22 jun 23

Regras de negócio: como garantir o bom gerenciamento

Regras de negócios: como garantir o bom gerenciamento

Você sabe da importância de gerenciar de forma eficiente as regras de negócio da sua empresa? Você tem visão de quais são as regras aplicadas em seus modelos de negócios, e tem fácil acesso a elas?

De fato, as regras são padrões que norteiam as orientações e decisões dentro de uma empresa. É por meio delas que as empresas decidem “o que”, “porquê” e “como” tudo é feito.

Confira no conteúdo abaixo quais são as boas práticas de gerenciamento de regras de negócios e as suas vantagens. Boa leitura!

O que são regras de negócio e sua importância

Imagine uma organização que não tem um padrão de funcionamento nem normas que norteiam as decisões.

Os procedimentos não estão sistematizados e as equipes atuam de formas distintas. Além disso, os processos não são automatizados e não se investe em ferramentas tecnológicas.

Obviamente, é um negócio fadado ao fracasso, pois, toda empresa precisa ter normas, organizar o fluxo de trabalho e recorrer às facilidades tecnológicas para se adequar às exigências do mercado.

É para nortear a trajetória de uma organização, torná-la competitiva, aumentar sua produtividade e os lucros que as regras de negócio existem.

Assim, essas regras dão limites aos processos e decisões, com o intuito de seguir corretamente as políticas e objetivos da empresa.

Além disso, seguindo um padrão de funcionamento e apoiando-se em soluções tecnológicas, é possível superar os entraves da gestão de regras. Com a ferramenta certa, o gerenciamento das regras e cálculos, que são ativos importantes da empresa, torna-se simples, potencializando os resultados do negócio. Portanto, as vantagens de usar a tecnologia para te apoiar na gestão das regras:

  • Padronização dos processos;
  • Autonomia da equipe responsável pelos negócios;
  • Automatização da operação;
  • Ganho de agilidade, qualidade e eficiência;
  • Redução de custos na operação;
  • Maior controle dos processos;
  • Facilitação na tomada de decisão;
  • Cumprimento de estratégias pré-estabelecidas.

Exemplo de regras de negócios

Agora para que você entenda melhor como a otimização das regras de negócios pode trazer benefícios a sua empresa, confira um exemplo prático.

A empresa que trabalha com seguros e possui diferentes requisitos para a adesão dos produtos e serviços, utiliza regras e cálculos para definir a forma de precificar, calcular um prêmio, gerar suas políticas, buscando agilidade nos processos de negócios.

Ao contratar um bom sistema de gerenciamento de regras de negócios, você consegue definir os padrões com base nos requisitos que você quer. Se para receber o plano mais básico a pessoa precisa ter uma renda x, então ao inserir os dados no sistema, ele mesmo entregará o pacote certo para aquele perfil.

Esse processo realizado a partir de padrões e automatizado, acaba desafogando o tempo da equipe que pode se dedicar a tarefas mais complexas. Isso dá mais agilidade ao processo, além de entregar ao cliente uma experiência rápida, repercutindo assim na diminuição do gap de negócios.

Além disso, dá autonomia para que as regras sejam modificadas pela equipe sempre que necessário de forma prática, sem precisar recorrer ao TI para isso.

Veja outros processos empresariais que envolvem regras de negócios ou cálculos: precificação, pagamento de comissão, autorização de procedimentos, análise e concessão de crédito, segmentação de clientes e muitos outros!

Entenda o Gerenciamento das Regras de Negócios (BRMS)

As regras de negócio contém as diretrizes de funcionamento da empresa. É a sistematização de como as operações serão executadas. Ou seja, o que será feito, onde, quando, como e porquê.

Por meio delas, sabe-se quais ações devem ser executadas e as que não. E as regras incluem definições de diferentes naturezas – englobam normas estratégicas, táticas e operacionais.

Outro aspecto relacionado ao conceito de regras de negócios é que elas funcionam com muito mais precisão com o apoio da tecnologia. Não estamos falando aqui apenas de ERPs, CRMs, BIs ou mesmo de outros sistemas legados. Queremos falar sobre sistemas especialistas na tomada de decisão e no gerenciamento de regras, as ferramentas de BRMS.

