8 dez 22

3 passos para melhorar o mapeamento de processos na empresa

mapeamento de processos - Abaccus

Trabalhar com vários setores e equipes ao mesmo tempo é a realidade de muitas empresas. Mas, gerir tudo isso é um grande desafio e por isso, o mapeamento de processos de forma eficiente é indicado.

Isto porque essa ferramenta é indispensável para que você reduza os erros, encurte ciclos, otimize a tomada de decisão, dentre outros benefícios.

Entenda neste conteúdo como funciona um mapeamento de processos e 3 passos para melhorar os processos dentro da empresa de forma totalmente eficiente. Confira a seguir.

O que é o mapeamento de processos

O mapeamento de processos é um aliado que descreve de forma visual as etapas de processos que estão dentro de cada setor da empresa. Ou seja, o mapeamento registra o fluxo de produtividade empresarial.

Na prática, o mapeamento é uma representação gráfica dos processos que movem a organização. Por isso, trata-se de uma ferramenta muito útil para a gestão de equipes. É o recurso que demonstra de forma simples a cadeia de valor da empresa.

Por ser um registro eficiente, o mapeamento pode demonstrar em quais áreas os processos precisam ser otimizados, quais são os responsáveis por eles, quanto tempo cada fluxo custa à empresa e outros dados essenciais.

Quais são os objetivos de mapear os processos?

O objetivo do mapeamento é ampliar a percepção sobre os fluxos de trabalho dentro da empresa

Ele irá definir com exatidão o que ocorre em um processo, por isso, permite ao gestor compreender como a sua organização está funcionando. 

Portanto, mapear processos é identificar detalhes sobre o seu funcionamento, buscando uma melhoria contínua em cada etapa envolvida.

Com o mapeamento, você pode evitar eventuais gargalos ou etapas desnecessárias, desperdícios, irregularidades e despadronização, pois a representação visual facilita a compreensão de toda a cadeia de produção.

Além disso, ao documentar os processos da sua organização, o mapeamento registra a forma com a qual esses fluxos são mais eficientes – o que mais tarde pode servir para criar padrões para regras de negócios.

Onde o mapeamento pode ser implementado e quando fazer?

Fazer o mapeamento é uma etapa primordial para qualquer empresa durante a construção de sua estrutura de funcionamento. Essa ferramenta também pode e deve ser usada no intuito de melhorar, modificar ou padronizar os processos.

Todas as empresas devem aplicar o mapeamento de processos antes do início do seu funcionamento e o registro pode ser usado para treinar os futuros colaboradores.

Depois, será possível continuar atualizando esse mapeamento e otimizando os fluxos.

Quais as vantagens de usar o mapeamento de processos

O mapeamento de processos traz diversas vantagens. Já que é uma ferramenta que permite visualizar os processos da empresa, é um grande apoio para os gestores que querem ter mais clareza sobre os fluxos e processos de cada setor.

Outras vantagens são:

  • A melhora no atendimento ao cliente dado à maior eficiência dos processos;
  • A eliminação de redundâncias, desperdícios e etapas irrelevantes;
  • A clareza sobre os processos;
  • A melhoria na comunicação entre departamentos;
  • A eliminação ou mitigação de riscos;
  • O estímulo à melhoria e a inovação;
  • A redução dos custos associados aos processos;
  • Promove consistência entre os fluxos;
  • Traz transparência para os processos;
  • Ajuda a identificar pontos de melhoria e automação;
  • Pode ser usado para treinamento da equipe;
  • Ajuda a elencar os responsáveis pelas tarefas durante os processos;

E mais! 

3 passos para melhorar o mapeamento de processos da sua equipe

Agora vamos para o mapeamento de processos na prática:

1) Identifique o tipo de mapeamento mais eficiente para sua equipe 

Há vários tipos de representação gráfica para o mapeamento, então você deve escolher o mais eficiente para o seu caso.

Fluxograma

O tipo mais comum de mapa de processo, pode ser desenhado à mão ou criado através de diversas ferramentas. É uma representação simples.

Mapa da cadeia de valor/mapa de cima para baixo

Mostra as atividades principais de um processo, sem muitos detalhes como os retrabalhos, funções e outros dados.

Diagrama de raia

É uma representação como a de um fluxograma normal, mas cada uma das etapas é dividida entre diferentes responsáveis ​​por elas.

2) Faça um plano de ação e o monitoramento dos resultados

Depois, selecione uma equipe para te ajudar, e identifique as entradas, saídas, os fornecedores, as atividades e os fluxos envolvidos no processo. Perceba onde é possível otimizar e crie um plano de ação para cada atividade.

Após aplicar as melhorias, você precisa guardar todos os dados e seguir monitorando os resultados, verificando sempre os indicadores de performance. Caso note dificuldades nos resultados, pode voltar ao mapeamento e identificar mudanças necessárias.

3) Use a tecnologia ao seu favor

Todo o mapeamento de processos pode ser otimizado a partir da tecnologia. Desde o registro dos fluxos, o cálculo dos números corretos para serem registrados e seguidos até o monitoramento… Essas tarefas serão dificilmente feitas manualmente.

Busque uma solução na tecnologia para te ajudar, evitando erros que custam caro para a sua empresa. Como, softwares de gestão que irão te auxiliar através do Big Data e de metodologias ágeis.

Como ser mais eficiente na tomada de decisões: conheça o BRMS 

Para tornar esse processo mais assertivo e eficiente, você precisa da tecnologia, e aqui o BRMS pode ser seu principal aliado! Ele consegue encurtar ciclos, otimizando e automatizando os motores de decisão da sua empresa, sem perder a eficiência da operação.

O Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (da sigla em inglês BRMS) é uma plataforma que compreende a lógica operacional dos negócios e automatiza esse processo a partir de cálculos e regras de negócio.

Na prático, você saberá automaticamente a resposta para cálculos complexos como:

  • Precificação e políticas de descontos;
  • Concessão de Crédito;
  • Oferta inteligente de produtos e serviços (Cross sell e Up sell);
  • Cálculos e políticas de comissionamento;
  • Roteirização de carga;

E mais!

A plataforma possibilita ao usuário de negócios criar, alterar, executar, testar e colocar em produção seus modelos de decisão em um software totalmente intuitivo.

Assim, você poderá dar mais autonomia a sua equipe, desafogar a área de Tecnologia, agilizar e otimizar os seus processos, diminuindo os riscos e prejuízos da operação. Quer saber mais? Clique aqui e converse com nossos especialistas. Nosso time está pronto para entender a sua necessidade e entregar a melhor solução para trazer mais eficiência e agilidade aos seus processos.