nas tomadas de decisão.

Mas, no caso de um erro de estratégia, as informações ainda podem ajudar. Por meio delas, é possível rever a rota e repensar em outra ação que possa ser mais satisfatória.

Se você tem processos lentos por conta de regras de negócios e cálculos complexos, como precificação de produtos, pagamentos de comissões, concessão de crédito, então você precisa conhecer o Abaccus Decision. Nossa solução BRMS propõe um sistema intuitivo onde a sua equipe tem total autonomia para gerenciar suas regras e cálculos e ainda disponibilizar decisões para outros sistemas e parceiros.

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