A automação comercial se tornou sinônimo de agilidade e produtividade. Isso porque ela é capaz de otimizar os processos empresariais, dando mais eficiência e minimizando os erros.
Assim, a automação comercial mudou a forma de trabalho de empresas por sua capacidade de simplificar diversos processos. E para aproveitar, confira abaixo quais são as suas vantagens, como a automação é feita e de que forma ela pode ser potencializada. Boa leitura!
O que é automação comercial e para que serve?
Automação comercial é o conjunto de ferramentas que permitem a automatização de processos corporativos. Todos os setores da empresa podem se beneficiar da automação. Isso porque a automação gera melhorias em todos os fluxos, garantindo que a tomada de decisão seja mais assertiva e estratégica.
A automação comercial também faz parte da transformação digital de negócios, pois serve para modernizar as rotinas da empresa. Assim, a sua equipe substitui os exaustivos trabalhos manuais por processos mais inteligentes, permitindo um maior controle, uma gestão eficiente e a padronização dos processos.
Os programas de automação podem ser responsáveis pelas mais diversas tarefas, como o controle de estoque, emissão de e-mails e notas fiscais, atendimento ao cliente e mais.
Além disso, um software de automação comercial permite armazenar dados que devem ser analisados a fim de compreender a saúde do negócio.
Como funciona a automação comercial
A automação comercial funciona a partir do uso de diferentes soluções tecnológicas que otimizam os processos empresariais. Essas soluções servem para os mais diversos setores, desde venda de seguros até a liberação de crédito por instituições financeiras.
As soluções da automação, como o próprio nome indica, torna os processos automatizados e padronizados. Elas têm o objetivo de agilizar etapas, diminuir os erros e tornar a rotina diária mais fácil.
Um sistema de automação comercial não substitui o trabalho humano por robôs, mas dá suporte e facilita a padronização, evitando a burocracia, as pilhas de papéis e as imensas horas de trabalho gastas.
Dessa forma, empresas que dependem de normas legislativas ou de regras de negócios para vender seus produtos ou serviços, acabam se beneficiando, pois podem ser padronizadas a partir de programas de automação.
E a automação vai além: pode ser usada para contribuir com insights para a tomada de decisões, cálculos complexos, gerenciamento de clientes e mais.
Qual a influência da automação comercial na experiência do cliente
De acordo com a McKinsey, a transformação digital e o foco na experiência do cliente podem gerar um aumento de 20 a 30% na satisfação do público-alvo, bem como ganhos econômicos de 20% a 50%.
Com a automação comercial, a sua empresa consegue segmentar o produto ou serviço certo para o cliente, uma vez a plataforma programada para entender o perfil do consumidor.
Ou seja, com apenas uma ação, você consegue determinar o perfil ideal do cliente e, quando ele insere seus dados, você entrega a solução correta de forma eficiente.
Além disso, para garantir a satisfação e conquistar mais clientes, você consegue automatizar os processos de tratamento do cliente, de acordo com cada fase da sua jornada de compra.
Os softwares apresentam os dados dos clientes e permitem gerenciar mensagens automáticas personalizadas, recompensas, descontos e outras ações de fidelização.
A tecnologia fornece ferramentas para que sua empresa se conecte com os consumidores de forma transparente, ágil e aproveitando todas as oportunidades de negócios. Além disso, você também aproveita para diminuir o gap de negócios, aumentando a eficiência nas vendas.
Saiba aqui os benefícios de segmentar os seus clientes com o uso da tecnologia.
Dessa forma, o fluxo inteiro fica mais eficiente e gera melhores resultados para a sua empresa, garantindo também a satisfação dos seus clientes.
Entenda as vantagens de adotar a automação comercial na empresa
Além de oferecer um processo personalizado ao seu cliente, confira outros benefícios da automação comercial.
Integração com banco de dados
Ao aderir a um sistema de automação comercial, há a integração do banco de dados dos departamentos. As operações passam a ser mapeadas e monitoradas, ficando mais fácil acessar e analisar esses dados.
Leia nosso outro conteúdo sobre como usar o Big Data nos processos empresariais.
Padronização de processos
Ao automatizar tarefas, você garante maior padronização, que é essencial para manter a qualidade da operação. Assim, você garante que as entregas da sua empresa sejam cada vez melhores, aumentando a competitividade do negócio no mercado.
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Otimização da logística
A partir da automação, você consegue acompanhar detalhadamente os processos logísticos, identificando erros e melhorando os processos. Dessa forma, você garante o cumprimento de prazos e metas.
Redução de custos
O sistema de automação comercial gera redução de custos por corrigir processos ineficientes, erros que possam causar prejuízos, retrabalhos e atrasos.
Monitoramento do desempenho
É possível monitorar o desempenho geral da empresa com um bom software de automação comercial. A partir da análise de dados, a equipe consegue alinhar melhor as metas e entender o que precisa ser feito para alcançá-las.
Aumento da produtividade
A automação de processos agiliza a realização de tarefas, torna as operações mais assertivas e os resultados mais precisos, aumentando a produtividade.
Como um BRMS pode fidelizar clientes e melhorar os processos de negócios?
A integração de sistemas pode beneficiar e auxiliar o processo de automação dentro da empresa.
Isso porque softwares eficientes dão precisão e assertividade nas decisões, e o Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) é um desses sistemas que têm o objetivo de simplificar tarefas mais complexas que dependem de regras de negócios e cálculos, como:
- precificação;
- comissionamento;
- liberação de empréstimos e financiamentos;
- identificação de oportunidades de venda cruzada, dentre outros.
Além disso, a equipe consegue ter autonomia para editar as regras de negócios de forma simples, pois o BRMS conta com uma interface intuitiva e é modelo low code. Isso diminui o número de pedidos na área de TI e agiliza os processos de vendas e negócios da empresa.
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