Como gerenciar as regras de negócio na empresa?

Imagine uma organização que não tem um padrão de funcionamento nem normas que norteiam as decisões. Os procedimentos não estão sistematizados e as equipes atuam de formas distintas. Além disso, os processos não são automatizados e não se investe em ferramentas tecnológicas. Obviamente, é um negócio fadado ao fracasso, pois ,toda empresa precisa ter normas, organizar o fluxo de trabalho e recorrer às facilidades tecnológicas para se adequar às exigências do mercado. É para nortear a trajetória de uma organização, torná-la competitiva, aumentar sua produtividade e os lucros que as regras de negócio existem.

Por meio delas, é possível tomar decisões mais certeiras, ter uma análise precisa do desempenho do negócio e cobrar resultados das equipes. Além disso, seguindo um padrão de funcionamento e apoiando-se em soluções tecnológicas, é possível superar os entraves da gestão de regras. Com as ferramentas, o gerenciamento das normas torna-se mais dinâmico, potencializando os resultados do negócio.

A seguir, vamos detalhar a importância do gerenciamento das regras de negócio e como a tecnologia reduz os desafios da padronização de uma empresa e a coloca no caminho certo.

Acompanhe!

Entenda o Gerenciamento das Regras de Negócio (BRMS)

As ,regras de negócio contêm as diretrizes de funcionamento da empresa. É a sistematização de como as operações serão executadas. Ou seja, o que será feito, onde, quando, como e porquê.

Por meio delas, sabe-se quais ações devem ser executadas e as que não. E as regras incluem definições de diferentes naturezas – englobam normas estratégicas, táticas e operacionais.

Outro aspecto relacionado ao conceito de regras de negócio é que elas funcionam com muito mais precisão com o apoio da tecnologia. Não estamos falando aqui apenas de ERPs, CRMs, BIs ou mesmo de outros sistemas legados. Queremos falar sobre sistemas especialistas na tomada de decisão de no gerenciamento de regras, as ferramentas de BRMS.

A organização passa a ter um controle muito maior sobre os padrões de funcionamento quando adota um sistema automatizado de regras. Do inglês Business Rules Management System, o Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) é uma plataforma revolucionária para a organização porque é capaz não só de automatizar as regras de funcionamento mas também alterá-las, e criar novas quando demandas de mercado exigirem mudanças. O que é um suporte fundamental na tomada de decisões.

Um exemplo é a ferramenta ,Abaccus Decision, que garante que as regras de negócio sejam padronizadas com agilidade e rastreabilidade. A empresa ganha com a organização das diretrizes e tem segurança na tomada de decisões.

[H2] Saiba como as regras de negócio são automatizadas

Pensando nisso, na prática, vamos imaginar a aplicabilidade das regras de negócio em um supermercado, por exemplo.

O desafio é criar ofertas ágeis, para promoções segmentadas aos clientes que consomem através de diferentes canais da loja.

Suponha que o supermercado tem um cartão próprio, um clube de benefícios, um e-commerce e a loja física.

Cada canal trabalha com preços, produtos e no caso dos digitais, valores de frete diferentes. É preciso agir com velocidade, para criar ofertas exclusivas, atrair o público e sobretudo, não perder oportunidades de vendas.

Contudo, os sistemas de gestão que realizam essa segmentação não conseguem entregar os resultados com a agilidade necessária para essa estratégia. O que limita a loja de criar promoções relâmpago, por exemplo.

O BRMS pode contribuir para trazer a agilidade necessária, criar ofertas mais rápidas e consequentemente, obter os resultados buscados com essas promoções.

O sistema integra as ferramentas de gestão e área de negócios cria diferentes regras, para ações em cada canal de vendas, com isso, o motor de cálculos recebe as informações e calcula os preços, clientes, ofertas e produtos de forma segmentada. Tudo isso em poucos instantes, aumentando a vantagem competitiva do negócio, a experiência do cliente e claro, os resultados.

Regras de negócio sistematizadas eliminam problemas

Um dos desafios dos gestores é monitorar continuamente o desempenho de um negócio e realizar ajustes ou mudanças das regras quando necessário. O BRMS zera esse problema porque ele permite, por meio de uma interface, Low-Code quando um modelo decisório precisa ser mudado ou aperfeiçoado.

Isso é possível, em primeiro lugar, porque as regras do negócio estão todas documentadas e digitalizadas em um repositório único e não espalhadas pela empresa, em planilhas variadas, diferentes sistemas, ou mesmo na cabeça das pessoas.

Outro benefício é que a automatização das regras elimina o excesso de informação disponível, a dificuldade de decidir o que é relevante e sugere a solução que precisa ser adotada. Se o gestor tem a pressão de organizações concorrentes, precisa lançar um produto, houve uma mudança na legislação ou tributação, o sistema rapidamente permite a implementação das mudanças. Ele consegue fazer cálculos, rápidas alterações e simulações, oferecendo o ,melhor resultado.

[H3] O Abaccus Decision potencializa a competitividade da empresa

O ,Abaccus Decision é uma plataforma BRMS que atua diretamente em processos decisórios que envolvam lógica e grande volume de informações.

Ao adotar a plataforma, a organização passa a gerenciar as regras com mais clareza, fornecendo uma eficiência operacional em larga escala. É uma solução que também permite alterar, simular e testar novas regras.

Outros benefícios são a agilidade dos cálculos e tomadas de decisão, a redução dos processos manuais e de erros nas tomadas de decisão e a possibilidade da área de negócios atuar com mudanças sempre que necessário, sem a dependência do departamento de TI ou fornecedores externos. Dessa forma, além de autonomia, ganha-se velocidade, sem dependências de processos burocráticos para alterações sistêmicas.

Funcionando como o cérebro que vai nortear o processo de decisão de uma empresa, o Abaccus Decision oferece respostas em tempo real e personalizadas aos clientes, conforme as regras estabelecidas e as informações fornecidas ao sistema.

Como se vê, se as regras do negócio estiverem bem gerenciadas, o gestor consegue eliminar os desafios e fazer as escolhas certas para sua empresa. Tudo isso, com rapidez, análises precisas e segurança de dados.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Conheça o ,Abaccus Decision!