A organização passa a ter um controle muito maior sobre os padrões de funcionamento quando adota um sistema automatizado de regras.

Do inglês Business Rules Management System, o Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) é uma plataforma revolucionária para a organização. Ela é capaz não só de automatizar as regras de funcionamento, mas também criá-las e alterá-las.

Além disso, também permite a criação de novas regras, ou manutenção de regras existentes, quando demandas de mercado exigirem mudanças. O que é um suporte fundamental na tomada de decisões.

Um exemplo é a ferramenta Abaccus Decision, que garante que as regras de negócio sejam padronizadas com agilidade e rastreabilidade. A empresa ganha com a organização das diretrizes e tem segurança na tomada de decisões.

Como automatizar as regras de negócios

Pensando nisso, na prática, vamos imaginar a aplicabilidade das regras de negócios em um supermercado, por exemplo.

O desafio é criar ofertas ágeis, para promoções segmentadas aos clientes que consomem através de diferentes canais da loja.

Suponha que o supermercado tem um cartão próprio, um clube de benefícios, um e-commerce e uma loja física.

Cada canal trabalha com preços, produtos e no caso dos digitais, valores de frete diferentes. É preciso agir com velocidade, para criar ofertas exclusivas, atrair o público e sobretudo, não perder oportunidades de vendas.

Contudo, os sistemas de gestão que realizam essa segmentação não conseguem entregar os resultados com a agilidade necessária para essa estratégia. O que limita a loja de criar promoções relâmpago, por exemplo.

O BRMS pode contribuir para trazer a agilidade necessária, criar ofertas mais rápidas e consequentemente, obter os resultados buscados com essas promoções.

O sistema integra as ferramentas de gestão e a área de negócios cria diferentes regras para ações em cada canal de vendas. Assim, o motor de cálculos recebe as informações e calcula os preços, clientes, ofertas e produtos de forma segmentada. Tudo isso em poucos segundos, aumentando a vantagem competitiva do negócio, a experiência do cliente e claro, os resultados.

Quais as vantagens das regras automatizadas

Ao automatizar as regras de negócio através do sistema de gerenciamento, a sua empresa acaba se beneficiando nos seguintes pontos:

  • melhor monitoramento dos resultados do negócio;
  • maior agilidade na criação e alteração de regras e cálculos;
  • autonomia para a equipe através da interface intuitiva do sistema;
  • rapidez e agilidade na execução dos processos através da plataforma low-code;
  • histórico das regras de negócio em segurança na nuvem e acessível a qualquer momento;
  • organização dos processos e tomadas de decisões;
  • diminuição no gap de negócios e time to market;

Como fazer um gerenciamento eficiente das regras

Para um gerenciamento eficiente das regras de negócios, o ideal é se aliar à tecnologia. Como é o caso de adotar um sistema de gerenciamento como o Abaccus Decision.

A nossa solução BRMS atua diretamente em processos decisórios que envolvam lógica e grande volume de informações.

Ao utilizar a plataforma, a organização passa a gerenciar as regras com mais clareza, fornecendo uma eficiência operacional em larga escala. É uma solução que também permite alterar, simular e testar novas regras. Outros benefícios são:

  • agilidade dos cálculos e tomadas de decisão;
  • redução dos processos manuais e de erros nas tomadas de decisão;
  • possibilidade da área de negócios atuar com mudanças sempre que necessário, sem a dependência do departamento de TI ou fornecedores externos.

Dessa forma, além de autonomia, ganha-se velocidade, sem dependências de processos burocráticos para alterações sistêmicas.

Funcionando como o cérebro que vai nortear o processo de decisão de uma empresa, o Abaccus Decision oferece respostas em tempo real e personalizadas aos clientes, conforme as regras estabelecidas e as informações fornecidas ao sistema.

Como se vê, se as regras do negócio estiverem bem gerenciadas, o gestor consegue eliminar os desafios e fazer as escolhas certas para sua empresa. Tudo isso, com rapidez, análises precisas e segurança de dados.

Quer saber mais como essa ferramenta pode trazer todos esses benefícios para a sua empresa? Então clique aqui e converse com nossos especialistas.Fale com especialista